O Sul Em Cima 10 – Os Fagundes

O SUL EM CIMA  dessa edição é dedicado a obra da família Fagundes.

Paulinho, Bagre, Neto, Nico e Ernesto Fagundes

OS FAGUNDES é uma banda de música nativista formada em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

A banda Os Fagundes foi criada em 2001 pela família de músicos já consagrada no cenário musical do Rio Grande do Sul, composta por Bagre Fagundes e seus filhos Neto e Ernesto e também depois por Paulinho, além de seu irmão Nico, também conhecido na época por apresentar programas de televisão. Naquele ano, a família Fagundes reuniu-se para a gravação de um CD para a Galpão Crioulo Discos, surgindo, assim, a banda. O lançamento oficial do CD de estréia do grupo, intitulado Os Fagundes, ocorreu no Theatro São Pedro.

Em 2004, o grupo lançou seu segundo álbum: Para Todas as Querências. Em julho do ano seguinte, foi gravado o álbum Os Fagundes:  ao Vivo no Theatro São Pedro, com participações especiais de Renato Borghetti na canção “Querência”, e de Teixeirinha Filho em “O Colono”.

Vamos mostrar no programa O Sul Em Cima, as músicas do CD Os Fagundes – Para Todas as Querências, interpretadas por Nico, Bagre, Neto e Ernesto. O Cd foi produzido por Sady Soares, direção geral de Cláudio Toigo Filho, A&R Thedy Corrêa, produção executiva de Gabriel Casara e contou com Daniele Zarichta como assistente artística.

Os músicos convidados a participar do disco foram: Luizinho (acordeon), Ivan Miyazatto (violões base, solo, baixo e guitarras base), Ricardo Arenhaldt (bateria), Cristiano Soares e Fernando do ó (percussão), Álvaro Luthi, Mirian e Marli França (vocais), Carlos Garofali (arranjos e programação na música Última Lembrança), Adrianne Simione (guitarra havaiana), Veco Marques (violão na música Última Lembrança) e o convidado especial Glênio Fagundes no violão na música Prelúdio para o Canto Alegretense.

Uma curiosidade sobre Os Fagundes…a música  Canto Alegretense, do historiador e folclorista Antônio Augusto Fagundes, o Nico, tem uma história interessante. No começo dos anos 80, quando atuava como advogado na capital, certo dia entrou no escritório carregando uma máquina de escrever elétrica recém adquirida. Um colega de trabalho com uma causa a defender no Interior aproveitou para fazer graça com a terra natal dos Fagundes: “Nico, onde é que fica o Alegrete?”. Ele respondeu: “Não me perguntes onde fica o Alegrete. Segue o rumo do teu próprio coração”. Instalou a máquina sobre a mesa e escreveu com ela os demais versos em quatro minutos e meio.
-A poesia saiu pronta – diz Nico.
Levou a folha datilografada para seu apartamento na Rua da Praia, onde permaneceu inerte até uma visita do irmão Bagre. Este pegou o papel e se impressionou com a qualidade dos versos e o levou consigo para o Alegrete onde compôs a melodia em sua gaita de quatro baixos. Mostrou ao pai, Euclides Fagundes, que sentenciou: “Essa música vai imortalizar vocês”.

Vale conferir o programa e conhecer um pouco mais a obra e o talento da família Fagundes!

Ouçam Aqui – Programa 10 

Programa 10/2014 – OS FAGUNDES –  Parte 1

Programa 10/2014 – OS FAGUNDES –  Parte 2

http://pt.wikipedia.org/wiki/Os_Fagundes
http://zh.clicrbs.com.br/rs/entretenimento/noticia/2013/09/os-30-anos-de-canto-alegretense-serao-comemorados-com-show-4262192.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *