O Sul Em Cima 14

O SUL EM CIMA dessa semana faz uma homenagem ao grande e inesquecível EMÍLIO SANTIAGO.

Emílio Santiago nasceu no Rio de Janeiro em 1946, formou-se em Direito pela Faculdade Nacional de Direito, mas a música falou mais alto. Em casa, seu ouvido apurado selecionava o que havia de melhor na época, na voz dos cantores Nelson Gonçalves, Cauby Peixoto, Anísio Silva, entre outros.
Depois, João Gilberto e a bossa nova conquistaram de vez o jovem bacharel.
Seus amigos o incentivavam a participar dos festivais que então fervilhavam e Emílio foi o vencedor na maioria deles. Participou também de um programa de grande audiência e prestígio: “A Grande Chance”, apresentado por Flávio Cavalcanti, conquistando a todos com sua voz grave e a suavidade de sua interpretação. Daí para o primeiro disco foi um pulo: gravou “Transas de Amor”, um compacto para a Polydor, gravadora que o contratou e onde gravou 11 discos. Nesse ínterim, gravou para a CID seu primeiro disco, produzido por Durval Ferreira, que foi o passaporte para sua projeção nacional.

Cantou na noite, em várias casas do Rio e de São Paulo, o que lhe deu “tarimba” e que confirmou, de maneira definitiva, a sua escolha pela música em vez da carreira de advogado. Fazendo shows por todo Brasil, seu nome crescia e Emílio se afirmava como cantor de diferentes estilos, das baladas aos sambas suingados.
Começou também a colecionar prêmios, discos de ouro e de platina e a ter canções de grandes compositores como tema de novelas.
O Brasil ficou pequeno para seu imenso talento e Emílio partiu para o mundo, apresentando-se em várias cidades da Europa e dos Estados Unidos, recebendo sempre críticas super favoráveis e sendo até mesmo comparado a Johnny Mathis pelo crítico Stephen Holden, do New York Times.

Dois elementos ficaram bem claros na carreira de Emílio Santiago: a sua voz inigualável e a capacidade de escolher um repertório sofisticado e de extremo bom gosto.

No programa O Sul Em Cima, vamos ouvir algumas músicas de compositores do Sul gravadas por Emílio Santiago, como DANÇA, de autoria de Kleiton Ramil lançada no disco “Comigo é Assim” de 1977, DEIXA DE BOBAGEM de José Fogaça e Kledir Ramil e ainda músicas de Adriana Calcanhotto e Lupicínio Rodrigues. Há também músicas como É HORA de Djavan, SAIGON de Cláudio Cartier, Paulo César Feital e Carlão, ESTÃO VOLTANDO AS FLORES de Paulo Soledade, entre outros grandes sucessos de Emílio Santiago.

Vamos nos deliciar ouvindo uma das vozes mais belas surgidas no Brasil e no mundo…e que vai ficar pra sempre na nossa memória.
Divirtam-se e comentem!!!

Ouçam Aqui – Programa 14

Programa 14/2013 – Emílio Santiago –  Parte 1

Programa 14/2013 – Emílio Santiago –  Parte 2

Fonte:
http://www.emiliosantiago.net/biografia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *