O SUL EM CIMA dessa edição mostra o trabalho da cantora e compositora DANNY CALIXTO, em especial músicas de seu CD Quintais do Mundo.
Parte 1
Parte 2
Danny Calixto
Nascida em Porto Alegre, Danny viveu 10 anos em Curitiba a partir da adolescência. Um dos primeiros momentos no palco foi como vocalista de uma banda de rock progressivo “A Banda da Terra”. Depois disso, Danny junto com Rogéria Holtz (cantautora curitibana) estrearam um show de “MPB Lado B” num bar emblemático da cidade, o Trem Azul.
Danny estudou violão clássico na Escola de Música e Belas Artes e trabalhou em teatro como atriz, cantora e violonista. Nessa época fez sua primeira trilha para o espetáculo “No Balanço desse Trem” de Mário Schoemberger e Regina Bastos. Pela peça infanto-juvenil A Cegonha Boa de Bico, foi indicada ao Troféu Gralha Azul, premiação do teatro paranaense na categoria Composição Musical.
Com Paula Giannini (atriz, diretora e roteirista carioca) criaram a companhia de teatro Mandrágora e montaram o espetáculo E o Bichomem Como é que Será? de Luiz Rettamozzo, Paulo Vítola e Marinho Gallera, com direção de Hieronymus Parth.
De 84 a 94 fez shows em teatros, festivais e bares de Curitiba, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Natal e João Pessoa com diversas formações musicais e repertórios de MPB, standards do pop e do jazz.
Voltou à capital gaúcha em 1995 e em 1998 montou a banda Os Waldos, de black music, com a qual atuou até 2002. No ano seguinte veio o primeiro álbum solo, Abracadabra, que teve duas indicações ao Açorianos nas categorias: Revelação e Intérprete Pop/Rock.
Em 2006, morando em Londres, seu CD teve matéria na Revista Real, com distribuição no Reino Unido, Suiça, Irlanda e Bélgica. Vendeu discos pra lojas inglesas em Leicester Square e Camden Town e foi pra playlist da casa de shows Guanabara.
Desde a volta pro Brasil tem feito muitos shows em Porto Alegre, São Paulo e interior do Rio Grande do Sul.
Participou também de alguns discos:
– CD Suíte Xangri-lá de Fausto Prado e Caetano Silveira, junto com Nelson Coelho de Castro, Gelson Oliveira e Marisa
Rotenberg (2004).
– CD Prabaticum, Esplatifum, Brasimbolá de New e Luiz Mauro Vianna (2008).
– Coletânea de compositores no CD Música na Casa da Casa de Cultura Mario Quintana(2009)
– CD Rogéria Holtz Na Tocaia de Rogéria Holtz – Curitiba(2014)
– CD Singular e Plúrimo de Jerônimo Jardim (2015)
Tem formação acadêmica em Artes Plásticas, diversos cursos de artes gráficas e uma série de experiências também em televisão (na frente e atrás das câmeras). Foi diretora de arte em agências de publicidade e até hoje trabalha com design.
Quintais do Mundo
O CD Quintais do Mundo, lançado em 2016, é o 2º disco de Danny Calixto, resultado de seu trabalho de composição solo e em parceria com outros artistas do sul do Brasil. Um disco que transita pelo universo rítmico do samba, samba funk, ijexá, maracatu, chacarera. Canções do universo das lendas, reflexões sobre os amores e dores de amor, o olhar feminino sobre a vida, suas contradições e contemplações. Arranjos que ora nos levam pro aconchego do sol, ora pra caminhos mais densos com texturas surpreendentes e pulsantes. Tem a pegada de alguém que nasceu do sul do Brasil mas que olha o mundo como um vasto quintal.
Vamos apresentar nessa edição de O Sul em Cima, as músicas do CD Quintais do Mundolançado em 2016. As músicas são:
OÁSIS (Danny Calixto), TEMPO, TEMPO (Danny Calixto / Márcio Celli), SALAMANDRA(Danny Calixto), CONTINENTE (Danny Calixto / Eliana Chiossi), COBRA NORATO (Danny Calixto / Luís Mauro Vianna), AS HORAS (Danny Calixto / Eliana Chiossi), ODUM (Danny Calixto / Márcio Celli), CHACAL (Danny Calixto / Rogéria Holtz), BAILE DA PELE (Danny Calixto / Eliana Chiossi), POVO DA CIDADE SÓ (Danny Calixto / Marcelo Cougo), CONDIÇÃO (Danny Calixto / Rodolpho Bittencourt), DO AVESSO (Danny Calixto).
Ficha técnica de “Quintais do Mundo”:
Produção musical e arranjos: Angelo Primon
Exceto nas faixas: “Cobra Norato” (arranjo e produção musical de Thiago Carreteiro – Coletivo Itororó)
“Continente” (arranjo e produção musical de Toneco da Costa
“Chacal” (arranjo e produção musical de Sérgio Machado)
Gravado nos estúdios Tamborearte por Lucas Kinoshita, Mubemol por Gilberto Ribeiro Jr. e Transcendental por Leo Bracht durante o ano de 2015
Edição: Lucas Kinoshita
Mixagem: Gilberto Ribeiro Jr – Mubemol
Mixagem de “Continente”: Leo Bracht – Transcendental
Masterização: Ciro Moreau
Co produção musical, direção geral, produção executiva e projeto gráfico: Danny Calixto
Contatos Danny Calixto:
http://www.dannycalixto.com.br
https://www.facebook.com/dannycalixtomusic/
Belo trabalho, parabéns. Prazer de ouvir. Sucesso DannyCalixto
Muito obrigada, José Oliva!