O SUL EM CIMA 36 / 2022

O SUL EM CIMA 36 2022


Nessa edição de O Sul em Cima, vamos mostrar os trabalhos de Maíra Baumgarten e Osso Project (Luciano Granja e Adal Fonseca)

MAÍRA BAUMGARTEN – Socióloga, escritora, compositora e cantora, Maíra tem formação também em comunicação pública. Fez curso de Gestão da Produção Cultural com Dedé Ribeiro e dedica-se à música desde o ano 2000, quando participou da montagem do show A MPB saiu no Brasil Dourado produzido pela Escola Cordas & Cordas e dirigido por Ernani Poeta. É criadora do Clube da MPB, um projeto de valorização e popularização da música brasileira que, em 11 anos de existência, apresentou mais de 20 edições homenageando grandes compositores brasileiros, sempre com artistas locais convidados. Também projetos de encontros com o Clube de Jazz e com a Oficina de Choro e Samba fazem parte da rotina do Clube da MPB onde Maíra é curadora, cantora e percussionista. Maíra integra a Oficina de Choro do Instituto Ling e realizou algumas edições da Oficina Panderô. 
Maíra Baumgarten lançou o álbum Rodatempo em fevereiro de 2022. Com direção musical de Mathias Pinto, o disco traz canções de Maíra, Priscila Meira, Orestes Dornelles, Marco Farias, Mário Falcão e Mathias Pinto. Gravado em 2021, em um mundo atravessado por uma pandemia que interferiu diretamente na forma das relações, o disco fala de amor e outros temas, incorporando a tensão e os medos trazidos pelo momento que atravessamos, assim como a necessidade de preservar a natureza, o coletivo e os afetos. Além disso, esse novo trabalho se debruça sobre as sonoridades do Sul, Transita pela estética do frio, mas também contém o calor do baião, do samba e do ijexá, a dramaticidade do bolero e a delicadeza da valsa. 
Músicas: 01 – Linha – Tiago Rinaldi // 02 – Medo do Escuro – Priscila Meira // 03 – Gira – Maíra Baumgarten // 04 – Manias de Amor – Priscila Meira // 05 – Premonição – Orestes Dornelles 
 
OSSO PROJECT  nasceu  em 2002, criado por Adal Fonseca e Luciano Granja, amigos de adolescência de Porto Alegre. Um laboratório onde bateria e guitarra se encontram em sessões inspiradas, com o rec ligado. Na edição, os registros de loops e samples totalmente originais viram trilhas perfeitas para muitas histórias.  Uma mistura de rock e música eletrônica, o selo de qualidade da dupla garante um resultado singular. Parceiros durante cinco anos na banda Engenheiros do Hawaii, atualmente Luciano Granja é guitarrista de Armandinho e Adal Fonseca é baterista de Paula Toller. A dupla segue firme com o Osso Project e lançou em 2020 o primeiro  disco intitulado – OSSO (com dez faixas originais) – disponível nas principais plataformas digitais de música. 
O álbum foi produzido, gravado e mixado por Adal Fonseca e Luciano Granja  e masterizado por Tiago Becker
Luciano Granja, nasceu em Porto Alegre em dezembro de 1972.  É  guitarrista renomado por seu extenso currículo ao lado de grandes nomes como Engenheiros do Hawaii, Kleiton e Kledir, Pitty e Armandinho. Além de desenvolver trabalhos independentes como Osso, IndiviDuo e Leme (com Deleve e Flu).  Também desenvolve o projeto Luciano Granja Grupo, tendo dois discos lançados ( Luciano Granja Grupo Vol 1 e Vol II de 2016 e 2018).  Adalberto da Costa Fonseca Filho, mais conhecido como Adal Fonseca,  nasceu em Porto Alegre em outubro de 1972, é baterista e ficou no Engenheiros do Hawaii por alguns anos – de 1996 até 2001  e em 2011 na volta da banda Kid Abelha  passou a integrá-la. Mas sua carreira é longa e ele já tocou com diversos artistas, como Lobão, Preta Gil, Ritchie, Pepeu Gomes, Roberto Menescal, Gilberto Gil, entre outros. Atualmente trabalha no projeto solo da Paula Toller, Kleiton e Kledir entre outros. 
Músicas (de Adal Fonseca e Luciano Granja): 01 – Linha Vermelha // 02 – Morph // 03 – Atalaia // 04 – Bioled // 05 – Kotoloko – André Fonseca, Adal Fonseca e Luciano Granja – feat. André Fonseca e Luciano Mendes  // 06 – Milongaço – feat. Beto Machado // 07 – Sambasurf – feat Fernando Peters   
 .
Contatos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *