O SUL EM CIMA 15 / 2022

Programa 15 - 2022


Nessa edição de O SUL EM CIMA, vamos mostrar os trabalhos de Dudu Sperb e Antonio Carlos Falcão & Alexandre Missel. 

DUDU SPERB – Cantando desde criança, o porto-alegrense Dudu Sperb formou-se em Artes Visuais pela UFRGS. No começo de 1988, produziu seu primeiro show, Da maior importância, com canções de Caetano Veloso. A partir daí, começou a se apresentar em diversos palcos da cidade e trabalhou com diferentes músicos locais. Participou de projetos e fez vários espetáculos dedicados ao cancioneiro brasileiro e à obra de compositores e intérpretes. Atualmente, o artista tem em torno de 11 mil ouvintes mensais no Spotify. Sua discografia inclui: Comptines à jouer (2003); Arrabalero (2008); Coração Sol (2015); So in Love (2016); Navegante (com Guinga, 2019); o single Quando será que será? (2019); Arrabalero remasterizado (2020); EP Dudu Sperb – Vol 1 (2020) e Dudu Sperb – Vol 2 (2021).
De Longe e de Perto, novo trabalho de Dudu Sperb, o quinto álbum da carreira, apresenta 14 canções de sua autoria, contando com a colaboração de grandes artistas. A formação básica é um duo de violões, de Dudu com Marcel Estivalet, instrumentista de excelência que atua em todas as faixas. O projeto discográfico ainda traz participações especiais de Anaadi, Angelo Primon, Fernando Sessé, Gisele de Santi, Loma Pereira, Marcelo Delacroix, Marcelo Freire, Mimmo Ferreira, Raquel Leão, Vanessa Longoni e Vitor Ramil. 
O lançamento ocorre em 11 de junho de 2022 nas plataformas digitais. De Longe e de Perto representa uma guinada no processo musical do cantor gaúcho. Reconhecido como intérprete e várias vezes indicado ao Prêmio Açorianos de Música, com este novo álbum, Dudu Sperb mostra parte da produção como compositor, a maioria inédita. Com um encarte colorido, de 16 páginas, letras, ficha técnica, texto e fotos, a tiragem pequena, de apenas 500 exemplares, busca atender a um público que preza o formato mais completo do disco físico – algo que permite apreciar a obra também como um artefato e que propõe um certo conceito, trazendo todo um conjunto de informações. O projeto gráfico também é todo assinado pelo autor. “Como gravei canções de diversas épocas, achei interessante me mostrar jovem na capa, mais ou menos como eu era quando comecei a compor, ou seja, de longe. E, no interior do encarte, de perto, como sou agora”, explica Sperb.
Todas as faixas foram gravadas na Transcendental Áudio/Porto Alegre, por Leo Bracht (registros adicionais de Leo Silveira), entre 2020 e 2022, com exceção da faixa 4, gravada e mixada na Técn Áudio/Porto Alegre, em 2019, por Fernando Dimenor. //  Masterização: Marcos Abreu // Produção: Dudu Sperb e Marcel Estivalet
Músicas do álbum De Longe e de Perto: 01 – SEM NENHUMA RAZÃO CLARA – Música: Dudu Sperb / Poema: Lolita Beretta // 02 – QUANDO SERÁ QUE SERÁ? – Dudu Sperb – Vozes: Anaadi, Dudu Sperb, Marcelo Delacroix, Marcelo Freire, Raquel Leão, Vanessa Longoni // 03 – A DÁDIVA A VIDA DÁ – Dudu Sperb – Participação: Gisele de Santi  // 04 – OLHA BEM – Dudu Sperb – Participação: Anaadi //  05 – MAÇAMBIQUE – Dudu Sperb –  Participação: Loma Pereira // 06 – THE SPIRIT AND THE DUST – Música: Dudu Sperb / Poema: Emily Dickinson – Participação: Vitor Ramil
 
ANTONIO CARLOS FALCÃO e ALEXANDRE MISSEL – O álbum Queijo com Goiabada de Antonio Carlos Falcão e Alexandre Missel, está disponível desde novembro/2021 nas plataformas digitais de música. O CD foi financiado pelo FUMPROARTE (prêmio dado pela prefeitura municipal de Porto Alegre/RS para produções artísticas da cidade) em 2012. 
O projeto foi desenvolvido pelo cantor, compositor, violonista, produtor musical e psicólogo Alexandre Missel. É uma produção de música autoral, a partir do show idealizado em parceria com o cantor, ator e compositor Antonio Carlos Falcão. O título Queijo com Goiabada remete ao popular doce, com grande aceitação de norte a sul do Brasil e o trabalho de música brasileira mistura sambas, baladas, jazz e marchinhas. Adocicado e levemente amargo, feito com alegria e nostalgia, mescla dois trabalhos musicais distintos, mas que se combinam e completam. 
Catorze músicas compõem este álbum, sete para cada compositor. Arranjos e direção musical de Alexandre Missel com a participação de músicos conceituados dentro do circuito musical gaúcho e nacional como Bruno Coelho, Clóvis Boca Freire, Luiz Mauro Filho, Lucio Chachamovich, Charão, Carmen Correa, Marcelo Fruet, entre outros. 
ALEXANDRE MISSEL – Artista, cancioneiro e psicólogo clínico, atua como diretor musical de artistas em Porto Alegre e como instrumentista e cantor, em shows pelo Rio Grande do Sul.  Ganhou o 9º Festival de Música de Porto Alegre. Foi indicado ao Prêmio Açorianos de Música 2010 como compositor, pelo CD “A Dobra” e ao Prêmio Tibicuera de Teatro Infantil 2012, de Trilha Sonora, com “Aventuras no Fundo do Mar” do Teatro Sarcáustico. Trabalha com oficinas de artistagem e experimentação musical. Criou a Rádio na Rua, para pessoas em situação de rua e usuários do Centro pop/FASC. Com Antonio Carlos Falcão, lançou o CD “Queijo com Goiabada”  e participou do espetáculo criado há mais de 30 anos, “A Doce Bárbara”. Integrou o musical ‘Escrete – seleção  Chico Buarque’, como arranjador, cantor e violonista, com Falcão e Jorge Furtado. 
ANTONIO CARLOS FALCÃO –  Ator, cantor e compositor, atua em teatro, cinema, TV e peças publicitárias. Recebeu o Prêmio Açorianos de Ator Coadjuvante em 1980, por “Por Polux”, dirigido por João Pedro Gil. Integrou o grupo Teatro Vivo interpretando Bertold Brecht e Oswald de Andrade, sob a direção de Irene Brietzck.  entre outras peças. Participou de campanhas publicitárias pelo Brasil, área que atuou por 20 anos, ganhando o Prêmio de Melhor Ator, junto com Ari França, no Festival Publicitário de Búzios, em 1983. Trabalhou em filmes, como  ‘Houve uma vez Dois Verões’, ‘O Homem que Copiava’ e ‘O Mercado de Notícias’, todos com direção de Jorge Furtado. Também em programas de TV e séries, como ‘Doce de Mãe’ (Furtado),  ‘Taxitramas’ de Pena Cabreira entre outros. Como cantor e compositor, participou de várias apresentações de Nei Lisboa, nos anos 1980, onde criou seu personagem antológico “Maria Bethânia”. 
Músicas do álbum “Queijo com Goiabada” (de Alexandre Missel) : 01 – CARTOMANTE // 02-PULMÕES // 03-LEÃO // 04- LAGOA D’ÁGUA – Músicas ( de Antonio Carlos Falcão): 05 – TRIÂNGULO // 06-  SEM SINAL // 07 – DO AMOR E DO CIÚMES
 
Contatos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *