O SUL EM CIMA 41 / 2021

 

Programa O Sul em Cima 41

 


Nessa edição de O Sul em Cima, vamos mostrar os trabalhos de Gerson Conrad, Delicatessen, Gui Franzói, Amanda Cadore e Tuyo.

GERSON CONRAD – Gerson ficou conhecido ao ingressar no ano de 1973 no grupo Secos & Molhados, que contava com João Ricardo e Ney Matogrosso. Foi o responsável por uma das canções mais clássicas do grupo e da época: “Rosa de Hiroshima”, um poema de Vinícius de Moraes musicado por Gerson. No segundo disco do grupo, de 1974, foi compositor de mais uma canção, “Delírio”. Com o término do grupo no ano de 1974, Gerson se juntou ao letrista Paulo Mendonça e a atriz e cantora Zezé Motta, e lançou em 1975 o disco Gerson Conrad e Zezé Motta, no qual se destacaram as canções “Trem Noturno” e “A dança do besouro”. Em 1981, fez um outro trabalho solo, Rosto Marcado, lançado pela gravadora Som Livre, seu último disco lançado até então. Hoje, Gerson tem sua banda “Trupi”, que mantém em seu repertório algumas canções dos Secos & Molhados e canções de blues e rock. Em 2018, Gerson lançou o álbum Lago Azul. Essencialmente inédito e autoral, o repertório do álbum Lago Azul inclui parcerias de Conrad com Alessandro Uccello,  Aru Jr, Pedro Levitch e Paulinho Mendonça. Produzido por Gerson com Aru Jr.   Músicas: Rosa de Hiroshima (Música de Gerson Conrad – Versos de Vinícius de Moraes) // 02 – Delírio (Gerson Conrad / Paulinho Mendonça) ambas com Secos & Molhados // 03 – Lago Azul (Gerson Conrad) // 04 – Estação (Gerson Conrad). As músicas 3 e 4 são do álbum mais recente de 2018 “Lago Azul”

DELICATESSEN  – A banda vem recriando, desde 2006, standards do jazz com a delicadeza e a simplicidade da bossa nova.  Formado por Rowena Jameson  (voz), Nico Bueno (baixo), Mano Gomes (bateria) e Antônio Flôres  (violão) com três discos lançados no Brasil e exterior, o grupo tem obtido grande êxito de público e crítica.

A Bossa Nova trouxe para a Música Brasileira a delicadeza harmônica e poética. Levou para a batida do violão todo universo rítmico do Samba. Cantou o amor, o sorriso e a flor, retratando novas paisagens urbanas e o infinito do oceano. Soube ainda incorporar o sofisticado jazz norte-americano nos seus acordes e no seu canto. Em “Happy Madness”, a Delicatessen fortalece ainda mais a conversa entre jazz e a bossa. Mostra o quanto é possível entregar de volta para um dos gêneros base daquela nova música brasileira, toda a rica influência absorvida pelos jovens da Zona Sul do Rio de Janeiro na virada dos anos 50 para os 60. Neste novo álbum, lançado pela Gravadora Audio Porto, Rowena Jameson, Antônio Flores, Mano Gomes e Nico Bueno, conduzem os ouvintes num passeio sonoro por canções marcantes da nossa música carimbando o passaporte de cada uma delas com um green card. Imprimem um visto permanente da Bossa Nova no Jazz, e vice-versa. Mostram o quanto é possível dar uma nova cor a clássicos absolutos de compositores como Antônio Carlos Jobim, Pixinguinha, Moacir Santos, Roberto Menescal e tantos outros. A aquarela proposta pela Delicatessen entrega o equilíbrio perfeito entre dois gêneros musicais.   Músicas: 01 – Disseram que eu voltei Americanizada (Luiz Peixoto / Vicente Paiva) // 02 – Off and On (Moacir Santos) // 03 – Telefone (Roberto Menescal / Ronaldo Bôscoli)

GUI FRANZÓI  / AMANDA CADORE

Gui Franzói é um músico que se dedica cada vez mais à música autoral. Com o olhar voltado para a busca de novas sonoridades, o músico tem explorado a utilização de elementos eletrônicos, trazendo mais contemporaneidade ao seu processo criativo. Gui tem lançado uma série de singles com boa frequência, entre eles Brilho de Sol, distribuído pelo selo GEAR Music/Midas Music, em parceria com o produtor Rick Bonadio. Com regularidade, esses lançamentos têm sido acompanhados por material audiovisual. 

Amanda Cadore  – Cantora e compositora crescida no interior do Rio Grande do Sul, em 2018, Amanda Cadore apareceu no Oeste de Santa Catarina lançando seu primeiro single “Travesseiros”. Nesse mesmo ano, levou Chapecó ao The Voice Brasil. Em 2019 lançou seu primeiro álbum de estúdio, “Inverno Só Se For Azul”, com participações de Marissol Mwaba e Jéf. No decorrer de 2020, em meio à pandemia, Amanda relançou a música Foco, Força e Café e mais um álbum, porém no formato acústico, o “Apanhado de Urgências Cantáveis”, e seu último trabalho publicado é o single “Trilha”, que ganha um videoclipe e uma nova identidade da artista.

Gui Franzói e Amanda Cadore lançam o single Meu Momento, disponível em todos os aplicativos de música a partir do dia 26/11, inaugurando a parceria entre os músicos. Além de dividirem os vocais na gravação, os dois também assinam a composição de Meu Momento. Na música, exaltam a possibilidade de encontrarem-se consigo mesmos através de vivências simples e da contemplação das sutilezas que, por vezes, não sabemos desfrutar. A produção musical é assinada por Elieser de Jesus e une características da MPB com sonoridades mais contemporâneas, utilizando elementos eletrônicos, como os beats. Masterização por Marcelo Fruet.   Música (single): 01 – Meu Momento – Gui Franzói e Amanda Cadore // 02 – Brilho de Sol (Gui Franzói) // 03 – Um Céu Pra Gente  (Gui Franzói)

TUYO – É uma banda formada em Curitiba em 2016. Com uma estética que une voz, beat e outros elementos a temas existenciais, a Tuyo é formada por Machado, Lio e Lay Soares. Transitando entre a organicidade e texturas eletrônicas, o trio passa pelo folk e vai desde o lo-fi hip hop até o synth pop. Sem medo de sair da superfície, a Tuyo cria um som flutuante, repleto de força e sensibilidade. Uma simbiose mística entre o belo, o triste e o visceral. Em 2017, lançaram o EP “Pra Doer” e em 2018 o disco “Pra Curar. Atualmente lança seu novo álbum, “Chegamos Sozinhos em Casa”, dividido em dois volumes, ambos lançados no ano de 2021, além de uma versão deluxe. A Tuyo foi indicada ao Grammy Latino de 2021, na categoria “Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa”.  Músicas: 01 – Conselho do Bom Senso – do EP “Pra Doer” (2017) // 02 – Sem Mentir – Lio, Lay & Machado // 03 – Sonho da Lay – Lio, Lay Soares, Machado, Luccas Carlos – Feat: Luccas Carlos – Músicas 2 e 3 do ábum “Chegamos Sozinhos em Casa” (2021)

Contatos:

https://www.facebook.com/gerson.conrad

https://www.facebook.com/delicatessenjazz

https://www.instagram.com/guifranzoi/

https://www.instagram.com/amandacadore/

https://www.instagram.com/oituyo/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *