O SUL EM CIMA 32 / 2021

programa O Sul em Cima 32

 . 

 .


Nessa edição de O Sul em Cima, vamos apresentar os trabalhos dos convidados: Pedro Borghetti, Paola Kirst, Leandro Bertolo e Lara Rossato.

PEDRO BORGHETTI – Músico, cantor e compositor, Pedro Borghetti é natural de Porto Alegre e começou a se envolver com a arte desde cedo nos camarins dos pais, brincando com os figurinos, os cases e instrumentos. Inicialmente aderiu aos instrumentos de percussão, como o bombo leguero, cajon e sapateado. Em 2019 lançou seu primeiro trabalho solo, intitulado Linhas de Tempo. O lançamento foi feito pelo selo Pedra Redonda, coletivo do qual faz parte. Com o disco, Pedro ganhou o Prêmio Açorianos de Música 2020, na categoria compositor MPB. Gravou na trilha original do filme Legalidade, de Zeca Britto e produziu, junto de Guilherme Ceron, a trilha original para a peça De La Mancha: O Cavaleiro Trapalhão, de Guilherme Ferreira e Henrique Gonçalves. 
Pedro Borghetti reuniu durante a pandemia oito direções artísticas para a produção de seu novo projeto, Tempo de Sina. O trabalho conta com quatro músicas e quatro videoclipes acessíveis em Libras e foi realizado em um formato de incentivo à liberdade criativa. As músicas escolhidas para o novo projeto são parcerias de Pedro com duas compositoras e dois compositores: Tamiris Duarte, Paola Kirst, Carlos Medeiros e João Ortácio. Cada uma das faixas possui uma produção musical diferente, assim como cada videoclipe possui uma produção visual própria.
Seu primeiro trabalho Linhas de Tempo é marcado pela mídia como um trabalho sem rótulos. O novo projeto segue na mesma linha, justamente pela diversidade presente na sua equipe. Fazem parte das produções musicais os grupos Kiai e CeronFlachNeves, Bianca Rhoden, Jéssica Berdet e Wagner Lagemann. O projeto Tempo de Sina foi executado através do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas.
Músicas: 01 – Quem Já Nasce Fênix – Tamiris Duarte e Pedro Borghetti // 02 – Letícia – Paola Kirst e Pedro Borghetti // 03 – Navalha – João Ortácio e Pedro Borghetti / 04 – Crônica 1 – Carlos Medeiros e Pedro Borghetti 
.
PAOLA KIRST – Nascida e criada na periferia do extremo sul do Brasil, Paola Kirst é cantora, compositora e performer com formação em Artes Visuais e experiência em dança e teatro. Com seu olhar sensível e experimental, usa as melodias cantadas, as palavras das canções e o corpo na performance e na dança como instrumentos de expressão poética.
No final de 2018, Paola Kirst lançou seu primeiro disco, “Costuras que me Bordam Marcas na Pele”, integralmente produzido por Wagner Lagemann no Estúdio Pedra Redonda em Porto Alegre e lançado pelo selo Escápula Records.
Em março de 2021, Paola lança o álbum Vertigem. O trabalho apresenta outra faceta da cantora, com novas composições e algumas releituras, além de experimentações com sonoridades, que misturam elementos orgânicos com eletrônicos.
Músicas: Do Chão – Paola Kirst e Pablo Lanzoni (single) // 02 – Passada – Alessandra Leão e Arthur de Faria (com Paola Kirst e Lorenzo Flach) – está no álbum Vertigem
.
LEANDRO BERTOLO – Compositor, intérprete e violonista. Trabalha com MPB genuína, embora tramite em vários gêneros musicais. Como músico, percorreu, desde a segunda metade dos anos oitenta, duas ou três dezenas de casas noturnas de Porto Alegre. Várias delas contemplam a história cultural e boêmia da cidade. Integrou a banda Conexão, apresentando-se em feiras, bailes e casas noturnas. 
Leandro Bertolo lançou o CD “Clareza”, seu primeiro álbum em agosto de 2016, no Teatro do Sesc, em Porto Alegre. O álbum “Clareza” marca a estréia profissional de Bertolo no cenário da MPB com elegante apresentação do escritor e jornalista Juremir Machado da Silva. “Clareza de idéias e sentimentos para materializar um trabalho autoral”, ressalta o artista. Em 2017 o show foi pro Teatro do Sesc e o disco concorreu ao prêmio açorianos de música em Porto Alegre, obtendo 4 indicações: melhor intérprete para Leandro Bertolo, melhor compositor para Leandro Bertolo e Elias Barboza e disco do ano.
Intérprete de canções populares dos grandes nomes da música brasileira, Leandro busca sua própria escritura como cantor e compositor. O trabalho reflete a relação do músico com a diversidade de gêneros musicais que tem exercitado ao longo de sua trajetória, interpretando dentro do gênero MPB várias vertentes como pop, choro-canção, seresta, valsa, samba tradicional, pop-jazz, bolero, bolero salsa, afoxé, frevo, samba-enredo.
“A Flor do Som” é o título do novo álbum de Leandro Bertolo, Tem a produção refinada de Luís Henrique New e ficha técnica com qualificado elenco de músicos, técnicos de gravação, mixagem e masterização. A apresentação é do renomado Arnaldo de Souteiro. Os dois álbuns estão disponíveis em todas as plataformas digitais.
Músicas: 01 – A Flor do Som – Bianca Marini / Leandro Bertolo // 02 – Luz do Amor – Bianca Marini / Leandro Bertolo – participação: Bianca Marini // 03 – Canto Forte – Leandro Bertolo 
.
LARA ROSSATO – nasceu em Dom Pedrito, Rio Grande do Sul.  Morou grande parte da sua infância na zona rural, fronteira com Uruguai. Quando se mudou para a área urbana de Dom Pedrito, fez amigos ligados à música e subiu ao palco a convite deles para cantar algumas canções. Depois de se apresentar em diversos lugares de sua cidade natal, Lara mudou-se para Pelotas em 2005 para dar continuidade à sua carreira como cantora e compositora, participando de várias bandas e lançando seu primeiro disco demo intitulado “Doce”, um disco com influências mais roqueiras e pitadas latinas. Em 2012, mudou-se para Porto Alegre. Em setembro de 2014 “Mesa para dois” foi lançado na web, com uma sonoridade pop e arranjos orgânicos. Produzido por Guilherme Almeida em São Paulo, o disco gerou ótimas críticas na imprensa, mostrando a evolução pessoal e profissional na vida da artista. Em novembro de 2020, Lara lança SOLIDEZ, disco com 11 canções acústicas. Um álbum que exalta a força em tempos de dúvidas e dificuldades e tem como significado de seu nome “aquilo que é difícil de ser derrubado”. O novo álbum foi produzido à distância juntamente com o músico e produtor musical Michel Abelaria.
Músicas: Transbordei // 02 – Hum Hum Hum // 03 – Sou Muitas
.
Contatos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *