O SUL EM CIMA 16 – 10º Série Especial Músicas do Sul

edição 10

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nessa edição de O Sul em Cima, vamos apresentar os trabalhos de Gahuer Carrasco, Yangos, Paulinho Rícoli e Luciana Costa.


GAHUER CARRASCO – É músico, cantor, violonista e compositor, com influências do Pop, Jazz, Bossa Nova, Tango e do Flamenco. Com uma vertente musical que vai do Blues ao Clássico, Gahuer Carrasco já possui cinco CDs lançados, “Expressão em Cordas” (2007), “Pasión y Romance” (2008), “Pasión” (2011), “Sem Limites” (2016) e “Dois Mundos” (2019) todos com grande reconhecimento pela crítica e grande aceitação pelo seu público em diversos países.
Músicas: 01 – Vem Cá – Gahuer Carrasco // 02 – Esquinas – Gahuer Carrasco // 03 – Coisa mais linda é você – Gahuer Carrasco // 04 – Eu volto – Gahuer Carrasco e Igor Cardoso
 
YANGOS – Grupo referência da música instrumental do sul do Brasil, Yangos toca ritmos latinos da América do Sul.
Com origem na Serra Gaúcha, a banda soma 5 álbuns, 1 DVD, uma premiação e três indicações ao Prêmio Açorianos de Música (2015/2016), uma premiação no Festival Audiovisual da Serra Gaúcha (2017) e uma nominação ao Latin Grammy Awards (2017). Yangos também foi escolhida com outros grupos como representante da música e cultura brasileira, apresentando-se na programação oficial da Copa do Mundo FIFA 2018, em Moscou/Rússia.
Formado por César Casara (piano), Cristiano Klein (percussão), Tomás Savaris (violão) e Rafael Scopel (acordeon).
Músicas: 01 – Botoneando pelos Canto – Rafael Scopel / Tomás Savaris // 02 – Faísca – Rafael Scopel // 03 Peleia – Tomás Savaris 
 
PAULINHO RÍCOLI – Nascido em Guaíba em abril de 1975, Paulinho mudou-se para Tramandaí com um ano de idade. Ali teve contato com a música desde pequeno, assistindo às apresentações que ocorriam com efervescência na cidade. Autodidata, aprendeu a tocar violão aos 8 anos e teve passagens por festivais da região, algumas vezes sendo premiado como letrista e intérprete. Com breve passagem pelo grupo Cantadores do Litoral, tem diversas parcerias com artistas da região e tem muitas composições coreografadas por grupos de dança. Há 25 anos produz músicas publicitárias e tem mais de 1600 jingles publicitários que tocam em rádios de todo país. 
Em 2002 mudou-se para Porto Alegre, residindo por 10 anos na capital, onde foi um ativista e agitador cultural, participando ou capitaneando inúmeros eventos culturais no teatro, cinema, casas noturnas e espaços culturais, a exemplo do espetáculo Luzes da Ribalta e outros que são em favor da Casa do Artista Riograndense. Foi fundador e vocalista da banda Moog, que foi referência na época, tocando por anos no Bar Opinião e demais casas noturnas de renome no estado. Nessa época gravou um disco autoral independente intitulado Goles e Doses Sem dor, de Rock’s urbanos. Uma canção desse disco foi pano de fundo do longa-metragem Filme Sobre um Bom Fim. A canção Bom Fim, que é inspirada na história real contada por Claudinho Pereira no livro Na Ponta da Agulha. Ainda em Porto Alegre criou o projeto Toca o Teu Som, que tem como objetivo descobrir compositores autorais, projeto que dá nome ao programa de rádio que tem este objetivo. Em 2020 aconteceu o  show que contemplou seus 25 anos de carreira, o Brasil’ando contemplado pelo LAB, acompanhado por músicos gabaritados. Neste show apresenta canções autorais mais voltadas à MPB. É idealizador do Programa T.R.A.M.P.O (Trabalho Musical Profissional Organizado), que visa profissionalizar músicos e artistas desde a composição, organização, venda, produção em estúdio e a apresentação em palco. Por ser professor de dicção e oratória da Fundação Ulysses Guimarães e de Criatividade e Comunicação no Instituto Inovação, utiliza esses conhecimentos no aprimoramento da classe artística musical. Paulinho Rícoli hoje reside em Tramandaí, cidade situada no Litoral Norte do RS. 
Músicas: 01 – Nós // 02 – Fuga // 03 – Os Setes 
 
LUCIANA COSTA –  Natural de São Leopoldo / RS, Luciana recebeu título de cantora revelação pelo jornal Zero Hora (grupo RBS), apresentou-se com Adriana Calcanhotto, abriu shows de Angela Ro-Ro, foi entrevistada por Jô Soares ao lado de Flora Almeida, com o projeto “The Country Gurias” e foi carinhosamente comparada à Janis Joplin na “Semana Elis” em São Paulo. Com sua arte musical recebeu o FUMPROARTE (fundo de apoio à cultura da prefeitura de POA), gravou seu 1º CD – Ilustre Rebeldia e recebeu 3 prêmios Açorianos de música: melhor disco, melhor compositora e melhor intérprete.
Com sua voz singular, segue sua trajetória na música com canções autorais e releituras da MPB. 
Músicas: 01 – Vapor Barato (Jards Macalé / Waly Salomão) // 02 – Corro Perigo (Luciana Costa ) // 03 – Mais um Dia (Luciana Costa).
 
Contatos:
 
Projeto executado através do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas realizado com recursos da Lei Aldir Blanc nº 14.017/20
 .
#editalfundacaomarcopolo #leialdirblanc #sedacrs #fundacaomarcopolo #musicabrasileira #osulemcima #serieespecialmusicasdosul #kleitonramil #musicagaucha #mpb #musicapopularbrasileira #musica #radio #rima #rimaaperfeicoamento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *