O SUL EM CIMA 14 – 8º Série Especial Músicas do Sul

edição 8

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nessa edição de O Sul em Cima, vamos apresentar os trabalhos de Jerônimo Jardim, Simone Rasslan, Isabela Fogaça e Gabriel Romano & Grupo.


JERÔNIMO JARDIM – é compositor, cantor, escritor, bacharel em direito, publicitário, servidor aposentado do Tribunal Regional do Trabalho, exerceu a advocacia e o cargo de professor de Direito e Processo do Trabalho na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande. Apesar de ter nascido em Jaguarão, considera-se bageense, pelo fato de ter nessa cidade suas raízes familiares. Durante sua infância, morou em diversas cidades do Rio Grande do Sul.
Nos anos 1970, mudou-se para Porto Alegre (RS), onde iniciou sua carreira artística, além de ter atuado também como publicitário. De 1973 a 1977, integrou juntamente com Ivaldo Roque, Loma, Yoli e Tenison Ramos, o Grupo Pentagrama. Com o conjunto gravou um LP produzido por Ayrton dos Anjos para a gravadora Continental. Em 1978, lançou seu primeiro disco solo, “Jerônimo Jardim” para a recém inaugurada gravadora gaúcha Isaec.
Jerônimo Jardim estourou no restante do país em 1980, quando Elis Regina gravou a sua Moda de Sangue, incluída na trilha da novela Coração Alado. Em evidência, emplacou a canção Purpurina em primeiro lugar no Festival MPB Shell, em 1981.
Depois de alguns anos afastado, a volta foi no início dos anos 1990, quando sua música Portal começou a ser regravada pela nova geração de cantores gaúchos e venceu etapas regionais de festivais nacionais. Em mais de 40 anos de carreira, fez de tudo – de baladas a rock, passando por samba-enredo, choro e MPB. Com o trabalho anterior, De Viva Voz, venceu o Prêmio Açorianos de Melhor Compositor de MPB em 2011.
Em 2015, Jerônimo lançou o CD Singular e Plúrimo, que ele considera o melhor disco de sua carreira. Gravado todo ao vivo em estúdio, o álbum possui várias parcerias.
Músicas: 01 – A Voz do Riacho – participação: Sexto Sentido Cuba // 02 – Me Faz Uma Canção – participação: Adriana Sperandir // 03 – El Viento – participações: Telmo Martins (vocal) e Renato Borghetti (gaita ponto) // 04 – Suor e Sal – participações: Loma Pereira e Yoli Planagumá
 .
SIMONE RASSLAN – Cantora, instrumentista, compositora e educadora musical com uma carreira artística reconhecida em Porto Alegre e no Rio Grande do Sul. Veio de Dourados – MS para cursar Regência Coral pela UFRGS escolhendo Porto Alegre como a cidade ideal para sua atuação artística desde 1988.
O trabalho musical “Xaxados e Perdidos” de 2012 reúne um repertório de canções brasileiras valorizando, sobretudo,  o trabalho criativo dos grandes compositores da nossa cultura que mantiveram a linhagem da canção, da modinha (originária de Portugal), do maxixe. Origem da nossa Música Popular e da nossa identidade musical. No repertório encontramos compositores das regiões Sul, Centro Oeste e Nordeste do Brasil, fazendo um apanhado da produção nacional. 
Participam desse trabalho: Simone Rasslan (voz, piano e percussão) // Álvaro RosaCosta (vocal, viola caipira e percussão) // Beto Chedid (vocal, violão, guitarra e percussão).
Músicas: Flor – Nico Nicolaiewsky e Sílvio Marques // 02 – Lugarejo – Wanderlei Falkenberg e Giba Giba // Jornada (Areia, Trabalho no Mar) – Álvaro RosaCosta e Ronald Augusto
 .
ISABELA FOGAÇA – Nasceu em Bagé e reside em Porto Alegre. Nutricionista formada pelo Instituto Metodista de Educação e Cultura, Isabela é casada com o professor, compositor e político José Fogaça que foi senador pelo RS e prefeito de Porto Alegre. Isabela Fogaça acostumou-se aos palcos participando dos festivais estudantis e dos festivais regionais de música nativa e popular que dominaram a cena cultural do RS nos anos 70 e 80. Destacou-se como intérprete, vencendo inúmeros festivais e deixando em cada cidade por onde andou a marca de seu talento, em um período de extraordinária efervescência cultural.
Em 2011, lança seu próprio CD, “Sons da minha vida” que produziu em parceria com José Fogaça, para o selo Nossa Música da gravadora Biscoito Fino. Os arranjos são de Cau Netto. No disco, Isabela canta músicas de Kleiton & Kledir, Bebeto Alves, Paulinho Pedra Azul, Emannuel Tugny, Orlando Morais, Marcos Valle, Maurício Poeta, Luis Coronel, José Fogaça e dela própria.
Músicas: 01 -Besame – Kleiton Ramil e Kledir Ramil // 02- Flor de Laranjeira – Luiz Coronel e Isabela Fogaça // 03 – Morro da Glória – José Fogaça
 .
GABRIEL ROMANO & GRUPO – Gabriel Romano apresenta seu trabalho autoral em palcos diversos desde 2011, quando iniciou a produção do seu primeiro CD intitulado “Sobre Nós”, lançado em 2013. Três anos depois lançou o “Doce é a Passagem”. Ambos receberam indicações ao Prêmio Açorianos de Música e o segundo recebeu também o Prêmio Profissionais da Música.
Com seu grupo tocou em eventos como Festival Psicodália, I Mostra de Artes do Teatro Glênio Peres, Sala Jazz Geraldo Flach, Festival Porto Alegrense de Bandas Instrumentais, Festival Fartura, entre outros. Sua música “Urucungo do Malungo” obteve indicação à fase final do Samsung e-Festival Instrumental e teve a música “A Suprema Verdade Sobre as Coisas” tocada no estande do Governo do Estado do Rio Grande do Sul no festival South By South West em Austin.
“Estrela Alegria Universal”, o novo single de Gabriel Romano e Grupo, chega para iluminar a audiência em tempos obscuros. Formado por Gabriel Romano no acordeon, Miriã Moreira Farias no violino, Mateus Albornoz no baixo, André Brasil na guitarra, Jean Carlo Godoy no violão e Lucas Fê na bateria, o grupo apresenta uma sonoridade próxima ao Gypsy Jazz. Uma estrela iluminante que se aproxima trazendo alegria ao nosso mundo.
Esse foi o ponto de partida para a composição musical, no imaginário do acordeonista e compositor que salienta a importância da busca pela liberdade que cada um tem dentro de si.
Músicas (todas de Gabriel Romano):  01 – A Suprema Verdade sobre as Coisas – está no álbum Sobre Nós! (2013) // 02 – Urucungo do Malungo – está no álbum Doce é a Passagem (2016) // 03 – Estrela Alegria Universal – novo single lançado em abril / 2021
 .
Contatos:
.
Projeto executado através do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas realizado com recursos da Lei Aldir Blanc nº 14.017/20
 .
#editalfundacaomarcopolo #leialdirblanc #sedacrs #fundacaomarcopolo #musicabrasileira #osulemcima #serieespecialmusicasdosul #kleitonramil #musicagaucha #mpb #musicapopularbrasileira #musica #radio #rima #rimaaperfeicoamento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *