1587837471100958

O SUL EM CIMA 09 / 2020

Vamos mostrar nessa edição de O Sul em Cima, os trabalhos de Alix Georges, Fátima Regina, Ricardo Ledoux e Ccoma. 


ALIX GEORGES – Georges é músico, compositor e cantor nascido no Haiti e mora em Porto Alegre.  Está no Brasil desde 2006 onde cursou Engenharia da Computação e mestrado em administração na UFRGS.  Em 2015, foi voluntário na Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e deu apoio a dezenas de haitianos que desembarcaram em Porto Alegre.  Trabalha em uma das grandes empresas de tecnologia do Brasil  e  é também professor em idiomas.
Músicas: 01 – Canto Alegretense – Nico e Bagre Fagundes (versão em francês) // 02 – Trem das Onze – Adoniran Barbosa (versão em francês) // 03 – Ayisyen Kite Lakay Fuga de Cérebro – Alix Georges // 04 – Eu Gosto do Brasil – Alix Georges (as músicas 03 e 04 estão no álbum “Música’Mente Vol.1” de 2017)
 
FÁTIMA REGINA   – Dona de uma voz inconfundível e extremamente afinada. Ela faz parte de um reduzido grupo de intérpretes da Música Popular Brasileira, que canta com emoção e criatividade. Além de cantora e compositora, ela é violonista, pianista e graduada em educação pela Universidade de Campinas (UNICAMP).
Aos 14 anos, deu início à carreira musical quando teve seu primeiro grupo vocal, o Quarteto em Fá, que participou de vários festivais estudantis e diversos programas de televisão no  sul do país. 
Ao longo de sua carreira ela conquistou a amizade, a admiração e fez parcerias com  inúmeros nomes da música nacional e internacional. Dentre eles estão a dupla Kleiton e Kledir, João do Vale, Xangai, Billy Paul, Armando Manzzanero, Cláudio Nucci, Roberto Menescal, Sérgio Natureza, Nei Lopes, Luiz Fernando Gonçalves, Aécio Flávio, Luiz Carlos Miélle, Paulinho Tapajós, entre outros. Durante seis anos, foi “backing vocal” de Roberto Carlos, percorrendo todo o Brasil, América Latina, USA e Europa.
Em 2016,  ao lado do violonista Pedro Braga, Fátima Regina mergulha em um novo universo musical, que parte da gravação de um CD Autoral, com músicas de seu filho, o Jovem e talentoso Cantor e Compositor Pablo Martins e  lançou seu  show “O Beijo, o Erro e o Toque”, no qual debruça sobre o repertório de artistas da chamada “Nova MPB”.  Discografia:  Velas ao Vento – 1988, Ventos a Favor – 1990, Mãos de Afeto – 2005, Minha Praia é a Bossa – 2008, O Beijo, o erro e o toque – 2016  – 

Músicas: 01 – Espantalho – Fátima Regina / Kleiton Ramil / Kledir Ramil  (está no álbum Mãos de Afeto 2005) // 02 – Disco Voador // 03 – O Beijo, o erro e o Toque (músicas 2 e 3 são de Pablo Martins e estão no álbum O Beijo, o Erro e o Toque 2016).

RICARDO LEDOUX – Ricardo Ledoux cantor e compositor é um artista joinvilense que nasceu em 1980.  Passou por bandas de rock na sua juventude destacando a banda Morgana em Lágrimas (1999/2004). Atuou como artista visual de 2007 a 2016 com várias exposições coletivas desde 39º e 45º Coletiva de Artistas de Joinville, 28° Bienal de São Paulo no trabalho da artista Vera Longo Bahia, 12° Salão Nacional de Itajaí e várias edições do projeto Pretexto do Sesc. Em 2013 funda o projeto Reverbera – O Som do Cantautor que acontece até hoje e retoma neste mesmo período  sua carreira em formato solo na música. Grava o DVD Caos da Manhã após Circulação do Show Caos da Manhã no Sesc em 2015 na região norte de SC. Em 2017 faz edição especial do Reverbera com vários artistas catarinenses como Ana Paula da Silva e François Muleka com apoio do SIMDEC – Sistema Municipal de Apoio à Cultura. Já em 2018 realiza circulação do Show Caos da Manhã por sete espaços culturais em Joinville em diferentes bairros. Em 2019 grava o CD Afetos com apoio de mais duzentos fãs via Catarse.  Músicas: 01 – Vento – Ricardo Ledoux // 02 – Perdão – Ricardo Ledoux // 02 – Afetos – Amcle Lima e Ricardo Ledoux.

CCOMA – Formado pelo trompetista Roberto Scopel e pelo percussionista e produtor Luciano Balen. A dupla tem como matéria prima a música produzida eletronicamente, utilizando-se de elementos orgânicos como percussão, trompete, flugel horn e acordeom. Tem 4 álbuns lançados – Das CCOMA Projekt em 2009, Incoming Jazz em 2010, Peregrino, ganhador do 24º Prêmio da Música Brasileira, em 2013, na categoria Álbum Eletrônico e em setembro de 2016, lançaram seu 4º disco, Subtropical Temperado (Premiado no Edital Natura Musical).  O álbum Subtropical Temperado (2016) do CCOMA abre possibilidades musicais do Sul ao Brasil e às suas fronteiras em dez faixas que refletem o desejo do duo gaúcho pela tropicalidade. No disco e no show participam a cantora Etiene Nadine e o acordeonista e baixista Rafael de Boni. Também participaram do álbum o DJ e produtor radicado em Londres Moisés Matzenbacher e o pianista Ivan Teixeira.

Músicas: 01 – Bukowina – Luciano Balen / Roberto Scopel (álbum Peregrino) // 02 – Hecha La Ley  – Roberto Scopel / Luciano Balen (álbum Subtropical Temperado) // 03 – Aprendendo a Jogar – Guilherme Arantes (álbum Subtropical Temperado)

Contatos:

https://www.facebook.com/alix.georges

https://www.facebook.com/FatimaReginaOficial/

http://www.ricardoledoux.com

http://www.projetoccoma.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *