O Sul em cima 6

O SUL EM CIMA 06 / 2020

Vamos mostrar nessa edição de O Sul em Cima, os trabalhos de Edu Lobo, Mauro Senise e Romero Lubambo ,  Izza , Cau Karam e Monica Tomasi


EDU LOBO, MAURO SENISE e ROMERO LUBAMBO  – Um dos maiores compositores brasileiros surgidos na genial geração que despontou nos anos 1960, impulsionada pela era dos festivais, Edu Lobo dá outro mergulho na própria obra em Quase Memória, álbum assinado pelo artista com o violonista Romero Lubambo e com o saxofonista Mauro Senise. 
Após “Todo Sentimento” e “Dos Navegantes”, o CD Quase Memória lançado pela Biscoito Fino em 2019, completa a trilogia de Edu Lobo, Romero Lubambo e Mauro Senise. Dividindo protagonismos, arranjos e idéias, os três se qualificam como a trinca de ases de ouro da música brasileira. 
O álbum conta também com as participações especiais de Anat Cohen (clarineta), Bruno Aguilar (contrabaixo), Cristovão Bastos (piano), Jurim Moreira (bateria) e Kiko Horta (acordeom). 
Músicas: 
01 – Terra do Nunca – Edu Lobo  e Paulo César Pinheiro // 02 – Peregrina – Edu Lobo e Paulo César Pinheiro // 03 – Canudos – Edu Lobo / Cacaso
.
IZZA   é cantora e compositora. Natural de Fortaleza (CE) e radicada em Belo Horizonte há mais de dez anos,  a artista estabelece diálogo sensível entre a MPB e a música indie.  Sua voz marcante mistura delicadeza e intensidade através de domínio da técnica e emoção. Com formação no teatro e na música, Izza consegue levar para suas canções e apresentações a expressividade que aproxima o público, explorando o melhor de cada linguagem artística. 
“Cosmópolis” (2017), EP de lançamento de sua carreira solo, é seu trabalho mais autoral, íntimo e pessoal, trazendo referências contemporâneas que sempre permearam a criação da artista. O trabalhou já ganhou os palcos de festivais importantes tais como o Sonora – Festival Internacional de Compositoras e o Música Itinerante. Também circulou por diversas capitais, tais como Recife, Fortaleza e São Paulo e cidades no interior do estado de Minas Gerais, tais como Congonhas, São Gonçalo, Itabira e Pará de Minas. Nesta última realizou apresentação com a Orquestra Arte Nossa, projeto que culminou na circulação “Izza e Orquestras Brasileiras”, com concertos nas cidades de Itabira, Pará de Minas (MG) e Fortaleza (CE). 
Músicas: 01 – Canção de Apartamento //  02 – 14 de Setembro // 03 – Antídoto
.
CAU KARAM – Começou seus estudos de violão como autodidata com 18 anos de idade e dedica-se ainda ao cavaquinho e à viola caipira. Depois de pré selecionado ao Projeto Rumos Musicais – Tendências e Vertentes da Produção Brasileira Atual do Itaú Cultural em 2001, passou a dedicar-se mais à composição. 
O CD “Sambas, choros, valsas e um frevo” é o primeiro CD de Cau Karam. O álbum reúne obras criadas para formações instrumentais variadas (duos, trios, quartetos e quintetos) não se restringindo ao violão solo. A obra demonstra a concepção do autor sobre os ritmos brasileiros. Foi gravado em São Paulo, com direção do violinista e compositor Mário Gil, e conta com as participações de Nailor “Proveta” no clarinete, Ronen Altman no bandolim, Beto Sporleder na flauta e saxofones , Lucas Vargas, no piano e acordeom, Rui Barossi no baixo acústico, Mário Gaiotto na percussão, Paulo Ribeiro e Muari Vieira nos violões. Cau Karam toca violão, violão de 7 cordas, viola de 10 cordas e cavaquinho. Das três indicações no Prêmio Açorianos de Música 2006, o autor recebeu os prêmios de Melhor Disco de Música Instrumental e Melhor Compositor de Música Instrumental do ano de 2006. 
Músicas do álbum “Sambas, choros, valsas e um frevo”: 01 – Os Mistérios de Bê // 02 – Ribeirando // 03 –  22×19
.
MONICA TOMASI – é cantora, instrumentista e compositora gaúcha, sendo considerada uma das principais vozes da música urbana do Rio Grande do Sul.. Seu trabalho autoral contempla o samba, o pop, o elétrico, o acústico e o tradicional, dando importância às mais diversas referências da criação musical. 
Tem em sua discografia: O LP “Eu Fórica” de 1990,  o CD “1º” (1996), o CD “Idéias Contemporâneas sobre o Amor” (2003), o CD “Quando os Versos me visitam”, financiado pelo Projeto Petrobrás Cultural 2006 e o CD Intermitente (2013). 
Músicas do álbum Intermitente: 01 – Intermitente  (Monica Tomasi) // 02 – Passos no Corredor  – (Fernando Peters) // 03 – Ela vai pro Samba  (Monica Tomasi).
.
Contatos:
http://edulobo.com.br/
http://maurosenise.com.br/
http://www.romerolubambo.com/
https://www.facebook.com/somdaizza/
https://www.facebook.com/cau.karam
http://www.monicatomasi.com.br/
.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *