1561078288641779

O SUL EM CIMA 17 / 2019

O SUL EM CIMA dessa edição mostra os trabalhos de  Xenia França, Angélica Rizzi, Denis Graeff e Lindsay & Isaac.


XENIA FRANÇA é uma cantora baiana. Foi indicada ao Latin Grammy 2018 pelo seu álbum de estréia Xenia. Inserida em um cenário artístico de resgate e propagação da cultura Afro-Brasileira, a cantora se transformou em referência de empoderamento e comportamento feminino, principalmente para as mulheres negras. Integrou durante 7 anos a banda paulistana Aláfia. Xenia já se apresentou nos principais festivais brasileiros como o Recbeat, Coala, Coma, Queremos, entre outros. Em setembro de 2019, fará um duo com o cantor inglês Seal no palco Sunset do Rock in Rio. Em 2018 subiu ao palco do Summerstage no Central Park em Nova York, um dos mais importantes festivais dos Estados Unidos. Se apresentou também na Philadelphia e no Teatro Pablo Toblón em Medellín, na Colômbia. Foi indicada ao Women Music Award 2018 nas categorias Melhor Videoclipe e também Melhor Show. Em 2019, o álbum segue rendendo bons frutos. Além de ter estrelado a capa de fevereiro da revista Marie Claire, Xenia está confirmada no badalado festival americano SXSW (Texas).

XENIA (2017), seu primeiro disco solo, foi produzido por Lourenço Rebetez, Pipo Pegoraro e coprodução da própria artista. “XENIA” reverencia o som que vem da diáspora negra, em uma sonoridade essencialmente pop com pitadas de música eletrônica, jazz, samba-reggae, rock e R&B. Indicado ao Latin Grammy 2018, o disco foi lançado no Japão e em vinil pela Noize Record Club.

MÚSICAS: 01 – Preta Yayá (Theodoro Nagô) / 02 – Respeitem meus cabelos brancos (Chico César) / 03 – Perfeita pra você (Xênia França) / 04 – Tereza Guerreira (Antonio Carlos e Jocafi) 

ANGÉLICA RIZZI possui 14 livros publicados em quase duas décadas de carreira. Natural de Estrela/RS, apresenta uma obra diversificada que abrange mais de um gênero literário, tem romance, poesia, conto e literatura infantil. Em sua carreira musical, tem três Cds lançados “Águas de Chuva”, “Angélica Rizzi à italiana” e “Se Somos Nós”. Em mais de uma centena de shows realizados, Angélica mostra uma bem-sucedida combinação de música autoral, releituras e música italiana. Vencedora do Prêmio Açorianos de Música 2016/17 como melhor intérprete POP.

MÚSICAS: 01 – Águas do Mar (Angélica Rizzi) do CD “Águas de Chuva” (2008) / 02 – Baby (Angélica Rizzi)  / 03 – Se Somos Nós (Federico Moura / Júlio Luis Moura) versão da artista gaúcha para um hit do rock em língua espanhola dos anos 1980, “Pronta Entrega” uma composição da lendária banda argentina Virus (do CD “Se Somos Nós”) 

DENIS GRAEFF – Natural de Blumenau, em Santa Catarina, mas filho de pais gaúchos, com uma história pessoal de ligações com a Argentina e o Uruguai, Denis Graeff trouxe dessas influências os elementos para criação de “Bulnes 12 40” . Mas não se trata de um disco de canções tradicionalistas. As letras trazem retratos da vida na cidade e neles a história de dois personagens hesitando em torno de se entregar a um amor que não combina com suas experiências urbanas. Os elementos musicais familiares de milongas, payadas e tango acompanham esses desconforto – são reinterpretados, misturados e tirados de seu ambiente natural e línguas nativas para criar viscerais canções contemporâneas. Os arranjos densos, com toques eletrônicos e experimentais, assim como as paisagens sombrias da metrópole, são elementos que ultrapassam os limites geográficos e estilísticos dos gêneros de raiz. O resultado dessa transformação leva a profunda expressividade emocional da música platina a um público mais amplo que as fronteiras da América do Sul.  O cenário, contudo, é aquele delineado desde o início: Buenos Aires, cidade infinita que como o Aleph de Borges contém em si todas as histórias do universo, capital dos pampas e metrópole urbana, o ponto de contato das referências internacionais com a cultura do prata. É, assim, o lar simbólico da proposta que Denis faz à música do sul: levar suas milongas e payadas para o mundo.

MÚSICAS: 01 – Vos y yo / 02 – Don’t show me those eyes / 03 – Milonga de Bulnes 

LINDSAY & ISAAC – O duo L&I surgiu em 2000. Repertório diferenciado, performance intimista, trabalho autoral consistente, sinceridade e profissionalismo. São estes alguns dos fatores que tem contribuído para o sucesso do duo Lindsay & Isaac. O violão de arranjos sutis e minimalistas de Isaac unido ao timbre peculiar e à sensibilidade da interpretação de Lindsay, confere às músicas uma abordagem suave e equilibrada. Reconhecido pelo público e pela mídia, o duo tem em seu currículo mais de quatrocentas apresentações em eventos, performances em rádio e televisão e nos principais bares e teatros de Florianópolis. 

MÚSICAS: Joy And Sorrow (Lindsay & Isaac) / 02 – Awakening (L&I) – Gravação para o CD O Sul em Cima / 03 – Free As A Bird (John Lennon 1977) – versão Lindsay & Isaac gravada especialmente para o programa O Sul em Cima (O Sul Canta Beatles de 2013). 

Contatos:

https://www.facebook.com/xaniquajohnson/ 

https://www.angelicarizzi.com/

https://www.denisgraeff.com/ 

https://lindsayandisaac.46graus.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *