pirisca2-web

O Sul em Cima – PIRISCA GRECCO

Parte 1 


Parte 2 

O SUL EM CIMA dessa edição mostra o trabalho do cantor e compositor PIRISCA GRECCO

pirisca grecco_em soledade rs 2017

Nascido em 30 de novembro de 1971 em Uruguaiana, fronteira com Argentina e Uruguai, já percorreu 5 continentes, entre giras pelo Brasil e excursões para fora do país e do continente. Pirisca alimenta agora junto aos comparsas, a crença na união e coletividade, fatores sempre muito notáveis em sua trajetória. Sua obra se apresenta como uma resposta aos anseios de atualização da música regional, suavizando a dureza dos rótulos ao unir o Rio Grande e o mundo com toda a naturalidade de um gaúcho cosmopolita.

Em 2000 levou sua música pela primeira vez a um palco de festival, a Coxilha Nativista de Cruz Alta, desde então não parou mais de abocanhar premiações, dentre elas 3 Calhandras de Ouro da Califórnia da Canção de Uruguaiana, um dos mais importantes festivais do Rio Grande do Sul. Entre a exitosa e premiada trajetória em festivais de música do sul do Brasil, acumula ainda 8 prêmios Açorianos de Música, entre eles o DVD do Ano 2015/2016 com Comparsa Elétrica – O Filme.

Grecco é reconhecido no cenário por suas atitudes vanguardistas no movimento musical do sul do Brasil, foi um dos primeiros artistas independentes do Rio Grande do Sul a lançar uma campanha de crowdfunding para lançar o CD/DVD Comparsa Elétrica – O Filme.

Às vezes criticado por sua autenticidade, porém, muito respeitado e admirado no mundo nativista, Pirisca traz uma roupagem moderna sem perder a verdadeira essência gaúcha.

Comparsa Elétrica – Formada por Paulinho Goulart (acordeon), Texo Cabral (flauta), Rafa Bisogno (bateria) e Duca Duarte (baixo), a Comparsa Elétrica já acompanha Pirisca Grecco há mais de dez anos. A mescla entre o tradicional e o contemporâneo está marcada na identidade da banda. Foi ao lado da Comparsa que Pirisca alcançou a maturidade artística de seu trabalho.

Com as raízes cravadas na cultura regional gaúcha, a Comparsa Elétrica faz um som universal e livre de categorias, de modo coeso e lírico, por meio da fusão de diversos sotaques musicais. Assim como as comparsas de esquila de antigamente, que recorriam as estâncias com seu trabalho, a Comparsa percorre o mundo com a crença de que é possível transformá-lo através da música. Pirisca Grecco, Texo Cabral, Paulinho Goulart, Duca Duarte e Rafa Bisogno, com trajetórias individuais de destaque, são cúmplices da mesma causa e somam forças e talento para dar vida à Comparsa Elétrica.

Em um momento de maturidade artística e comprometimento com o dom, a Comparsa espalha buena onda e cria uma atmosfera onde todos são bem-vindos: o de bombacha, o tatuado, a senhora, a criança. De coração e ouvidos abertos, está disposta a somar na diversidade humana e artística que o Rio Grande do Sul abriga.

Pirisca Grecco e Comparsa elétrica

Vamos mostrar no programa O Sul em Cima dessa edição as músicas:

01 – Eu, o Baio e o Temporal (Pirisca Grecco / Tukano Netto / Tulio Urach), 02 – Amargo (Duca Duarte / Silvio Genro), 03 – Tropeiro da meia noite (Fernando Saldanha, Paulinho Goulart / Tulio Urach), 04 – Petiço Mapa-Mundi (César Santos / Fernando Saldanha / Pedro Ribas / Rafael Ovídio), 05 – Quem eles são (Carlos Omar / Pirisca Grecco), 06 – Em Paz (Duca Duarte), 07 – Benção minha mãe (Pirisca Grecco /  Pedro Ribas / Rodrigo Ribas) do CD CLUBE DA ESQUILA – PIRISCA GRECCO Y LA COMPARSA ELÉTRICA (2011)

08 – Prenda Minha (Telmo de Lima Freitas), 09 –Gaudêncio Sete Luas (Luiz Coronel, Marco Aurélio Vasconcellos), 10 – Trem da Fumaça (Pirisca Grecco) do CD / DVD COMPARSA ELÉTRICA – O FILME (gravado ao vivo no coreto da praça Saldanha Marinho em Santa Maria / RS em 22/09/2015)

11 –  Maestra (Zelito, Pirisca Grecco, Duca Duarte / Daniel Drexler). Essa música está no CD Vitamina A2 de Zelito (2014)

12 – Milonga para las Palmas (Zelito / Rafael Ovídio / Pirisca Grecco / Pedro Ribas). Esta música está no CD VITAMINA Z de Zelito gravado em 2008.

pirisca e comparsa elétrica

Contatos:

https://www.facebook.com/pirisca.grecco.3

https://www.facebook.com/pirisca.grecco.35

https://www.facebook.com/pirisca.grecco/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *