valdir verona 2

O SUL EM CIMA – VALDIR VERONA

Parte 1 


Parte 2

O SUL EM CIMA dessa edição é dedicado ao trabalho de VALDIR VERONA, e mostra músicas dos CDs O Violeiro e o Poeta (parceria com Juarez Machado de Farias) e Viola de 9 Cordas.

valdir verona 1

VALDIR VERONA

Músico, natural de Caxias do Sul. Desenvolve um trabalho de resgate da viola na música do Sul por meio de recitais, shows, composições, gravações, edições de partituras, aulas e oficinas de música.

Assina nove CDs, um DVD e três livros didáticos com CDs encartados, além de diversas participações em gravações e produções de CDs e DVDs.

Conquistou o Prêmio Excelência da Viola Caipira em duas edições nas categorias Outras Vertentes e Arranjador.. Prêmio Vitor Mateus Teixeira no ano de 2014 com o CD Duo de Viola e Acordeon. Indicado ao Prêmio Açorianos de Música em três oportunidades pelos CDs Encontro das Águas, Uma Viola ao Sul e Na Estrada, este último, com três indicações: Compositor, álbum e instrumentista.

No Exterior, representou o Brasil na homenagem ao país no Fórum Econômico Mundial de Davos/Suiça em 2012 e na 25ª Feira Internacional do Livro de Bogotá/Colômbia.

Formação Musical:  Teoria e Leitura Musical de 1987 a 1989 no Instituto Johan Sebastian Bach e Academia de Educação Musical – Caxias do Sul / RS; Violão Clássico, Harmonia e Improvisação de 1992 a 1996 na Prelúdio Centro Instrumental e Técnica Vocal na Sociedade de Cultura Musical – UCS, Caxias do Sul – RS durante o ano de 2000.

dominus luthier com valdir verona

JUAREZ MACHADO DE FARIAS

Natural e residente em Piratini/RS. É advogado, radialista e poeta, formado em Letras pela UNIASSELVI, em 2010. Autor de dois livros de poesia: “Verso de Azul” (1995) e “Por Aqui as casas falam” (2008). Autor de mais de cinquenta letras e poemas gravados em elepês e CDs de festivais nativistas, conjuntos e intérpretes regionalistas. Em 2011, foi classificado para a Oficina de Criação Literária (PUC/RS), idealizada e ministrada por Luiz Antonio de Assis Brasil, tendo encerrado com êxito sua participação em dezembro do mesmo ano.

Radialista, desde maio de 2011 na Rádio Com Piratiniense – FM 87,9 onde apresenta os programas BUENOS DIAS  e DOMINGO PAMPEANO.

A partir de 21 de julho de 2014, produz e apresenta o programa  “Canto dos Livres” –  pela Nativa FM 93,9

Em 2011, recebeu a Comenda Ana Clara Vaz outorgada pelo Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Piratini como colaborador do Movimento Negro.

JUAREZ MACHADO DE FARIAS

CD O VIOLEIRO E O POETA (lançado em 2017)

O Violeiro e o Poeta é um CD que tem por repertório, canções compostas por Valdir Verona com letras do Juarez Machado de Farias, também temas instrumentais de Valdir Verona e poemas compostos e interpretados pelo poeta e radialista de Piratini, sul do Estado,  Juarez Machado de Farias.  Está presente nesse CD a composição mais conhecida dessa parceria que vem de longa data – a canção Aviso, gravada originalmente no CD Tons da Terra de 2000.

CD VIOLA DE 9 CORDAS  (lançado em 2018)

No ano em que comemora 30 anos de estrada, o músico Valdir Verona lança o projeto Viola de 9 Cordas. O repertório é uma coletânea com as principais composições instrumentais do violeiro que foram adaptadas para o instrumento e gravadas ao vivo no estúdio. A viola de 9 cordas é uma criação de Valdir Verona em parceria com o Dominus Luthier com base em pesquisas nas violas brasileiras e violão de 12 cordas.

Inspirada em instrumentos que mesclam ordens de cordas duplas e simples, co a viola nordestina (usadas pelos repentistas) e a viola do fandango caiçara (comum nos litorais de São Paulo e do Paraná), a viola de nove cordas é uma adaptação do violão de 12 cordas, em que Verona removeu três delas, obtendo três ordens duplas e três simples. O resultado é um instrumento versátil, que mistura a sonoridade típica da viola com intenção mais grave e encorpada do violão.  Para estudar ou usar em viagens, é como ter dois instrumentos em um só.

– Por ser uma adaptação do violão, esta viola tem o equivalente à sexta corda, a mais grave, que não tem na viola tradicional – destacaVerona.

Nessa viola de 9 cordas, com 3 ordens simples e 3 duplas, o resultado é um instrumento com uma sonoridade encorpada e robusta, mesclando tradição e contemporaneidade.

Vamos apresentar no programa O SUL EM CIMA dessa edição, as músicas: Zamba del Violero Olvidadizo, A Bomba da Paz, Luas e Lanças, Catavento, O Andarilho e a Estrada, Tapera, Aviso, Parem as rodas dos Carros e Vinheta – Terno de Reis, do álbum “O Violeiro e o Poeta” e as músicas: Estações, Parceria nº 2, Grotas, Cores de Outono, Milonga para Don Coletti e Milonga em Novos tempos do álbum “Viola de 9 Cordas”.

 

CONTATOS:

https://www.facebook.com/valdirverona       –   VALDIR VERONA

https://www.facebook.com/juarez.machadodefarias      –   JUAREZ MACHADO DE FARIAS

https://www.facebook.com/dominus.luthier/                –  DOMINUS LUTHIER

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *