l_06

O Sul em Cima 42 – LUCIANO SUPERVIELLE

Luciano Supervielle é  músico, compositor, produtor nascido em Paris, filho de mãe francesa e pai uruguaio. Sua vida tem transcorrido principalmente entre França, México e Uruguai.

Nos anos 90, Luciano foi um integrante importante da cena hip-hop uruguaia integrada por bandas como Plátano Macho e Peyote Asesino.

Atualmente Luciano Supervielle integra o grupo Bajofondo fundado pelo ganhador do Oscar Gustavo Santaolalla e pelo uruguaio Juan Campodónico. O Bajofondo realiza turnês ao redor do mundo há mais de dez anos.

Paralelamente tem seu projeto solo com o qual lançou quatro discos: Bajofondo presenta: Supervielle (Surco/Universal, 2005), disco de ouro na Argentina e Uruguai, Supervielle en el Solís (DVD) (Surco/Universal, 2006), Rêverie (Universal, 2011), Suíte para piano y pulso velado (Sony Music, 2016), Isso lhe permitiu ter um importante reconhecimento internacional realizando turnês pela Europa e América Latina e recebendo importantes prêmios, dois prêmios Gardel na Argentina, Prêmios Graffiti e Iris de melhor disco do ano no Uruguai.

blog-11-11Seu novo projeto “Suite para piano y pulso velado” reúne uma coleção de peças para piano inéditas, que através de um sutil acompanhamento de programações eletrônicas e sintetizadores, geram um resultado único entre o clássico, a música rioplatense e as novas tendências da música eletrônica.

Luciano tem participado da produção e nos arranjos de discos de artistas como Jorge Drexler, El Cuarteto de Nos e La Vela Puerca entre outros. Colaborou com Julio Bocca na musicalização do espetáculo Episódios Nocturnos Coreográficos do Ballet Nacional del Sodre. Em 2015, realizou uma exitosa turnê pela América Latina e Estados Unidos em duo com Jorge Drexler.

A música de Supervielle tem sido utilizada muitas vezes na televisão e no cinema. O tema Miles de Pasageros de seu primeiro disco, integra a trilha sonora do filme de Oliver Stone, Savages. Compôs junto a Gabriel Casacuberta a música original de El Baño del Papa, co-produção franco-uruguaio-brasileira que obteve numerosos prêmios em festivais internacionais como o Festival de Cannes. Compôs a trilha sonora de Artigas, La Redota dirigida por Cesar Charlone, que foi indicado  ao Oscar por seu trabalho em Cidade de Deus. Pela trilha sonora de La Redota obteve um prêmio especial no Festival de Gramado no Brasil. Fez a música original de longa metragem 12 horas 2 minutos de Luis Ara.

Junto com o  novo álbum “Suíte para piano y pulso velado”, foi lançado também um livro de partituras de mesmo nome. Sobre o livro, conta Luciano: “Passar para o papel algo que se está compondo no piano é ver a composição por uma perspectiva diferente. A decisão de escrever as partituras tem a ver com essa busca de encontrar coisas novas dentro de minha linguagem musical”.

Vamos ouvir no programa O SUL EM CIMA, músicas do álbum “Suite para piano y pulso velado” que são: Sublimación, Resiliencia, Pasaje Nocturno, Interludio en sol menor, La Edad del Cielo, Rondó Rodó, Otro Día en Uruguay, Sabelo, Watafac!,  Suíte de la Mamama, Trébol de Cinco Hojas, Caniches Blancos e Venancio.

 

Parte A

Parte B

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *