dsc_2198

O Sul em Cima 39- CCOMA

O duo eletrônico CCOMA é formado pelo trompetista Roberto Scopel e pelo percussionista e produtor Luciano Balen. A dupla tem como matéria-prima a música produzida eletronicamente, utilizando-se de elementos orgânicos como percussão, trompete, flugel horn, e acordeom. Com três álbuns lançados – Das CCOMA Projekt em 2009,  Incoming Jazz em 2010 e Peregrino, ganhador do 24° Prêmio da Música Brasileira, em 2013, na categoria Álbum Eletrônico – a dupla lançou em setembro, seu 4º disco, Subtropical Temperado. 

O álbum Subtropical Temperado (2016) do CCOMA abre possibilidades musicais do Sul ao Brasil e às suas fronteiras latinas em dez faixas que refletem o desejo do duo gaúcho pela tropicalidade. Essa busca incessante pelo calor é embalada por sua conhecida e premiada sonoridade eletrônica inspirada pelos sons da natureza. No novo disco, o baterista e produtor Luciano Balen e o trompetista e também produtor Roberto Scopel incorporam músicas de raíz de diferentes regiões da América do Sul ao som de sintetizadores e timbres que moldaram o final dos anos 1970 e o começo dos anos 1980. Subtropical Temperado apresenta contornos autênticos a partir de fortes referências de nomes como Kraftwerk, Jean Michel Jarre, Bjork, Marcos Valle, Azymuth e Donna Summer.

ccoma_9_guigo_dedececk

No disco e no show participam a cantora Etiene Nadine e o acordeonista e baixista Rafael De Boni. Também participaram do álbum o DJ e produtor radicado em Londres Moisés Matzenbacher e o pianista Ivan teixeira.

O projeto, que inclui a gravação do disco e shows de lançamento em sete cidades, foi contemplado pelo segundo edital do programa Natura Musical  e tem o financiamento do Pró-Cultura/RS do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. “Com a criação em 2014 de um edital exclusivo para o patrocínio da produção musical gaúcha, o programa ganhou a oportunidade de reconhecer e valorizar a cena local, em todas as suas vertentes, tradicional ou contemporânea”, diz Fernanda Paiva, gerente de Marketing Institucional da Natura.

Vamos ouvir em O Sul em Cima, as músicas: Subtropical, Aprendendo a Jogar, Hecha La Ley, Mira me, Máquina Latino-Americana de Ritmos, Tudo é Nada, Aço-Pessoa, Quase Profeta,  Casamento da Doralicia e Peleia, que fazem parte do novo álbum Subtropical Temperado. Todas as músicas são de Roberto Scopel e Luciano Balen (exceto “Aprendendo a jogar / Guilherme Arantes” ,  “Casamento da Doralice / Honeyde Bertussi e Adelar Bertussi”  e “Aço-Pessoa com letra de Dinarte Albuquerque Filho”).

Links Programa O SUL EM CIMA 39 – CCOMA                          

Parte A:

Parte B:

Contatos:

http://www.projetoccoma.com/

https://www.facebook.com/CCOMAoficial/?fref=ts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *