O Sul Em Cima 25 – EXPRESSO RURAL

O SUL EM CIMA dessa edição, mostra o trabalho do EXPRESSO RURAL, em especial as músicas do DVD Ao Vivo “35 anos de Rock Rural”.

Expresso Rural
Um dos ícones da música Catarinense dos anos 80. O Expresso Rural nasceu na época do boom dos festivais de música com o encontro dos músicos Zeca Petry e Daniel Lucena que compartilhavam o gosto comum por grupos como “Almôndegas” do RS (de onde surgiu a dupla Kleiton & Kledir), pelo trio Sá, Rodrix e Guarabyra, James Taylor, Cat Stevens e América. Sob esta forte influência, o Expresso Rural, sem saber, estava alavancando no Brasil o estilo que marcaria sua carreira em Santa Catarina, o “Rock Rural”. Em 1982 entram os músicos Volnei Varaschin e Paulo Back que juntamente com Marcos Guiorzi fecham a formação do grupo.
Em 1983 o Expresso Rural grava seu primeiro disco, denominado “Nas manhãs do Sul do Mundo”, mesmo título da música que os consagrou. O disco estava sendo ansiosamente esperado pelos fãs em todo Estado e em dezembro de 2003 até março de 2004, o disco foi o mais vendido em Santa Catarina desbancando o líder de vendas da época, Roberto Carlos. Das dez músicas, nove emplacaram os primeiros lugares nas rádios de Santa Catarina. O sucesso foi tanto que logo o Expresso Rural começou a preparar o seu segundo disco. Com uma mudança na formação e já com Márcio Correa nos teclados, o grupo passou a se chamar apenas “Expresso” e entram em estúdio para gravar o disco “Certos Amigos”, também título de canção que viria anos mais tarde a ser uma das músicas mais tocadas e admiradas no Estado.
Em 1986 com mais mudanças na formação, o grupo viaja para Europa onde grava seu terceiro disco denominado “Ímpar”. Este disco não faz o sucesso dos anteriores e seus integrantes iniciam carreiras solos. Mesmo sem acabar oficialmente, o Expresso se afasta dos palcos e volta a se reunir em 1991 para a gravação de um disco ao vivo. Em 1993, o grupo se reúne e grava o derradeiro disco, denominado “Romance em Casablanca” e em seguida se afasta definitivamente dos palcos e da mídia.
Nos anos 2000, com a difusão da internet, músicas do passado voltam à cena e o Expresso é lembrado constantemente pelos fãs carentes de músicas no estilo que admiravam. Estes fãs passaram para seus filhos o gosto pelo grupo e o Expresso Rural, mesmo afastado do palco por mais de 15 anos, tem suas músicas cada vez mais conhecidas e cantadas por grupos e cantores solos Brasil afora. Com forte apelo dos fãs, o grupo se reúne em 2007 para um show e o que era para ser apenas um reencontro, acabou virando uma turnê pelo Estado. Desde então, o Expresso Rural vem emocionando o público com suas canções, lotando todos os teatros por onde passa.
Em 2015, o Expresso Rural grava um DVD ao Vivo sob a tutela da Pimenta do Reino Produções, comandada pelo produtor Márcio Pimenta. O DVD foi lançado em 2 shows no maior teatro de Florianópolis nos dias 1 e 2 de junho e foram vendidas 1000 cópias em menos de 1 semana. O sucesso da gravação rendeu uma turnê que se inicia em julho e termina em novembro de 2016.
Vamos ouvir no programa O Sul em Cima, músicas do trabalho “35 anos de Rock Rural” do Expresso Rural! Imperdível!!
Ouçam Aqui – Programa 25/2016

Contatos Expresso Rural:
Shows: (48) 3234-9020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *