O Sul Em Cima 2 – JERÔNIMO JARDIM

Jerônimo Jardim  – Foto: Carlos Macedo/Agencia RBS

O SUL EM CIMA dessa edição é dedicado a obra de JERÔNIMO JARDIM, e mostra em especial músicas de seu novo CD “Singular e Plúrimo”.


Jerônimo é compositor, cantor, escritor, bacharel em direito, publicitário, servidor aposentado do Tribunal Regional do Trabalho, exerceu a advocacia e o cargo de professor de Direito e Processo do Trabalho na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande. Apesar de ter nascido em Jaguarão, considera-se bageense, pelo fato de ter nessa cidade suas raízes familiares. Durante sua infância, morou em diversas cidades do Rio Grande do Sul.
Nos anos 1970, mudou-se para Porto Alegre (RS), onde iniciou sua carreira artística, além de ter atuado também como publicitário. De 1973 a 1977, integrou, juntamente com Ivaldo Roque, Loma,Yoli e Tenison Ramos, o Grupo Pentagrama. Com o conjunto gravou um LP produzido por Ayrton dos Anjos para a gravadora Continental. Em 1978, lançou seu primeiro disco solo, “Jerônimo Jardim”, para a recém inaugurada gravadora gaúcha Isaec. 
Jerônimo Jardim estourou no restante do país em 1980, quando Elis Regina gravou a sua Moda de Sangue, incluída na trilha da novela Coração Alado. Em evidência, emplacou a canção Purpurina em primeiro lugar no Festival MPB Shell, em 1981. Mas a música, interpretada por Lucinha Lins, foi recebida com vaia – isso se repetiria em 1985 na California da Canção Nativa durante a apresentação de Astro Haragano.
Ali ele decidiu largar a música e ficou oito anos afastado, se dedicando a escrever livros infantis.
A volta foi no início dos anos 1990, quando sua música Portal começou a ser regravada pela nova geração de cantores gaúchos e venceu etapas regionais de festivais nacionais. Em mais de 40 anos de carreira, fez de tudo – de baladas a rock, passando por samba-enredo, choro e MPB. Com o trabalho anterior, De Viva Voz, venceu o Prêmio Açorianos de Melhor Compositor de MPB em 2011.
Em 2015 Jerônimo lançou o CD Singular e Plúrimo, que ele considera o melhor disco de sua carreira. Gravado todo ao vivo em estúdio, o álbum possui várias parcerias. Jerônimo conta no encarte do CD:
Nada mais singular e plúrimo do que o Universo, em que cada parte é importante e única como o ser que integram. “Plurimus”, em latim, significa mais de um, muitos. Em português, o uso corrente de “plúrimo” na linguagem jurídica é reconhecido pelo Instituto Euclides da Cunha, Achei a palavra adequada ante as minhas diversas caras, a variedade de gêneros musicais abordados na carreira, e o brilho próprio dos arranjadores, técnicos e artistas convidados.”
Além de Toneco da Costa, responsável pela direção musical, arranjos de base e primeiro violão, e Pedrinho Figueiredo, arranjador e instrumentista das flautas e do sax soprano, diretor técnico, responsável ainda pela mixagem e masterização, emprestaram seus talentos ao disco Mário Carvalho (baixo), Fernando do ó, Giovanni Berti e Edu Nascimento (percussão), Thiago Carretero (segundo violão e clarinete), Igara Paquola (violoncelo), Bernardo Zubaran (harmônica), Renato Müller (acordeon) e muitos outros músicos em Porto Alegre, Florianópolis e Osório.
A participação dos brilhantes convidados motivou a criação do título. Doaram seus excepcionais talentos, Sexto Sentido Cuba, O Samba, a Bossa e as Novas, Shana Muller, Danny Calixto, Simone Rasslan, Marcelo Delacroix, Luiz Coronel, Nelson Coelho de Castro, Greice Morelli, Gelson Oliveira, Zé Caradípia, Renata Adegas, Victor Hugo, Telmo Martins, Renato Borghetti, Isabela Fogaça, Neto Fagundes, Yoli Planagumá, Loma Pereira, Adriana Sperandir e Carlinhos Carneiro. Algumas canções são novíssimas. Outras, mais ou menos novas. Outras, bem antigas, que estavam esquecidas e inéditas.

COMPRA DE CD

Para adquirir o CD “Singular e Plúrimo” de Jerônimo Jardim é só procurar as instruções na sua página do Facebook: facebook.com/jeronimojardim  e também através do blog: http://jeronimojardim.zip.net/
Nesses locais tem todas as instruções para a compra.
Ou podem clicar direto nesse link para abrir o formulário de encomenda:

http://goo.gl/forms/KkOtjbhQ50

Vamos ouvir em O SUL EM CIMA as músicas desse lindo CD “Singular e Plúrimo” de Jerônimo Jardim.
Divirtam-se e comentem!!


Ouçam Aqui – Programa 2


Programa 2/2016 – JERÔNIMO JARDIM – Parte 1

Programa 2/2016 – JERÔNIMO JARDIM – Parte 2

One thought on “O Sul Em Cima 2 – JERÔNIMO JARDIM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *