O Sul Em Cima 41 – NETO FAGUNDES

O SUL EM CIMA dessa edição especial é dedicado a obra de NETO FAGUNDES!

Euclides Fagundes Neto, mais conhecido como Neto Fagundes (Alegrete, 15 de agosto de 1963) é um cantor, compositor, apresentador de TV e radialista. Neto é um dos mais conhecidos intérpretes da música regional gaúcha.
Membro da família Fagundes, conhecida pelo talento musical e dedicação a cultura gaúcha, quando criança costumava ouvir músicas italianas, do cantor Atahualpa Yupanqui, e chamamés e milongas argentinas no rádio do carro, nas diversas vezes em que sua família viajou cruzando o Rio Grande do Sul. Era comum acontecerem em muitos fins de semana saraus em sua casa, onde eram interpretados clássicos de Lupicínio Rodrigues, Catulo da Paixão Cearense, Pedro Raimundo e Luiz Gonzaga. Seu pai formou um trio com os filhos que participou de diversos festivais de música nativista, popular brasileira, de protesto e castelhana.
Em 1978, mudou-se para Porto Alegre. Na capital gaúcha começou a estudar Direito, ao mesmo tempo em que principiava a apresentar-se em bares. Em 1982, largou a faculdade e passou a dedicar-se exclusivamente à música.
Neto Fagundes
A voz e a imagem do gaúcho moderno são as marcas de Neto Fagundes no palco, em frente às câmeras, no rádio, em peças publicitárias e eventos. O cantor Neto Fagundes contou desde sempre com o estímulo do pai, Bagre Fagundes, e do avô Euclides Fagundes por quem foi intitulado “o cantor da família”. A sala da casa do avô foi o primeiro palco e a platéia era a família e convidados.
O contato com a diversidade cultural da fronteira e a experiência adquirida nos festivais nativistas tornaram Neto Fagundes um dos principais cantores da música gaúcha acumulando prêmios, muitos deles de melhor intérprete dos principais festivais do Estado. Iniciou a carreira de cantor ao lado do pai e do irmão Ernesto Fagundes no grupo Inhanduy nas primeiras apresentações e gravações de músicas como o Canto Alegretense e Origens, composições de Nico e Bagre Fagundes.
Em Porto Alegre formou dupla com Renato Borghetti no começo dos anos 80, no auge do movimento nativista. Neto Fagundes e Borghettinho foram aprimorando o contato com o público em apresentações nos bares da capital.
O primeiro registro solo foi o LP Gauchesco e Brasileiro, lançado em 1991 e relançado em CD dez anos depois. Nesse disco participaram o Ernesto Fagundes (percussão), João Vicente (gaita), Canela (baixo) que junto com o Neto formaram o grupo Contrabando e mais Bonitinho (violões e guitarra) e Jua Ferreira (bateria). Esse disco contou também com a participação especial de Loma. Em 1994, Neto lançou dois álbuns: Som do Sul e Neto Fagundes com composições próprias e canções premiadas em festivais. Neto Fagundes sempre defendeu a fusão musical com a presença do regionalismo gaúcho. Foi um dos pioneiros da música gaúcha ao se apresentar nos pincipais teatros de Porto Alegre, como o Teatro da OSPA, a Reitoria da UFRGS e o histórico Theatro São Pedro. Em 1997, lançou o CD Regional Brasileiro e em 1999 o CD Metendo Chamamé, conquistando todos os troféus do Prêmio Açorianos a que foi indicado: melhor cantor, melhor disco regional e melhor espetáculo. Em 2001 Neto Fagundes lança Festa em Porto Alegre, álbum com canções de um dos principais compositores da música regional gaúcha, Elton Saldanha. No início de 1997, apresentou-se no Teatro Alvear, em Buenos Aires. No ano seguinte, na França, cantou no projeto Sud a Sur, em Sanary Sur Mer e no evento Tempo de Brasil no Museu do Louvre, em Paris. Nessa época, passou a apresentar o programa “Encontro”, no Canal Rural e o programa “Regional Brasileiro”, na Rádio Pop Rock. 
Em 2000, Neto Fagundes assumiu a apresentação do Programa Galpão Crioulo na RBSTV. Desde a sua criação, o programa era apresentado por Nico Fagundes. Em 2000 o programa foi brevemente apresentado pelo sobrinho de Nico, Neto Fagundes, por causa de uma doença de Nico. Depois ambos passaram a apresentar juntos o programa. O Galpão Crioulo é exibido desde 1982 e atualmente é apresentado por Neto Fagundes e Shana Muller que assumiu em 2012 durante a Expointer. Nesse ano de 2015, Neto Fagundes comemora 15 anos de Galpão Crioulo. O programa apresenta aspectos da cultura gaúcha, mas sobretudo a música regional do RS.
Neto lançou em 2007 o CD do projeto Rock de Galpão ao lado da banda Estado das Coisas onde a guitarra distorcida se mistura ao toque da gaita gaúcha e abre caminhos com releituras de autores gaúchos.
Na Rádio Atlântida FM, Neto Fagundes participa como “estrela móvel” no programa humorístico Pretinho Básico e atua pela TVCOM na cobertura do Planeta Atlântida, um dos maiores festivais de rock do Brasil que acontece no litoral gaúcho.
No grupo Os Fagundes, Neto mostra o talento da sua voz e simpatia e representa “o moço que canta o pago em cada canção e traz na própria garganta o eco do seu violão”,

Vamos ouvir no programa, um pouco de sua obra, em especial músicas do seu trabalho “O Pago em cada Canção” de 2012. O programa está imperdível!!

Ouçam Aqui – Programa 41

Programa 41/2015 – NETO FAGUNDES – Parte A

Programa 41/2015 – NETO FAGUNDES – Parte B  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *