O Sul Em Cima 37 – TIAGO IORC

Tiago Iorc – Foto: Breno Galtier

O SUL EM CIMA dessa semana é dedicado ao trabalho de TIAGO IORC.

Tiago nasceu em Brasília, mas se mudou com toda a família para a Inglaterra aos dez meses de idade. Lá, viveu até os seus 5 anos. Seu início da música deu-se em Passo Fundo, terra dos avós, no Rio Grande do Sul, onde morou quando retornou ao Brasil.
Quando completou 10 anos de idade, o jovem músico se mudou com a família para os EUA, onde permaneceu por um ano. O domínio do idioma inglês influenciou nas composições, marcando o início da sua carreira como músico e compositor. Tiago saiu da casa dos pais definitivamente aos 17 anos para estudar publicidade numa universidade de Curitiba/PR.
Ganhou notoriedade musical ao cantar “Scared” em um festival de música da PUC-PR. No ano seguinte, a música fez parte da trilha sonora da novela Duas Caras. Em 2009, a regravação de “My Girl” virou um sucesso na novela de Manoel Carlos, Viver a Vida. Em 2010, foi a vez de “Gave me a Name” entrar como tema de novela A Vida da Gente. Em Malhação, suas músicas sempre fazem parte da trilha sonora como “Fine” em 2011, “Story of Man” em 2012 e “Nothing But a Song” em 2007, essa última culminou no lançamento do seu primeiro disco Let Yourself In. 
Seu segundo disco de estúdio Umbilical foi gravado no Rio de Janeiro e em Nova York, e contou com a produção do americano Andy Chase, que já trabalhou com a banda de rock alternativo The Smashing Pumpkins. Além do Brasil, o disco foi lançado na Coréia do Sul, Portugal, Estados Unidos e Japão.
Em 2013 lançou Zeski, seu terceiro disco de estúdio com músicas em inglês e português.
Troco Likes é o quarto álbum de estúdio de Tiago Iorc e foi lançado em julho de 2015. Esse álbum marca uma nova fase musical do cantor, nele está repleto de músicas em português, um fato inédito na trajetória do artista, que compôs em inglês desde que surgiu no cenário musical em 2008. O primeiro single do álbum é a canção “Coisa Linda”.
Quase todas as faixas são de composições autorais de Tiago, a música “Bossa”, é uma releitura da banda Cidadão Quem do álbum Spermatozoon (1998). A canção “Coisa Linda” foi feita para sua namorada, a atriz Isabelle Drummond.
O nome do novo disco representa uma crítica velada à atual sociedade, que faz de tudo para ser um pouquinho famosa na era virtual. Um “troco likes” apoiado a uma capa que traz a ilustração que representa Iorc com um sorriso feito forçadamente por prendedores foca na direção do apontar o dedo àquelas pessoas que vivem de falsas aparências, principalmente no meio virtual. A ilustração da capa foi feita pelo artista Néstor Canavarro, apenas com lápis de cor e uma folha de papel.
Sobre o idioma das músicas que Tiago compôe, ele diz: “Não tenho mais essa divisão de cantar inglês ou português. Antes, eu só canatava em inglês, pois era mais fácil compor assim, saia naturalmente. Por isso, muita gente acaba achando que eu não sou brasileiro. Quando comecei a cantar em português, me senti um estrangeiro sem domínio da língua. Aí fui estudar, fazer laboratório e percebi que estava na hora de fazer um disco com músicas do idioma daqui”.
Vamos ouvir no programa O Sul em Cima as músicas Nothing But a Song e Blame do CD Let Yourself In, What Would You Say e Música Inédita do CD Zeski, os singles What a Wonderful World e Dia Especial e do CD Troco Likes as músicas Alexandria, Amei Te Ver, Mil Razões, Coisa Linda, Bossa, Cataflor e Sol que Faltava.
Divirtam-se e comentem!!
Ouçam Aqui – Programa 37

https://www.facebook.com/iorcmusic/?fref=ts
http://tiagoiorc.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *