O Sul Em Cima 35 – VICTOR HUGO

O SUL EM CIMA dessa edição, é dedicado ao trabalho de VICTOR HUGO, mostrando as músicas do seu mais recente CD CIBERNAUTA.

O cantor  nasceu em Taquara/RS e reside em Porto Alegre desde 1982. Revelado no ciclo dos festivais do Rio Grande do Sul onde, por diversas vezes, foi premiado como melhor intérprete, é dono de uma voz privilegiada e sua atividade artística transita pelos gêneros MPB e nativismo, com destaque para canções de natureza romântica. No circuito internacional, representou o Brasil por três vezes no Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes, respectivamente em Moscou, na Coréia do Norte e em Cuba. A convite da Unesco, cantou em Paris durante as comemorações alusivas aos 40 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Escolhido para titular da Secretaria de Estado da Cultura no governo Sartori, o músico Victor Hugo volta esse ano ao cargo que já ocupou entre 2003 e 2006.
Cada Vez Mais, seu disco de estréia, recebeu o Prêmio Sharp de revelação na categoria Música Popular Brasileira. Além deste álbum, lançou pela USA Discos os álbuns Tchê e Coisarada e, ainda, a produção independente, Vivências, trabalho conjunto com Geraldo Flach e Fernando do Ó, interpretando canções de Sérgio Napp e Mário Barbará.
O CD Cibernauta foi viabilizado através do sistema crowdfunding (Traga Seu Show) e foi gravado em 2013/2014 nos estúdios O Som da Luz (Porto Alegre) e Cia A3 (Osório).
Todas as canções do disco são de autoria do compositor Jerônimo Jardim. A escolha de Victor por cantar a obra de Jerônimo se deu, antes de mais nada, por sua admiração, identificação e afinidade com a trajetória musical do amigo.
Os músicos que participam desse trabalho são Cristian Sperandir (direção musical, arranjos, teclados, piano e vocais), Adriano Sperandir (violões, guitarra e vocais), Adriana Sperandir (vocais), Fernando do Ó Neto (percussão), Cri Ramos (baixo), Sandro Bonato (bateria) e Pedro Figueiredo (flauta). Mixado por Adriano Sperandir, Cristian Sperandir e Sepeh de los Santos e masterizado por Marcos Abreu.

No início do programa, vamos ouvir também um trecho do livro Perdas & Ganhos de Lya Luft lançado em 2003 pela Editora Record.
Lya Fett Luft (1938) é uma escritora brasileira e nasceu em Santa Cruz do Sul/RS. Sua produção literária reúne poesias, ensaios, contos, literatura infantil, crônicas e romances. Tem mais de vinte obras publicadas. Foi tradutora e professora universitária.
Estudou em Porto Alegre, onde se formou em Pedagogia e Letras Anglo-Germânicas pela Pontifícia Universidade Católica. Seus primeiros poemas, foram reunidos no livro “Canções do Limiar” (1964). Entre 1970 e 1982, trabalhou como professora de Linguística na Faculdade Porto-Alegrense. Em 1975 obteve o grau de mestre em Linguística pela PUC/RS e em 1978 em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Em 1996, seu livro de ensaios “O Rio do Meio” foi considerado a melhor obra de ficção do ano, recebendo o Prêmio APCA. Desde 2004, Lya Luft é colunista da revista Veja. Seu livro mais recente é Paisagem Brasileira de 2015.

Vamos ouvir no programa O Sul Em Cima, as músicas do lindo CD Cibernauta! Vale conferir!
Ouçam Aqui – Programa 35

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *