O Sul Em Cima 28 – TRAMA TRIO

O SUL EM CIMA dessa edição apresenta o trabalho do TRAMA TRIO.

Trama trio é um grupo instrumental autoral formado pelos músicos catarinenses Gabriel Vieira (violino), Rafael Calegari (contrabaixo) e Pedro Loch (violão). Suas composições e interpretações seguem referências de diversas esferas da música brasileira, como o violino popular, os ritmos tradicionais do sul do Brasil, além de fortes influências do samba, choro, baião, maracatu, entre outros.
Com uma rica sonoridade baseada em instrumentos de cordas, o estilo percussivo e rítmico de cada músico passeia pelos mais variados ritmos brasileiros e sul-americanos, preenchendo lacunas e funções dos instrumentos de percussão tradicionais. A formação acadêmica em música de seus integrantes possibilita uma união entre os ritmos e tradições da música popular com o conhecimento e a erudição em harmonia, arranjo e composição. O mergulho nessas diferentes esferas da música torna possível um trabalho de caráter intimista, que explora ritmos e dinâmicas, unindo o simples ao rebuscado, o popular ao acadêmico.
Gabriel Vieira é bacharel em Violino, na Universidade do Estado de Santa Catarina. Natural de Joinville – SC, iniciou seus estudos musicais aos 7 anos de idade na Casa da Cultura – Escola de Música Villa-Lobos. Integrou os grupos Joinvilenses Quinteto Anagajanfá, Orquestra Experimental e orquestra Sociesc. Participou como violinista durante 6 anos na Orquestra Filarmônica de Jaraguá do Sul do teatro SCAR.
Rafael Calegari Músico, baixista, compositor e arranjador, transferiu-se para Florianópolis, onde passou a desenvolver a carreira artística e graduou-se em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).
Pedro Loch é violonista/guitarrista, compositor e arranjador residente em Florianópolis. Começou a tocar violão aos 13 anos e aos 17 passou a trabalhar profissionalmente com a música. Os caminhos da música o levaram a se especializar na linguagem do jazz e nos ritmos da música brasileira.

MERGULHO – DISCO

Primeiro trabalho do grupo, o disco Mergulho, foi um projeto contemplado pelo edital cultural Elisabete Anderle, concebido pela Fundação Catarinense de Cultura. Registro feito ao vivo, o grupo buscou a imersão para executar o trabalho, mergulhando nos ares da serra catarinense por dez dias. Através do conceito de estúdio móvel trazido pelo Estúdio Araruna, associado ao projeto MUSICASA da artista Tatiana Cobbett, foi possível elaborar, arranjar e gravar durante a estadia em um sítio na cidade de Anitápolis/SC. Além da inspiração nas montanhas, o grupo também buscou o contraste do mar, gravando por mais quatro dias na Freguesia de Santo Antônio de Lisboa, bairro com uma paisagem inspiradora da cidade de Florianópolis/SC. O disco traz também a participação dos músicos Carlinhos Antunes, compositor e instrumentista paulista especialista em instrumentos de cordas, o pianista Luiz Gustavo Zago, o baterista Neto Fernandes e da cantora e compositora Tatiana Cobbett. O compositor Alegre Corrêa, referência musical do grupo assina duas faixas do disco.
“O Trama Trio  trabalha a arte de forma orgânica, e por isso não buscou o isolamento em um universo artificial para criar. Eles se aproveitaram das possibilidades do ambiente, do contraste das montanhas com o mar, para conceber o trabalho. Isso tudo está implícito nas canções. Ao ouvir o disco, fica a sensação de conforto porque a idéia de imersão é essa – discutir, criar, elaborar o arranjo, montar e gravar – tudo em conjunto. O primeiro disco do trio chama Mergulho porque cada música foi negociada a partir desse conceito sonoro.” (Fabiane Tomaselli, jornalista Rádio UDESC).
Vamos ouvir no programa O Sul em Cima, músicas do ótimo CD MERGULHO do Trama Trio e no início também ouviremos texto parcial intitulado Procura-se um Barbeiro de autoria de Fabrício Carpinejar e que está no seu livro Beleza Interior.

Ouçam Aqui – Programa 28

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *