O Sul Em Cima 20 – JORGE DREXLER

O SUL EM CIMA dessa edição é dedicado a obra de JORGE DREXLER.

O uruguaio Jorge Drexler começou a escrever músicas no ano de 1989, e logo em seguida, no ano de 1992 lançou o seu primeiro disco, intitulado “La Luz Que Sabe Robar” e nesse mesmo ano se formou em medicina na faculdade da República Oriental do Uruguai. Suas composições foram gravadas por artistas como Shakira, Mercedes Sosa, Omara Portuondo e por brasileiros como Maria Rita, Zélia Duncan e Paulinho Moska.

Em meados de 1994 lançou o seu segundo disco, intitulado “Radar“. Esse disco encerrou a sua etapa no Uruguai e a sua mudança para a Espanha, país onde vive até os dias de hoje. Foi lá onde ele gravou “Vaivén“, seu terceiro álbum em estúdio, com participações de Joaquin Sabina, Luis Eduardo Aute e Javier Álvarez.
Mas foi no ano de 2005 que Jorge Drexler ganhou mais notoriedade, ao receber o Oscar de “Melhor Canção Original” pela música “Del Otro Lado Del Rio“, que pertence ao filme “Diários de Motocicleta” do brasileiro Walter Salles. Essa foi a primeira música em espanhol na história da premiação a receber o prêmio.
Jorge Drexler conseguiu, entre outros prêmios, 10 indicações aos “Latin Grammy Awards”, 3 indicações aos “Grammy Awards”, 2 indicações aos “MTV Latin Awards” e recebeu o “Premio de La Música” na Espanha, “Prêmio Goya” pela melhor canção original por “Que El Soneto Nos Tome Por Sorpresa“, além de disco de platina no Uruguai e discos de ouros na Espanha e Argentina.
Suas músicas também foram incluídas em filmes como: “No Sos Vos, Soy Yo“, “Retrato de uma Mujer con Hombre al Fondo“, “Las Razones de Mis Amigos“, “Antigua Vida Mia“, “Spoils Of War“, “Cándida” e outros.

O SUL EM CIMA dessa edição mostra as músicas do seu mais recente trabalho intitulado “BAILAR EN LA CUEVA” lançado em 2014. Gravado em Bogotá e Madrid, “Bailar en la Cueva” ganhou o Grammy Latino de Gravação do Ano com a faixa “Universos Paralelos”, e também levou o prêmio de melhor álbum de compositor.
Repleto de grandes canções e grandes colaborações, o disco conta com participações de Caetano Veloso na faixa “Bolívia“, Bomba Estéreo em “Bailar en la cueva“, o rap da chilena Ana Tijoux em “Universos Paralelos“, e a produção musical de Eduardo Cabra (Calle 13) em “Todo cae“.
No início do programa, Kleiton comenta sobre o livro “A Espada do General” de autoria de Lourenço Cazarré, lançado em espanhol. O programa está imperdível!
Divirtam-se e comentem!!

Ouçam Aqui – Programa 20

Programa 20/2015 – JORGE DREXLER – Parte 1

Programa 20/2015 – JORGE DREXLER – Parte 2

https://www.facebook.com/JorgeDrexlerOficial?fref=ts
http://jorgedrexler.com/bailarenlacueva/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *