O Sul Em Cima 3 – KLEITON & KLEDIR (Outros intérpretes)

O SUL EM CIMA dessa semana, vai mostrar músicas de Kleiton & Kledir interpretadas por outros artistas.
Kleiton & Kledir começaram a estudar música muito cedo e nos anos 70 lançaram com mais três amigos a banda “Almôndegas”, que foi um marco na história da música do Rio Grande do Sul. Foram 4 discos, muitos shows e a mudança para o Rio de Janeiro.
Em 1980 saiu o primeiro disco da dupla K&K. O sucesso foi imediato e os shows arrastavam um público enorme por todo o Brasil.. Lançaram vários discos (inclusive um em espanhol) o que lhes rendeu disco de ouro e shows por EUA, Europa e América Latina. Gravaram em Los Angeles, Nova York, Lisboa, Paris, Miami e Buenos Aires. Suas composições foram gravadas por Simone, Nara Leão, MPB4, Caetano Veloso, Xuxa, Cláudia Leitte, Fafá de Belém, Fábio Jr., Nenhum de Nós, Zizi Possi, Ivan Lins, Chitãozinho e Xororó, Zezé de Camargo e Luciano, Leonardo, Belchior, Emílio Santiago e muitos outros. Também pelo mundo afora suas músicas ganharam versões de grandes artistas, como os argentinos Mercedes Sosa e Fito Paez, a cantora portuguesa Eugenia Mello e Castro e a japonesa Chie.
Em 1987, apesar de tanto sucesso, a dupla se separou. Depois de vários anos, K&K retomaram a carreira, emocionando seus admiradores e conquistando uma nova geração de fãs. Lançaram os CDs “Dois” (Som Livre), “Clássicos do Sul” (Universal) e coletâneas.
Em 2005 gravaram o CD/DVD “Kleiton & Kledir – ao vivo” (Som Livre/RBS), que traz uma releitura da carreira de tanto sucesso. Em 2009, lançaram “Autorretrato”, disco de inéditas pela Som Livre. O CD tem produção de Paul Ralphes e o DVD traz um filme-documentário com direção de Edson Erdmann.
Depois de vários anos fazendo sucesso entre os adultos, K&K resolveram  compor para crianças e lançaram o CD/DVD Par ou Ímpar com o Grupo Tholl e montaram um espetáculo que vai ficar para sempre no imaginário de nossas crianças.
Vamos mostrar nesse programa, composições de Kleiton e Kledir interpretados pelos seguintes artistas:
Vira Virou  (Kleiton Ramil) – MPB4
Dança (Kleiton Ramil) – Emílio Santiago
A Ilha (Kleiton & Kledir) – Chie
Loucos de Cara (Kleiton Ramil e Vitor Ramil) – Vitor Ramil
Tô que tô (Kleiton & Kledir) – Simone
Maria Fumaça (Kleiton & Kledir) – Grupo Tradição (com Michel Teló)
Viva (Kledir Ramil) – A Cor do Som
Paixão (Kledir Ramil)  – Cláudia Leite
Capaz (Kleiton & Kledir) – Cordas & Rimas
Autorretrato (Kleiton & Kledir) – Danadões
Vira Viró (Kleiton Ramil) – Mercedes Sosa e K&K
Divirtam-se e comentem!

Ouçam Aqui – Programa 03

Programa 03/2015 – Kleiton & Kledir – Outros intérpretes ´- Parte 1

Programa 03/2015 – Kleiton & Kledir – Outros intérpretes –  Parte 2

O Sul Em Cima 2 – MARCELO DELACROIX

Marcelo Delacroix  – Foto Tielle de Mello
O SUL EM CIMA dessa semana mostra o trabalho do músico, compositor, arranjador, produtor e educador musical MARCELO DELACROIX.
Marcelo Delacroix estudou na Escola de Música da OSPA e cursou o Bacharelado em Música na UFRGS, com ênfase no violão. Atualmente cursa a Licenciatura em Música, nessa mesma instituição.
Tem dois discos independentes gravados, Marcelo Delacroix (2000), com o qual ganhou o Prêmio Açorianos de Música de Melhor Disco de MPB, e Depois do Raio (2006), premiado com os Prêmios Açorianos de Melhor Disco de MPB, e Melhor Disco do Ano. Depois do Raio traz novas composições próprias em parceria com Arthur de Faria, Arnaldo Antunes, Nelson Coelho de Castro, Sérgio Napp e Ronald Augusto, além de um poema musicado de Ricardo Reis, e a regravação de Cantiga de Eira, de Barbosa Lessa.

Tem participação em diversos discos, entre eles: Mosaico, do violonista Ângelo Primon, Quebra cabeça, Cuidado que Mancha, Adriana Marques e o Bando Barato pra Cachorro, Arthur de Faria e Seu Conjunto.
Recebeu diversos prêmios e/ou indicações, por suas trilhas para Teatro e Dança, entre eles Os crimes da Rua do Arvoredo, A bota e sua meia, e Homem Branco e Pele Vermelha, com direção de Camilo de Lélis.
Em 2005 compôs a trilha de Entre quatro paredes, com direção de Élcio Rossini. Em 2006, em parceria com Simone Rasslan, compôs a música e fez a preparação musical dos atores de Sonho de uma noite de verão, com direção de Patrícia Fagundes, ganhador dos Prêmios Açorianos e Prêmio Quero-Quero de Melhor Trilha para Teatro Adulto.

Trabalhou também na função de Diretor Musical de diversos espetáculos teatrais, entre eles: Os Saltimbancos e A Arca de Noé com direção de Zé Adão Barbosa, O Príncipe que nasceu azul, direção de Marcelo Aquino, Antígona, com direção de Luciano Alabarse.
Atua também como educador musical, já tendo trabalhado em diversas escolas e projetos sociais. Apresentou-se com a Orquestra de Câmara da Ulbra ao lado do pianista Geraldo Flach e criou o show  Poa Montevideo/Sin Fronteras, ao lado de Vitor Ramil, Ana Prada e Daniel Drexler, apresentado nas duas capitais.
Recentemente lançou o disco Canciones Cruzadas em parceria com o músico uruguaio Dany López.
Vamos apresentar no programa O SUL EM CIMA o trabalho de Marcelo, em especial músicas do seu disco “Depois do Raio”.
Divirtam-se e comentem!

Ouçam Aqui – Programa 2

Programa 2/2015 – Marcelo Delacroix – Parte 1

Programa 2/2015 – Marcelo Delacroix – Parte 2

O Sul Em Cima 1 – LEANDRO MAIA

O SUL EM CIMA dessa edição mostra o trabalho de Leandro Maia, em especial o CD Suíte Maria Bonita e Outras Veredas, seu terceiro trabalho de estúdio.
LEANDRO MAIA é cantor, violonista e compositor. Teve seu CD de estréia, Palavreio, lançado em 2007, premiado com o Açorianos de Música de Revelação. Lançou em 2013 seu segundo disco, intitulado Mandinho – Prêmio Açorianos de Música de Melhor Disco Infantil e indicado a Melhor Espetáculo do Ano. Em 2014, apresenta seu terceiro trabalho de estúdio, Suíte Maria Bonita e Outras Veredas, produzido por André Mehmari.
Professor de Música na Universidade Federal de Pelotas, também é Mestre em Literatura Brasileira pela UFRGS. Mais sobre o autor em www.leandromaia.com.br
“Decidi que meu caminho era letrar músicas instrumentais, elaboradas, complexas, num intricado jogo de xadrez. Dedicaria atenção à composição de letras para músicas que me movessem e provocassem profundamente. Que mexessem com meu intelecto e desafiassem minha compreensão musical. Minha tarefa seria de tradutor: traduziria para o idioma vulgar o que as melodias guardavam de sagrado e obscuro em suas versões instrumentais.”

Dedicado à figura feminina e uma ode ao mundo histórico-literário, o disco Suíte Maria Bonita e Outras Veredas começou a ser gestado em 2009, quando o violonista e cantor Leandro Maia já havia decidido mergulhar na música instrumental produzida por músicos que admirava, como André Mehmari, Fábio Mentz, Thiago Colombo e Marcelo Delacroix. Da interface com ídolos-parceiros, nasceu um audacioso CD.
Com 15 canções, o trabalho – dirigido e produzido pelo premiado multi-instrumentista André Mehmari – propõe uma “Nova Canção Brasileira de Câmara” através da interface entre o dito “erudito” e o dito “popular”. Contemplado em 2013 com Prêmio Funarte de Música Brasileira, o álbum foi gravado em São Paulo/Mairiporã (Estúdio Monteverdi, de Mehmari) entre março e junho de 2014; com gravações complementares em Pelotas e Porto Alegre no mesmo período.
Uma faixa em especial teve registro em Lisboa em abril de 2014. A célebre cantora portuguesa Maria João Grancha participa interpretando a faixa Waterfall, letra em inglês de Leandro sobre melodia de André.
Sobre a participação de luxo de Maria João abrilhantando o trabalho, o músico gaúcho diz: “Acredito que a maravilhosa interpretação dela dê conta de toda a multiplicidade e complexidade do feminino que gostaríamos de refletir no disco: delicadeza, valentia, astúcia, romance, carinho, cuidado, profundidade e um olhar especial sobre o mundo e as coisas”. 
O disco conta ainda com participações de Vitor Ramil, Marcelo Delacroix, Sérgio Santos, Thiago Colombo, Fábio Mentz e Sílvio Mansani. A sonoridade do disco tem performances de Luke Faro (bateria), Miguel Tejera (baixo elétrico) e Neymar Dias (contrabaixo acústico e viola caipira), além de participações de Fábio Mentz (fagote), Pedrinho Figueiredo (flautas) e Antonio Loureiro (vibrafone).
Vale conferir mais esse maravilhoso trabalho de Leandro Maia! 
Divirtam-se e comentem!!
Ouçam Aqui – Programa 01