O Sul Em Cima 31 / 32 – KLEITON & KLEDIR

O SUL EM CIMA Especial dessa semana, vai mostrar músicas de vários momentos de KLEITON & KLEDIR.

Kleiton & Kledir começaram a estudar música muito cedo e nos anos 70 lançaram com mais três amigos a banda “Almôndegas”, que foi um marco na história da música do Rio Grande do Sul, Foram 4 discos, muitos shows e a mudança para o Rio de Janeiro.
Nesse mês de novembro, comemoramos os 35 anos do surgimento da dupla Kleiton & Kledir porque foi no dia 22 de novembro de 1979 que eles interpretaram pela primeira vez “Maria Fumaça”, no Festival da Tupi, no Anhembi, em São Paulo. Foi a primeira interpretação dos irmãos Ramil depois do fim dos Almôndegas. Mas não necessariamente a primeira vez que cantaram em dupla.

Nessa foto de infância eles estão no colégio, em Pelotas, cantando “Maringá”.
Já em dezembro de 1975, ambos foram a Uruguaiana defender “Piquete do Caveira”, de Kledir e Fogaça, na Califórnia da Canção Nativa. Venceram na categoria “Projeção Folclórica”.

Em 1980 saiu o primeiro disco da dupla K&K. O sucesso foi imediato e os shows arrastavam um público enorme por todo o Brasil. Lançaram vários discos (inclusive um em espanhol) o que lhes rendeu disco de ouro e shows por EUA, Europa e América Latina. Gravaram em Los Angeles, Nova York, Lisboa, Paris, Miami e Buenos Aires. Suas composições foram gravadas por Simone, Nara Leão, MPB4, Caetano Veloso, Xuxa, Cláudia Leitte, Fafá de Belém, Fábio Jr, Nenhum de Nós, Zizi Possi, Ivan Lins, Chitãozinho e Xororó, Zezé de Camargo e Luciano, Leonardo, Belchior, Emílio Santiago e muitos outros. Também pelo mundo afora suas músicas ganharam versões de grandes artistas, como os argentinos Mercedes Sosa e Fito Paez, a cantora portuguesa Eugenia Mello e Castro e a japonesa Chie.
Em 1987, apesar de tanto sucesso, a dupla se separou. Depois de vários anos, K&K retomaram a carreira, emocionando seus admiradores e conquistando uma nova geração de fãs. Lançaram os CDs “Dois” (Som Livre”, “Clássicos do Sul” (Universal) e coletâneas.
foto: Rodrigo Lopes
Em 2005 gravaram o CD/DVD “Kleiton & Kledir – ao vivo” (Som Livre/RBS), que traz uma releitura da carreira de tanto sucesso. O disco, com produção do inglês Paul Ralphes, recebeu o prêmio TIM de Melhor Disco do Ano, na categoria Canção Popular. Em 2009, lançaram “Autorretrato”, disco de inéditas pela Som Livre, que recebeu o Prêmio Açorianos de “DVD do Ano” e foi finalista do troféu “MELHOR DISCO”, no 21º Prêmio da Música Brasileira. O CD tem produção de Paul Ralphes e o DVD traz um filme-documentário com direção de Edson Erdmann.
Recentemente, K&K receberam várias homenagens, entre elas o título de Cidadãos Portoalegrenses. Kleiton foi condecorado como Cônsul Emérito do Grêmio e Kledir recebeu o título de Cônsul Cultural do Internacional. A vida dos irmãos foi tema de enredo da Academia do Samba, no carnaval de Pelotas e receberam uma homenagem especial do Prêmio Açorianos de Música de 2011, pelo conjunto da obra.
foto: Rodrigo Lopes
Depois de vários anos fazendo sucesso entre os adultos, Kleiton & Kledir, resolveram compor para crianças e lançaram pela gravadora Biscoito Fino O cd “Par ou Ímpar”, com músicas inspiradas nesse universo infantil cheio de fantasia e imaginação. O disco traz canções que falam de bichos, mágicos, bruxas, pirulitos estranhos, pum perfumado, brincadeiras de rua e até uma versão infantil da eterna guerra dos sexos. O CD tem a participação especial da atriz Fabiana Karla e foi indicado a Melhor Disco Infantil, 23º Prêmio da Música Brasileira.
Entusiasmados com o reconhecimento unânime de público e de crítica, K&K se uniram ao Grupo THOLL para realizar um espetáculo que vai ficar para sempre no imaginário de nossas crianças. O Grupo THOLL é criador de espetáculos infantis, teatrais e circenses, de extrema alegria, exuberância e bom gosto. “Par ou Ímpar”, o espetáculo reunindo K&K + Grupo THOLL + Fabiana Karla, foi gravado ao vivo em Porto Alegre e foi lançado em CD/DVD pela Biscoito Fino.

Foto: Juliano Kirinus

vamos mostrar no programa 2,  músicas do “Par ou Ímpar Ao Vivo” com K&K e Grupo Tholl.

Agora, K&K estão em estúdio gravando um novo disco com previsão de lançamento em março/2015!!! Aguardem boas notícias!!

Enquanto aguardamos o disco novo, ouçam aqui  nesse programa, músicas de vários momentos de Kleiton & Kledir e trechos deliciosos do Livro “O Pai Invisível” de Kledir Ramil.

Divirtam-se e comentem!!

Ouçam Aqui – Programa 31


Programa 31 – Kleiton & Kledir – Parte A

Programa 31 – Kleiton & Kledir – Parte B

Ouçam Aqui – Programa 32

Programa 32 – Par ou Ímpar – Parte A

Programa 32 – Par ou Ímpar – Parte B

Fontes:
http://www.kleitonekledir.com.br/
https://www.facebook.com/kleitonekledir
http://emiliopacheco.blogspot.com.br/2009/11/30-anos-de-kleiton-e-kledir.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *