O Sul Em Cima 26 – BANDA SELTON

O SUL EM CIMA dessa semana vai mostrar o trabalho da BANDA SELTON.
Consolidado na Itália após dar os primeiros passos na Espanha, o quarteto brasileiro Selton lança “Saudade” (Ghost Records, 2013), terceiro CD da banda, álbum que reúne composições em inglês, italiano e português.

Gravado entre agosto e novembro de 2012, em Milão, cidade-base da banda vinda de Porto Alegre, a obra climatiza em pouco menos de 30 minutos a desprendida energia de RAMIRO LEVY (voz, guitarra e ukelele), RICARDO FISCHMANN (voz, guitarra e sintetizador), EDUARDO STEIN DECHTIAR (voz e baixo) e DANIEL PLENTZ (voz, bateria e drum machine).
Tudo começou em Barcelona quando, por acaso, os gaúchos Eduardo Dechtiar e Ramiro Levy encontraram os antigos colegas de escola Ricardo Fischmann e Daniel Plentz, em 2006. Estavam na faculdade e resolveram fazer intercâmbio pela Europa. Então, para se manterem nesse período, resolveram montar uma banda, tocando em parques e ruas da cidade espanhola. Passados dois anos, o som dos porto-alegrenses agradou aos ouvidos de um produtor da MTV Italiana. Daquele encontro, surgiu o convite do produtor musical Gaetano Cappa para trocar o espanhol pelo italiano e se mudar para Milão.
Primeiro disco: Inspirados pelo compositor Enzo Jannacci, o Selton regravou canções tradicionais da Itália numa estética mais roqueira e com letras em português, resultando no disco Banana à Milanesa (Barlumen Records, 2008), que chamou a atenção da crítica local.
Em 2010, a banda expandiu sua repercussão na Itália com um surpreendente álbum de composições próprias, escritas em português e inglês: 0 CD SELTON.
Publicações como  Rolling Stone e Internazionale destacaram o disco como um dos grandes lançamentos daquele ano e os músicos embarcaram em turnê pelo país. Bélgica, Portugal, Inglaterra e Alemanha também acolheram os porto-alegrenses.
SAUDADE
Movido pelo espírito aventureiro de permanecer como se estivesse na terra pátria em cada um dos países que acolheram sua música, o Selton convocou para a produção de Saudade o engenheiro de som italiano Tommaso Colliva, conhecido por trabalhos com Franz Ferdinand e Muse.
Mas é o Brasil que o grupo celebra na primeira faixa do disco, “Qui Nem Giló (Saudade)“, de autoria do rei do baião Luiz Gonzaga, que conta com a colaboração do multi-instrumentista Arto Lindsay. Outro músico que colabora no álbum é o compositor Dente, importante nome da cena italiana atual. Além de auxiliar no processo de tradução de algumas faixas para a língua local, ele canta na versão alternativa de “Drunken Sunshine”, lançada apenas na edição em CD comercializada na Itália.  Essa versão se chama Piccola Sbronza.
O álbum já rendeu longa turnê européia, que incluiu Milão, Roma, Florença, Bolonha, Nápoles e Turim, entre outras cidades italianas, passou por Londres, Paris e Berlim, e deixou saudade no Brasil – em sete dias no país, eles visitaram São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Desde a primeira turnê brasileira em maio de 2013, o disco “Saudade” teve um reconhecimento importante por parte da crítica.
“-É uma sensação estranha e, ao mesmo tempo, muito estimulante para a gente. Quando saímos de Porto Alegre, há oito anos, nem sequer imaginávamos que a banda viesse a existir. Hoje, a Selton é o centro das nossas vidas e, pela primeira vez, está começando a chegar no Brasil de maneira mais sólida, – diz Ramiro”.
Vamos ouvir então no programa O Sul Em Cima o som da Banda Selton!  Divirtam-se e comentem!

Ouçam Aqui – Programa 26

Programa 26/2014 – BANDA SELTON – Parte 1

Programa 26/2014 – BANDA SELTON – Parte 2

Contatos:
http://www.seltonmusic.com
https://www.facebook.com/seltonmusic?fref=ts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *