O Sul Em Cima – Cantadores do Litoral

O SUL EM CIMA dessa semana reprisa o programa com os Cantadores do Litoral.

O grupo estreou em Osório/RS com o espetáculo que tinha como título “Cantadores do Litoral”. De lá para cá, aconteceram várias apresentações que – com o passar do tempo, por uso do público e da imprensa – acabou assumindo o próprio nome do espetáculo e transformando-se num importante e fundamental divulgador da cultura étnica de influência afro-açoriana vigente nesta região.
Juntos, divulgando esses traços culturais afro-açorianos do nosso território mais meridional do Brasil: Loma, Mário Tressoldi, Nilton Júnior, Paulo de Campos e Rodrigo Reis compartilham e proporcionam ao público um dos mais importantes momentos da música popular brasileira dos últimos tempos.

Este é o primeiro disco do grupo. Numa produção totalmente independente elaborada exclusivamente por integrantes do grupo desde seu projeto até a captação de recursos. Foi gravado e mixado em estúdio próprio e produzido e lançado pelo selo RIMADISCOS, também pertencente ao grupo. Foi lançado oficialmente sem setembro de 2009, na cidade de Porto Alegre, numa promoção da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. O CD teve patrocínio da PETROBRÁS e foi distribuído para a imprensa do Rio Grande do Sul/Brasil e Açores/Portugal. Também esteve disponível para o público, porém, esse CD já está esgotado.

Com um repertório repleto de ritmos quentes e sons impregnados de lusitanismos e africanismos, transformando-se em nova e brasileira opção musical aflorada na beira do mar, hoje,  os Cantadores do Litoral transcendem a finalidade inicial, pelas necessidades e pelas responsabilidades que lhe são impostas: serem os embaixadores artísticos e os perpetuadores da cultura presente no Litoral Norte do Rio Grande do Sul.

Vale conferir esse belo e interessante trabalho dos CANTADORES DO LITORAL!

03/01/2014  – LASTIMAMOS O FALECIMENTO NESSA DATA DE CARLOS CATUÍPE, UMA PERDA IRREPARÁVEL PARA A CULTURA DO SUL E DE TODO PAÍS.

CARLOS CATUÍPE – Músico de Extrema Competência, dono de uma vasta e bem sucedida carreira de violonista, compositor, pesquisador e arranjador em todo o Brasil, Carlos Catuípe é admirado e respeitado por todos os grandes músicos do País, além do público e artistas açorianos, portugueses e espanhóis.
Carlos Catuípe é autor, em parceria com Ivo Ladislau, da maioria das obras que fazem parte do repertório dos Cantadores do Litoral, e de outros intérpretes e grupos da região. Ivo e Catuípe foram os iniciadores deste grande movimento cultural da região do Litoral Norte do Rio Grande do Sul.
Participante ativo do movimento nativista do Rio Grande do Sul, levando músicas litorâneas a festivais como a Califórnia da Canção, Musicanto, Moenda e Tafona da Canção.
Entre suas obras estão:
Galpão Açoriano, Lobo do Mar, Cantigas de Mar, Ventre Livre, Sabenças, em parceria com Ivo Ladislau.
Um Canto à Terra, O Poeta Dormiu de Sapatos e Osório Canção, em parceria com Cláudio Martins.
E muitas outras canções em parceria com muitos compositores da região e do estado


Ouçam Aqui – Programa Cantadores do Litoral

Programa 14/2010 – Cantadores do Litoral – Parte 1

Programa 14/2010 – Cantadores do Litoral – Parte 2

http://som13.com.br/#/cantadores-do-litoral/biografia
http://www.cantadoresdolitoral.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *