O Sul Em Cima 32

O SUL EM CIMA dessa semana apresenta o interessante trabalho de Wagner Barbosa, com músicas do CD Alegria com o BARBOSA TRIO.

Devoto da música, Wagner Barbosa experimentou os primeiros acordes, ainda menino, aos nove anos de idade. O compositor, formado em Música Popular Brasileira pela Faculdade de Artes do Paraná e Violão Popular pelo Centro de Estudos Musicais Tom Jobim, em São Paulo, lança seu segundo álbum, Alegria, o primeiro ao lado do cearense Rafael Mota Rodrigues e do polonês Kuba Palys, que juntos formam o Barbosa Trio.
O novo disco foi pensado por Wagner depois de uma turnê pela Polônia com Rafael e Kuba Foi nesse período que o músico conseguiu enxergar o que queria como compositor, arranjador e produtor, investindo na formação do trio. “Conseguimos soar como grupo de uma maneira bem espontânea. Eu, no violão, e o Rafael somos quase como percussões complementares dando mais vazão para o  Kuba expressar seu jeito “do leste europeu” de tocar piano”, explica.

Alegria, que pode ser baixado gratuitamente pelo site www.wagnerbarbosa.com, conta ainda com participações especiais de Toninho Ferraguti no acordeão, Jorge Helder no contra-baixo acústico, Marcus Teixeira no violão e guitarra, Jurandir Santanna na guitarra e o Ritmodelia, grupo polonês de percussão.
As composições de Barbosa guardam surpresas e contrastes de quem está acostumado a transitar pela liberdade criativa e muito pouco pelos rótulos. No álbum, a união do nordeste do Brasil com a Polônia é prova disso. Logo na Capa do disco,  Szczęście, palavra polonesa que figura ao lado de Alegria e quer dizer felicidade, faz o laço ente as línguas e as culturas dos dois países. “Quando falada corretamente, essa palavra soa como um chocalho ou um caxixi. Esse efeito caiu como uma luva no arranjo”, comemora.
Outra importante vitrine para o curitibano tem sido seu trabalho paralelo como preparador e diretor vocal. Aliás, áreas artísticas que se interligam com profundidade em sua vida. Ele é um dos poucos representantes da técnica Speech Level Singing, considerada a mais conceituada do mundo, não por acaso, utilizada por artistas do calibre de Stevie Wonder, Michael Jackson, George Benson, Ray Charles, Madonna e Luther Vandross. Marcelo Jeneci, Verônica Ferriani e Giana Viscardi são alguns dos músicos que confiaram recentemente suas vozes aos cuidados de Wagner.

A citação literária do programa dessa semana é do interessante livro Vida de Paulo Leminski.

Divirtam-se e comentem!!

Ouçam Aqui – Programa 32

Programa 32/2013 – Wagner Barbosa (Barbosa Trio) – Parte 1

Programa 32/2013 – Wagner Barbosa (Barbosa Trio) – Parte 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *