O Sul Em Cima 17

O Programa O SUL EM CIMA dessa edição é dedicado ao trabalho de RODRIGO PANASSOLO.

Rodrigo começou a se envolver com música de forma mais séria quando tinha 12 anos, formando suas primeiras bandas no colégio. Aos 17 anos formou sua banda de Blues, a Maverick, com a qual começou a tocar profissionalmente em bares e outros lugares. Dessa época até os 21 anos, muita coisa mudou e ele passou a se interessar mais pelo jazz e MPB. Participou do espetáculo DOSPESACABEÇA – Sapateado e Música onde cantava duas músicas que fez para o espetáculo. Hoje faz parte também do ESCUTA – O Som do Compositor, que é um projeto que surgiu no final de 2012. O Escuta é um grupo aberto, formado por compositores de Porto Alegre, um coletivo artistico e criativo que não busca uma unidade estética ou ideológica entre os participantes. O propósito é estabelecer conexões, achar os inevitáveis pontos de contato de uma geração, criar diálogos e descortinar a cena musical da cidade a partir da individualidade de cada autor.

Vamos  apresentar no programa O SUL EM CIMA, as músicas do CD “Versos Dobrados” de Rodrigo Panassolo. Esse é o primeiro trabalho autoral do músico e compositor. Nesse trabalho inaugural, o artista apresenta composições que dialogam com uma unidade estética e linguagem que vão além de estilos e gêneros, promovendo o encontro da canção genuinamente brasileira com a concepção de improvisação e liberdade musical difundida pelo jazz. São canções que contam histórias e ilustram sentimentos e vivências. O disco traz a rica colaboração dos músicos Vagner Cunha (arranjos e direção musical), Edu Martins (baixo acústico e produção musical), Leo Bracht (pós produção), além das participações de Ana Lonardi, Gisele De Santi, Leandro Braga, Paulinho Fagundes, Gabriel Grossi, entre outros.
Das 11 canções que formam o repertório do álbum (que ainda contém como bônus track a divertida Carnavalium), todas são composições de Rodrigo, incluindo aí três parcerias com André Fay, Gisele de Santi e Moisés Westphalen.

Rodrigo Panassolo junto com Gisele de Santi fizeram uma turnê internacional pela Europa em maio desse ano, passando por Portugal, Áustria, Alemanha, França, Inglaterra. A turnê chamou-se Nossas e Bossas com repertório formado essencialmente com composições próprias, seja em parceria ou individuais, mas que nunca deixam de dialogar entre si.

Vamos ouvir então esse lindo e interessante trabalho de Rodrigo Panassolo.

Divirtam-se e comentem!!

Ouçam Aqui – Programa 17


Programa 17 – Rodrigo Panassolo –  Parte 1

Programa 17 – Rodrigo Panassolo – Parte 2



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *