O Sul Em Cima 11

O Programa O SUL EM CIMA dessa edição, mostra músicas do CD 260 Anos de Afro-Açorianidade que é um projeto cuja proposta é registrar o magnífico trabalho de resgate da obra musical de Ivo Ladislau e de seus parceiros da afro-açorianidade do litoral norte, para que seja agregado ao tempo e a memória cultural do RS. Esses Cds fazem parte das comemorações dos 260 anos do povoamento açoriano no RS em 2012.
Ivo Ladislau é considerado o grande pesquisador da afro-açorianidade do litoral do RS e desde 1970 vem trabalhando nesse maravilhoso resgate musical e cultural.

Sobre isso, escreve Juarez Fonseca: “Poucos gaúchos sabem que, no litoral norte do Rio Grande do Sul, especialmente nos municípios de Osório, Santo Antonio da Patrulha, Tramandaí e Tavares, existem fortes manifestações culturais de origem afro-açoriana. Graças aos festivais Moenda e Tafona, e aos pesquisadores Ivo Ladislau e Carlos Catuípe, de 20 anos para cá as temáticas e ritmos afro-açorianos tem ganho relevância. O maçambique, mais popular desses ritmos, tão rio-grandense quanto a milonga e a vanera, ainda é alijado dos festivais mais tradicionalistas por sua semelhança com outros ritmos afro-brasileiros, como o próprio samba.
Cabe lembrar que, em 1945, três anos antes do CTG inicial, Ênio de Freitas e Castro e Dante de Laytano, da UFRGS, publicavam o livro As Cangadas do Município de Osório, sobre esse fenômeno cultural único cujo horizonte é o mar, não o pampa. E foi em Tavares, em 1950, que os guris Paixão Cortes e Barbosa Lessa catalogaram a primeira dança folclórica gaúcha, o Pezinho – oriunda dos Açores…
Para comemorar os 260 anos do povoamento açoriano, em 2012, Ladislau teve aprovada na Lei de Incentivo à Cultura a produção de um álbum duplo reunindo 36 músicas com Carlos Catuípe e outros parceiros, dando uma noção clara da integridade do que se poderia chamar de “movimento”. O álbum só está saindo agora. São gravações preexistentes, tiradas de CDs de festivais, de artistas e grupos como Kako Xavier, Loma, Victor Hugo, Catuípe Jr., Adriana Sperandir, Cléa Gomes, Cantadores do Litoral, a cantora açoriana Carla Marques. O disco 1 foca a herança dos Açores em canções como Olheiro do Mar, Manjericão, Maré Baixa, Nove Ilhas. No 2, está o afro, com Ventre Livre, Paixão no Morro Alto, Sabenças, Prainha. Resumo, segundo Ladislau: pelo difícil contato com outros pontos do Estado, forjou-se no Litoral a música gaúcha que mais pode dialogar com o Brasil.”

Ficha técnica do CD:
Produtor Cultural: Felipe Menger Janicsek
Produtor Musical: Carlos Catuípe
Gravação e Masterização: Studio Zeus
Serviço de Gravação CD: Rima Discos
Estúdio de Apoio: Mctressoldi
Arte e criação do encarte: Felipe Menger Janiczek e Diego Martins

O programa  dessa edição mostra um pouco desse interessante e rico trabalho de pesquisa de 260 Anos de Afro-Açorianidade! Vale conferir!!

Ouça aqui – Programa 11

Programa 11/2013 – 260 Anos de Afro-açorianidade – Parte 1

Programa 11/2013 – 260 Anos de Afro-açorianidade – Parte 2

fontes:
http://www.rotaacoriana.com.br
http://www.rima.art.br (também para reserva dos Cds)
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/cultura-e-lazer/segundo-caderno/noticia/2013/05/juarez-fonseca-a-espera-do-mes-que-vem-4127452.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *