O Sul Em Cima 27

Crédito: Ane Franke
RICHARD SERRARIA é músico, compositor, poeta, professor universitário e agitador cultural com atuação na cena porto alegrense há mais de 15 anos. Também tem ligações fortes com o carnaval, sendo ritmista da bateria dos Imperadores do Samba no ano de 2002 e 2003 e também da União da Vila do IAPI em 2005 e 2006. Além disso, venceu o Festival de Samba Enredo da cidade de Caxias do Sul no ano de 2004. Como compositor ganhou o Prêmio Açorianos  de 2002 e 2006, por seu trabalho atrelado à Bataclã FC. Em 2005 e 2006 ganhou o Prêmio de Melhor Letrista do VIII Festival de Música de Porto Alegre, também junho com a Bataclã FC, banda que recebeu o Prêmio Açorianos ainda em duas outras oportunidades. Foi patrono da Feira do Livro de NH em 2005 e de Presidente Lucena em 2011, em ambas situações pela poesia que pratica no formato canção.
Em 2008, Richard Serraria fez o lançamento de seu primeiro trabalho individual, intitulado Vila Brasil, investindo numa sonoridade acústica com leves toques eletrônicos, sob direção de Marcelo Corsetti e Ângelo Primon.
Seu segundo trabalho solo lançado em 2011 e que vamos mostrar nessa edição de O Sul Em Cima, chamado Pampa Esquema Novo, parte da idéia de mesclar a MPB com a MPP (Música Popular do Pampa), com destaque para a percussão. Ritmos como samba, candombe, milonga, bossa-tango, ijexá e côco se misturam ao longo das 12 faixas. Esse trabalho teve a produção de Ângelo Primon  junto com Richard Serraria e direção de percussões de Lucas Kinoshita, obtendo 5 indicações ao Prêmio Açorianos de Música 2011 (vencedor ca categoria MELHOR ARRANJADOR).
O CD conta com as participações de Vanessa Longoni, Zeca Baleiro, Marcelo Delacroix e também de Daniel Drexler,  Juan Schellemberg e Sebastían Jantos (Uruguai), Pablo Grinjot (Argentina), entre outros.
O álbum ganha distribuição nacional pelo selo paulistano Sete Sóis em parceria com a Tratore.
Vamos ouvir esse interessante trabalho de Richard Serraria chamado Pampa Esquema Novo e nos deixar envolver por essa mistura de ritmos e sons.
Divirtam-se e comentem!
(comentário de Mari Kineuchi)


Ouçam aqui – Programa 27



Programa 27/2012 – Richard Serraria – Parte 1

Programa 27/2012 – Richard Serraria – Parte 2




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *