O SUL EM CIMA 23 / 2024

O SUL EM CIMA 23_2024_Dora Avante e Júlia Branco


Nessa edição de O SUL EM CIMA, vamos mostrar os trabalhos da Banda Dora Avante e Júlia Branco. 
 .
BANDA  DORA AVANTE – No dia 12 de julho de 2024, a banda Dora Avante lançou nas plataformas digitais seu primeiro álbum, intitulado “O Velejar da Vida”. O título do álbum faz alusão a uma das faixas do trabalho, uma canção que representa a sonoridade do álbum inteiro. Constituído por 10 canções inéditas, o álbum mescla elementos do rock com música popular brasileira e algumas influências da música popular urbana do RS. Formado em maio de 2020, o grupo reúne quatro músicos ecléticos e versáteis que se encontraram ao longo do curso de música da Universidade de Caxias do Sul. Dora Avante é uma banda gaúcha formada por Alexandre Fritzen (vocais, piano e teclado), Augusto Dosso (baixo, violão e guitarra), Bruno Borges (guitarra e violão) e Giovane Albarello (bateria e percussão). O repertório do grupo é totalmente autoral, com composições de Alexandre Fritzen. Trazendo sonoridade da canção urbana gaúcha, Dora Avante mistura influências de MPB, pop rock e rock progressivo, englobando aspectos da música popular brasileira mescladas ao pop contemporâneo. As letras das músicas são repletas de metáforas, abordando aspectos do cotidiano, refletindo sobre o amor e a existência. 
Sobre os integrantes da banda:
Alexandre Fritzen – Primeiro doutor em órgão pelo Programa de Pós-graduação em Música da UFRGS. Iniciou seus estudos musicais com 5 anos, tendo lançado mais de 15 álbuns e DVDs com diferentes artistas. Compositor de trilhas sonoras, instrumentista, poeta, pesquisador musical e professor na Universidade de Caxias do Sul, no ano de 2023 venceu o Prêmio Profissionais da Música, em categoria nacional, além de ter recebido o Troféu Obirici, em 2022, Competência RS, em 2023 e Profissional Nota 10 em 2024 por seus trabalhos como músico e professor universitário no estado do RS. 
Augusto Dosso – Baixista, violonista e professor de música, tocou em bandas cover e projetos autorais da serra gaúcha. Graduado em Licenciatura em Música pela UCS, também participou de diversos recitais e da montagem de dois musicais.
Bruno Borges – Instrumentista, compositor, pesquisador e professor licenciado em Música pela Universidade Caxias do Sul.  É pós-graduado em Arranjo Musical e em Produção Fonográfica. Tendo uma atuação híbrida no cenário musical, sua trajetória engloba a participação em diferentes projetos, com diversos shows e apresentações. Atualmente cursa Mestrado em Educação Musical na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 
Giovane Albarello – Baterista, percussionista e professor de música. É licenciado em música pela Universidade de Caxias do Sul e pós graduado em Percussão Brasileira pela Faculdade Santa Marcelina. Trabalha como baterista e percussionista na Orquestra Municipal de Garibaldi e no coro Juvenil do Moinho/UCS. 
Músicas de autoria de Alexandre Fritzen  – com Dora Avante: 01 – Bem-Te-Vi // 02 – Coração que Chora  // 03 – Relato em Cartão Postal // 04 – Te Dizer  //  05 – O Velejar da Vida  // 06 – Nascerá 
 
JÚLIA BRANCO – Cantora, compositora e atriz, Júlia Branco é nome promissor do pop contemporâneo. Sua estreia foi com a banda “Todos os Caetanos do Mundo”, com a qual lançou elogiado disco. Mas sua estreia solo se deu em 2018, com “Soltar os cavalos”, álbum premiado como melhor disco do ano pelo BDMG, e destacado entre os melhores de 2018 pela Folha de S.Paulo, Estadão, além de blogs independentes. Com direção e produção musical de Chico Neves, e arranjos e harmonias de Luiza Brina, o álbum contou com participações de Letrux, Uyara Torrente e Paulinho Santos (UAKTI). O disco também foi editado como vídeo-álbum dirigido por cinco cineastas mulheres. Em agosto de 2023, Júlia lançou “Baby blue”, o seu segundo e aguardado álbum. O trabalho conta com a produção de Ana Frango Elétrico e apresenta composições solo de Júlia, bem como parcerias com Siso, Bruno Cosentino e Guilherme Lirio. Além disso, inclui uma música inédita de Arnaldo Antunes e uma regravação de Caetano Veloso, lançada originalmente nos anos 60. Abordando a temática da maternidade, o disco explora o conceito do tempo sob diferentes perspectivas, adotando uma abordagem sonora que transita entre o nostálgico e o futurismo. 
Músicas do álbum “Soltar os cavalos”: 01 – Estrela – Júlia Branco, Lucia Castello Branco e Chico Neves // 02 – Eu Sou Mulher – Júlia Branco, Luiz Rocha e Adriano Goyatá – feat Uyara Torrente // 03 –  30 Anos – Júlia Branco e Letícia Novaes (Letrux)  – feat Letrux  –  Músicas do álbum ‘Baby Blue’: 04 – Infinito  – Arnaldo Antunes e Márcia Leite Xavier // 05 – Baby Blue – Júlia Branco e Bruno Cosentino // 06 – Fim e Começo – Júlia Branco e Siso
 
Contatos:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *