O SUL EM CIMA 14 / 2024

O SUL EM CIMA 14_2024_Uyara Torrente e Linda Ramalho


Nessa edição de O SUL EM CIMA, vamos mostrar os trabalhos de UYARA TORRENTE e LINDA RAMALHO.
 .
UYARA TORRENTE – A cantora paranaense Uyara Torrente lançou em 2023, o primeiro álbum em carreira solo, ‘Montada Em Seu Cabelo’. São dez composições em que a artista que ficou conhecida pelo trabalho como uma das integrantes d’A Banda Mais Bonita da Cidade, busca ampliar criativamente o próprio campo de atuação. Com produção assinada por Marano e Du Gomide, o álbum registra canções autorais e releituras para a obra de nomes importantes da música brasileira. 
“Pra mim foi e é muito desafiador esse processo, porque está intrinsecamente ligado aos processos pessoais, que trazem consigo inevitavelmente as inseguranças, os medos, tudo isso está presente ali. Como uma fotografia sonora. Fazer esse disco foi como montar um quebra cabeça de mim mesma”, afirma Uyara. 
Uyara é cantora e atriz. Está há 14 anos à frente d’A Banda Mais Bonita da Cidade, banda que fundou com os amigos enquanto cursava Artes Cênicas em Curitiba para cantar as músicas dos compositores locais da mesma geração. A banda estourou já no ano de 2011. De lá para cá, lançaram quatro álbuns, tocaram em todo o Brasil e em Portugal, França, Espanha e outros países. Nascida na cidade de Paranavaí, interior do Paraná, cresceu acompanhando seus pais músicos em shows pelo interior do país e ouvindo músicas tradicionais do seu estado e região.  Uyara formou-se em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes do Paraná, foi premiada em 2012 como melhor atriz pelo filme ‘Nervo Craniano Zero’ no festival Montevidéu Fantástico.  Músicas do pgm: 01 – Ela vem  – Uyara Torrente e Vitor Paiva //  02 – Sol de meio dia – Leo Fressato //  03 – Nuvem Passageira   – Hermes Aquino // 04 – Sereia  – Lulu Santos e Nelson Motta  // 05 – Caracajus   – Chico César // 06 – Luzes – Paulo Leminski
 
LINDA RAMALHO se rende ao cancioneiro do pai Zé Ramalho. Lançado no final de 2023, o primeiro álbum da artista carioca, ‘Linda Ramalho canta Zé Ramalho’,  foi gravado com produção musical de Robertinho de Recife, também responsável pela mixagem e pela masterização. “É Zé Ramalho versão rock”. A definição de Linda Ramalho resume de forma certeira a proposta do álbum. “As 10 músicas foram escolhidas a partir de uma lista dos principais sucessos, mas também levamos em conta as que mais tinham a ver com a minha voz, com a minha jornada até aqui. Este disco é um convite para dentro de mim, onde o pessoal encontra o profissional. A vida, enquanto ritual, existe para celebrar, e aqui estamos para celebrar a entidade Zé Ramalho que existe dentro de cada um de nós”, prossegue Linda. 
Graduada em artes cênicas, a estréia de Linda Ramalho na música foi como vocalista e líder da banda de covers Linda and the Spacehearts, formada em 2015. Três anos depois, já pelas mãos do produtor Robertinho de Recife, fez sua estréia fonográfica com a gravação de ‘Voa voa” para o tributo coletivo “Avôhai 40 anos – Remake pop rock”, recriação do primeiro álbum solo de Zé Ramalho. Em 2019 lançou o single “Quem é quem?”, parceria com Paulo Pestana Jr e Maurício Kyann. No início de 2023, lançou um EP autoral produzido por Zé Ramalho chamado “Adrenalina”, e agora edita o primeiro álbum de sua carreira.  Músicas do pgm (autoria de Zé Ramalho): 01 – Galope Rasante  // 02 – Chão de Giz  // 03 – Frevo Mulher  // 04 – Garoto de Aluguel  // 05 – Eternas Ondas   // 06  – Admirável Gado Novo 
 .
Contatos:
 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *