O SUL EM CIMA 10 / 2024

O SUL EM CIMA 10_2024_Greice e Ze


Nessa edição de O Sul em Cima, vamos mostrar os trabalhos de Greice Morelli e Zé Caradípia.
 .
GREICE MORELLI é cantora, compositora, instrumentista e atriz, além de ser formada na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas. Iniciou carreira artística no final dos anos 80 e, entre 1990 e 1992, esteve radicada no Rio de Janeiro, onde integrou o espetáculo Chega de Saudade.  Em 1993, retorna ao sul e atua em diversos espetáculos e musicais. Como compositora, tem parceiros reconhecidos do público como Jerônimo Jardim, Zé Caradípia, o escritor Luís Fernando Veríssimo, Kleiton Ramil e o poeta Luiz Coronel. 
O CD Greice foi lançado pela gravadora RGE-RBS Discos em 1997. Esse é o primeiro álbum da cantora e compositora gaúcha. Letras leves e temática feminina embaladas por ritmos pop e arranjos contemporâneos direcionados ao público jovem retratam o estilo do primeiro álbum da artista Greice Morelli, que teve a produção de Ayrton Patinete dos Anjos. 
Lugar de Mulher, o segundo CD de Greice Morelli,  lançado em 2012 é um projeto de grande relevância cultural uma vez que, misturando música e documentário, propõe uma reflexão acerca da atual condição da mulher porto-alegrense na sociedade, identificando-a em sua diversidade de timbres, sabores e nuances. A canção título conquistou o troféu de Melhor Arranjo no Musicanto (2011) – neste mesmo festival, recebeu prêmio de Melhor Intérprete (1989).
Na literatura e na sétima arte, O tempo e o vento, de Érico Veríssimo, é costurado por uma grande história de amor. Em homenagem a essa extraordinária obra, em 2014, Greice Morelli compôs letra e melodia de A Canção do Amor de Bibiana, sobre a qual imprimiu sua visão feminina sobre esse inesquecível romance épico. Músicas: 01 – A Roca da Saudade – Zé Caradípia e Greice Morelli  // 02 – Dádiva – Kleiton Ramil e Greice Morelli  // 03 – Preta Baby – Greice Morelli // 04 – A canção do amor de Bibiana  – Greice Morelli // 05 – Sinto Muito  – Greice Morelli e Jerônimo Jardim // 06 – Lugar de Mulher  – Luís Henrique New / Greice Morelli 
 .
ZÉ CARADÍPIA – Compositor e intérprete de música popular com os olhos e ouvidos abertos para a realidade do mundo, buscando a atenção das pessoas para um pensamento realmente amoroso entre os seres humanos e a natureza dentro e fora de nós. Ao longo dos seus mais de 40 anos de carreira, tem feito parcerias com outros compositores, poetas e letristas das mais variadas vertentes, utilizando-se desse caminhar artístico com desenvoltura. Sua música mais famosa, Asa Morena, ficou conhecida por meio de interpretação de Zizi Possi em disco homônimo de 1982, figurando entre as músicas mais tocadas no século XX no Brasil. Zé Caradípia gravou seis CDs: Onda Forte, Pintando Falas, Retina da Alma (ao vivo), Mariana Em Canto (infantil) e o DVD/CD Armadilha Zen, Acústico. Nas plataformas digitais lançou o álbum: Galileu Arruda & Zé Caradípia; os singles: Algodão Doce, Nossa Canção de Acordar, Gavetas da Vida, Serpente dos Sete Ares e Casa de Madeira Morena. “Os Versos por Dentro” lançado em 2023 é o trabalho de Zé Caradípia, gravado em parceria com os letristas Raul Boeira e Márcia Barbosa. Em 2024, foi lançado nas plataformas o álbum Voltando (ao vivo)  que vamos ouvir no programa.
01 – Casa de Madeira Morena  – Zé Caradípia e Yuri Victorino – participação de Márcio Celli // 02 – Anti Prenda Minha – Luis Fernando Veríssimo e Greice Morelli //  03 –  Armadilha –  Nelson Coelho de Castro e Dedé Ribeiro – participação: Nelson Coelho de Castro //  04 – Jade Nova   – Gelson Oliveira – participação de Gelson Oliveira //  05 – Serpente dos Sete Ares – Zé Caradípia e Galileu Arruda // 06 – Asa Morena  – Zé Caradípia – participação:  Elisa Furtado  
 .
Contatos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *