O SUL EM CIMA 23 / 2023

O SUL EM CIMA 23_2023 - IAN RAMIL


Nessa edição de O SUL EM CIMA, vamos mostrar o trabalho de IAN RAMIL e músicas do seu novo álbum Tetein.

 
IAN RAMIL – Compositor, cantor, músico, produtor e diretor, Ian Ramil ganhou o Grammy Latino 2016 de ‘Melhor Disco de Rock em Língua Portuguesa’ e recebeu a indicação de ‘Artista Revelação’ com o álbum Derivacivilização, de 2015. Por esse trabalho, recebeu ainda o Prêmio Açorianos, na categoria Melhor Compositor. Com seu primeiro disco, IAN (2014), recebeu o Prêmio APCA como Artista Revelação. Teve suas músicas gravadas por artistas como Filipe Catto, Apanhador Só, Poty Burch, Juliana Cortes e A Banda Mais Bonita da Cidade. Em 2012 criou, junto de outros 11 compositores, o coletivo Escuta – O Som do Compositor. Faz parte do show Casa Ramil, espetáculo que desenvolveu ao lado de seu pai, seus tios e primos: Kleiton, Kledir, Vitor, Gutcha, Thiago e João. Ian estudou artes cênicas no Departamento de Artes Dramáticas da UFRGS (DAD) e fez Formação de Atores e Estilos Cênicos no TEPA. Entre 2005 e 2011 trabalhou como ator e diretor, atuando em dezenas de espetáculos, filmes e séries. Dirigiu dois espetáculos: Peru, NY e Órfão – O Tempo Sem Ponteiros.
Depois de ganhar o Grammy Latino de Melhor Disco de Rock, em 2016, Ian traz em ‘Tetein’, seu terceiro disco lançado em junho de 2023, um universo sonoro onde guitarra e bateria dão lugar a silêncios, texturas, beats, vocais massivos, arranjos orquestrais e eletroacústica conectados por uma minuciosa direção musical.  Criado a partir do nascimento de Nina, sua primeira filha, o disco traz 12 faixas inventivas e multifacetadas, de poética arrojada e arranjos ricos em texturas e dinâmicas. ‘Tetein’ é um mergulho intenso no íntimo e na realidade urbana, guiado pela usual tendência vanguardista das canções de Ian. Um parque imaginário no fantástico mundo da delicadeza. 
A maior parte das 12 faixas de Tetein foi composta a partir de 2016, com Ian buscando sonoridades que escapassem do formato banda e do protagonismo de ruídos e guitarras de Derivacivilização (2015). As gravações começaram em 2018, com previsão inicial de lançamento em maio de 2020. Diante da pandemia, a ideia de criar um álbum sem pressa ganhou ainda mais tempo para a conclusão da mixagem e masterização. 
“Foi um processo longo em busca de sonoridades e cores. Tem o universo afetivo da casa e da intimidade, e o mundo que vemos pela janela, pelo celular, pela televisão, que também é parte da gente”, observa Ian…”Foi um processo diferente, muito mais delicado que o disco anterior e tem a ver muito com o processo criativo que vem desse lugar da delicadeza, do reencontro com coisas da própria infância. Quando me tornei pai, tive muito uma viagem no tempo…”
‘Sigo abastrato e distraído como sempre fui, mas ter uma criança por perto é sempre um exercício de estar presente e perceber como as coisas passam rápido, em momentos aparentemente banais que são únicos e duram pouco…” reflete o músico. 
“Ian Ramil finalmente nos traz um álbum novo e o faz num momento de riqueza em sua vida, de superação na política nacional, de refino no seu tocar e num aprofundamento estético muito valoroso em o que canta…” “…esse disco é todo Tetein – não sobra nada, não falta nada, está na medida exata do que precisa ser ouvido exatamente hoje” (Marcelo Labes)
“Ian Ramil não teme audácias, vai a elas com talento (…) tirando o chapéu para Ian Ramil – um cara a ser aplaudido de pé pelos amantes da música brasileira” (Aquiles Reis do MPB4)
Músicas do programa: 01 – Seis Patinhos  // 02 – Souvenir // 03 – Derivacivilização –  part de Filipe Catto // 04 – Tetein // 05 – Canção de Chapeuzinho Vermelho – Braguinha / Francisco Mignone – part Nina Ramil // 06 – Macho Rey – Ian Ramil e Juliana Cortes // 07 – Cantiga de Nina // 08 – O Mundo é meu País – Ian Ramil e Luiz Gabriel Lopes // 09 – Lego Efeito Manada – Ian Ramil e Poty Burch // 10 – Mil Pares // O Bichinho // 12 – Teletransporte // Palavras Vão – part Martin Estevez, Guilherme Ceron e Felipe Zancanaro // 14 – Homem Bomba – Ian Ramil e Porty Burch // 15 – Cantiga de Nina II
 
Contatos:
 
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *