O SUL EM CIMA 13 / 2022

Programa 13 2022


Nesta edição de O Sul em Cima, vamos mostrar os trabalhos de Arthur de Faria & Tum Toin Foin e Vanessa Longoni. 

ARTHUR DE FARIA e TUM TOIN FOIN lançam o álbum homônimo de estréia. Em 13 faixas instrumentais constroem paisagens e apontam novos caminhos musicais.
Arthur de Faria é um dos mais atuantes compositores e arranjadores de sua geração. Já são mais de 30 anos dedicados à música. Já lançou 20 álbuns e escreveu 51 trilhas para cinema e teatro. Tem peças interpretadas por diversas orquestras. Seja na música erudita ou na popular, estar preso a qualquer limite estético nunca foi nem será sua intenção.
Agora, com a banda de câmara Tum Toin Foin, Arthur sintetiza suas referências acumuladas e seus temas instrumentais compostos nas últimas três décadas, levando a grandiosidade da sua obra para uma junção com mais nove músicos que, assim como ele, trazem uma boa falta de limites na sua essência.
Tudo isso começa no já distante 2018, quando Arthur resolveu celebrar seus 30 anos de carreira escolhendo um apanhado de temas instrumentais que ele compôs e formando uma banda totalmente inusitada para interpretar novos arranjos. Juntou um time de músicos que tinham então entre 22 a 60 anos, vindos do rock, da música erudita, do samba, do choro, da música regional gaúcha e do jazz.
Pouco antes do começo da pandemia, depois de 52 ensaios, o time se reúne no estúdio Audio Porto, em Porto Alegre e grava em apenas 3 dias  as faixas que compõem o homônimo álbum de estréia da Tum Toin Foin. Todos numa mesma sala, no melhor estilo que uma grande banda de câmara merece: um olho na partitura, outro nos cúmplices desta empreitada musical. Neste Crossover entre música popular e de câmara, Arthur bagunça seu coreto formando um naipe de sopros graves com dois fagotes e um trombone, direcionando os agudos para o violino e acordeon com uma banda base de música popular, com piano, baixo, guitarra, bateria e percussão. 
Os cúmplices de tamanha ousadia nesta nova aventura musical são: Miriã Farias no violino, Gabriel Romano no acordeon, Ange Bazzani e Adolfo Almeida Jr. nos fagotes, Júlio Rizzo no trombone, Erick Endres na guitarra, Bruno Vargas no baixo, Güenther Andreas na bateria, Giovani Berti na percussão, com Arthur de Faria no piano, Rhodes e Clavinet D6.
Ao longo das 13 faixas, a Tum Toin Foin consegue promover encontros de diversos gêneros musicais, criando uma identidade própria. O Tango recebe pitadas de Funk e Jazz, a Milonga se funde com o Chamamé e a Música Barroca encontra o Rock. É possível ir ainda mais longe para traduzir esse universo musical, imaginando como seriam alguns encontros musicais. Astor Piazzolla com Frank Zappa, Ígor Stravinsky com Curtis Mayfield, Radamés Gnatalli com Mahavishnu Orchestra e Pixinguinha com Tom Waits. 
Tum Toin Foin tem a capacidade de surpreender o ouvinte a cada faixa. Instiga nossa audição e derruba qualquer fronteira sonora. É, sem dúvidas, algo completamente novo realizado na música instrumental brasileira e mundial. Afinal, estamos diante de um universo sonoro mutante e cheio de surpresas.
Produção Musical: Arthur de Faria e Rafael Hauck // Assistência de gravação: Pedro Schmitt e Lauro Maia // Mixagem: Lauro Maia // Engenharia de gravação e masterização: Rafael Hauck
Músicas (composições e arranjos: Arthur de Faria): 01 – CHAMAMONGA // 02 – RADAR // 03 – OSVALDO Y ASTOR EN VENUS // 04-TOIN TOIN TOIN // 05- TRÊS TRISTES TIGRES
.
VANESSA LONGONI –  intérprete gaúcha que despontou com os sucessos “A Mulher de Oslo” e “Canção para Voar”, lança seu novo trabalho, o EP independente “Tudo Tinha Ruído”, nas plataformas digitais. O terceiro disco solo da artista pode ser conferido a partir do dia 12 de maio de 2022, nas plataformas digitais, através do selo Pequeno Imprevisto.
Em nove faixas, a cantora e produtora cultural de formação lírica e teatral transita por caminhos musicais diversos: do bolero ao pop. O álbum traz composições de Arthur de Faria que celebram o amor e o existencialismo no estilo performático de Vanessa. A produção musical é de Otavio Carvalho. O EP “Tudo Tinha Ruído” nasceu do show de mesmo nome – apresentado pela primeira vez em 2019 – antes do início da pandemia. O período de criação do show durou seis meses, entre pesquisa, ensaios e concepção. Enquanto o álbum anterior “Canção para Voar” tinha origem na necessidade da leveza, da delicadeza da voz, “Tudo Tinha Ruído” vem do desassossego e da inquietação dos tempos atuais.
Vanessa Longoni, natural de Porto Alegre (RS) e radicada em São Paulo (SP), é cantora, produtora cultural, especialista em canção popular, produção e performance. Vinda de uma formação lírica, mas com sua raiz no popular, já participou de vários grupos, óperas e espetáculos teatrais. Coleciona prêmios musicais de destaque no estado onde nasceu, entre eles: o Açorianos de Música de Melhor Intérprete, Melhor CD, Melhor Produção Musical, Melhor Show por “A Mulher de Oslo” (2008).
Em 2013 lançou “Canção para Voar”, seu segundo trabalho solo, gravado no Rio de Janeiro, com produção musical de Gastão Villeroy e Antonio Villeroy. 
Seus trabalhos encontram-se em várias plataformas digitais como Apple Music, Deezer, Spotify e Youtube. O show “Tudo Tinha Ruído”, lançado em 2019, com  músicas do compositor Arthur de Faria, deu Origem ao EP de mesmo nome lançado em 2022 nas plataformas. Para o disco, foram selecionadas nove músicas – com produção musical de Otávio Carvalho.
Junto com o grupo Terratrônix, lançou “Realidade Paralela” (2009), indicado ao Açorianos de Melhor CD. Foi uma das integrantes do espetáculo musical “Lorquianas”, no qual música, teatro, dança e poesia se misturavam para contar o universo mágico de Garcia Lorca. Integrou o Grupo Vocal Maria vai com as Outras (D’Quina pra Lua), com o qual ganhou o Prêmio Açorianos de Melhor CD com Bailadêra”.  Também foi selecionada para participar do projeto Rumos Itaú carteira Coletivo, onde trabalhou em MG, SP, RS e CE.
Músicas:  01 – PASSADA – Arthur de Faria / Alessandra Leão // 02 – PRIMEIRA CANCIÓN- Arthur de Faria / Juan Rodolfo Wilcock // 03 – TUDO TINHA RUÍDO  – Arthur de Faria / Maurício Pereira // 04 – AS COISAS DA CASA – Arthur de Faria /Marcelo Sandman // 05 -BREVE ORAÇÃO – Arthur de Faria / Daniel Galera // 06 – SÓ POR HOJE – Arthur de Faria / Gustavo Kaly
 
Contatos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *