Vamos mostrar nessa edição de O Sul em Cima, os trabalhos de Sérgio Rojas, Marcelo Pons, Davi Fonseca e Manu Saggioro.
SÉRGIO ROJAS – Compositor, instrumentista, cantor e arranjador gaúcho, com um espectro musical abrangente de produções de trilhas para publicidade, cinema, teatro e dança, é hoje um dos mais conceituados nomes da música do Rio Grande do Sul.
Natural de Uruguaiana, Sérgio Rojas vem de uma família de artistas. Ingressou no curso de Composição da Faculdade de Música da UFRGS em 1983. Fez turnê pelos EUA no final de 1989 e fez vários recitais de violão clássico, se aprimorando na Espanha, em técnica violonística, tendo ganho muitos prêmios como arranjador nos festivais de música do Estado, entre 1980 e 1990.
Ganhou Prêmio de Melhor Trilha na Mostra Gaúcha do 38º Festival Internacional de Cinema de Gramado com a canção “Milonga para Simões Lopes Neto” para “Contos Gauchescos de Simões Lopes Neto”, do diretor Henrique de Freitas Lima – compôs as trilhas para seis contos e documentário.
Rojas, traz na sua longa trajetória musical de experimentações, participações como convidado especial em diversos espetáculos de Mercedes Sosa no Brasil e na Argentina, com Fito Paez em turnê pelo Rio Grande do Sul, também dividiu palcos com artistas importantes dos cenários gaúcho, brasileiro e internacional.
Sérgio Rojas, com herança e formação cultural nas três fronteiras, Brasil, Argentina e Uruguai e sua versatilidade, traduz no seu trabalho artístico musical as influências do rock latino de Fito Paez e Charly Garcia e da boa música popular brasileira.
No final de 2019, lançou seu novo trabalho “Atemporal”. A obra traz canções em espanhol com influências do POP e Rock Argentino, Folclore, MPB, além de baladas autobiográficas, que remetem à mescla milongueira de sua origem fronteiriça.
Músicas do álbum “Atemporal” (2019) : 01 – YA VA A SALIR EL SOL // 02 – FRONTERA // 03 – IYA!
.
MARCELO PONS – Músico, cantor e compositor, nascido em Pelotas-RS em 31/01/1980. Lançou um disco com o grupo Crisálida, grupo vocal instrumental com influências do rock rural e progressivo, muito explorado na década de 70 onde havia movimentos musicais como “Clube da Esquina”. Em vista da aceitação do disco Crisálida, continua trabalhando para que esse gênero permaneça se espalhando pelo Brasil, pois hoje é uma arte escassa, mas ainda muito admirada. Suas obras reúnem também elementos bucólicos, refletem claramente a fusão da música popular com o barroco e erudito com certa dose de romantismo, resultando o seu primeiro disco autoral solo, Homônimo “Marcelo Pons” (produção independente). O disco teve uma avaliação positiva por críticos e produtores em São Paulo, Rio e Belo Horizonte. Suas músicas tiveram destaque no site palcomp3, onde ficou em 3º lugar como artista de MPB mais baixado do Brasil no ranking do site. Atualmente Marcelo Pons lança o Single “Deixa eu te lembrar”.
Músicas: 01 – DEIXA EU TE LEMBRAR (single novo) // 02 – A JANELA DO SOL POENTE // 03 – TUDO O QUE A GENTE SONHAR
.
DAVI FONSECA – Davi Fonseca é pianista, compositor a arranjador e está lançando o seu primeiro disco “Piramba”, que celebra o encontro da canção com a música instrumental, trazendo uma mistura de referências do compositor. O disco faz parte do selo Savassi Festival Records e conta com a produção musical de Pedro Durães.
Músicos: Davi Fonseca: piano, teclado e voz // Alexandre Andrés: flautas // Alexandre Silva: clarinete e clarone // Camila Rocha: baixos acústico e elétrico // Natália Mitre: vibrafone // Yuri Vellasco: bateria e percussão
Músicas: 01 – JOÃO NO PATI – Davi Fonseca // 02 – VARAL – Davi Fonseca / Dé de Freitas / Délcio Fonseca
.
MANU SAGGIORO – Cantora, instrumentista e compositora nascida em Jaú (SP) mas vive atualmente entre Bauru e São Paulo.
Lançado em janeiro de 2019 e distribuído pela Tratore, “Clarões” é o álbum de estréia da multifacetada artista Manu Saggioro. Os clarões das paixões, que iluminam o breu, o escuro e as sombras pelos palcos e pelos estúdios do Brasil e do mundo desde 2002.
Manu reúne em seu disco, que contou com a direção artística da cantora Ceumar, 14 canções inéditas, com um pouco das várias influências que arrematou pelo caminho. O álbum conta com composições de Tetê Espíndola, Tavinho Limma, Levi Ramiro, Osvaldo Borgez, Tata Fernandes, Déa Trancoso e da própria Manu (solo ou em parcerias com Manoel Carlos Rubira e Ceumar).
“Precisei encontrar, diante de tudo o que já experimentei e do que vinha compondo, o lugar onde eu mais me reconheço em profundidade. É como se eu tivesse feito uma enorme andança, identificado o meu local de origem”, conta Manu.
Músicas do álbum “Clarões”: 01 – ASA DE CANÇÃO – Manu Saggioro // 02 – CLARÕES – Tavinho Limma / Tetê Espíndola // 03 – AGÜITA – Ana Beatriz Pereira Rolando.
.
Contatos: