1583602436542653

O SUL EM CIMA 02 / 2020

O SUL EM CIMA dessa edição mostra os trabalhos de Alexandre Caldi e Itamar Assiere, Cláudio Nilson, Taty e Fábio e Alejandro Luzardo y La Candombera.


 

ALEXANDRE CALDI e ITAMAR ASSIERE 
O álbum “Afro+Sambas”  (2019) chega como uma celebração à parceria entre dois músicos contemporâneos cariocas, o saxofonista Alexandre Caldi e o pianista Itamar Assiere, à luz da parceria antológica entre dois magos da composição brasileira, Baden Powell e Vinicius de Moraes. Gravados originalmente em 1966 com arranjos do maestro César Guerra Peixe (1914-1993), os Afro-Sambas, recebem agora arranjos originais de extrema competência técnica, mas sem perder a sensibilidade, destes dois instrumentistas e arranjadores.  
Em Afro+Sambas, álbum editado pela gravadora Biscoito Fino, Caldi e Assiere adicionam a influência do jazz e três músicas ao repertório original. 
Músicas do CD Afro+Sambas (interpretação de Alexandre Caldi e Itamar Assiere) :
01 – Samba Novo – Baden Powell // 02 – Tristeza e Solidão – Baden Powell / Vinícius de Moraes // 03 – Tempo de Amor – Baden Powell / Vinícius de Moraes 
.
CLÁUDIO NILSON
O compositor e cantor Claudio Roberto Nilson é gaúcho de São Leopoldo. Atualmente vive em Porto Alegre. Interessado pela arte musical desde a infância, aos doze anos ingressou no grupo vocal e instrumental da Sociedade Ginástica da cidade natal. Mais tarde estudou violão clássico. Entre os anos oitenta e noventa atuou nos grupos Tocaia e Unamérica. Com este último gravou dois discos. Segundo as palavras do jornalista gaúcho Juarez Fonseca: “Cláudio Nilson é um compositor simbolo de São Leopoldo”. O álbum “Intercâmbio” (2019) é o seu segundo álbum. O primeiro foi “Plural” (2011), álbum que traz 21 faixas de diferentes épocas da trajetória musical de Nilson. 
 O álbum Intercâmbio é resultado das muitas influências que fazem parte da musicalidade do compositor, cujas canções trazem temáticas do universo do amor e da espiritualidade, embaladas em diversos ritmos da MPB, além do country, do reggae e ares de latinidade.

INTERCÂMBIO traz vivências do músico na sua caminhada em busca da paz e do crescimento interior, entendendo que no contato com o outro temos uma grande oportunidade de cooperação e aprendizado.  Músicas do CD “Intercâmbio” – Todas de Autoria de Cláudio Nilson:  01 – Salve a Nova Era // 02 – Me Vestir com Asas  // 03 – Eu Estive Lá // 04 –  Lá no Fundo do Ser

TATY E FÁBIO 
Duo de Pelotas/ RS. O início do duo aconteceu no final de 2015. Em seguida gravaram o primeiro álbum Especial MPB composto por 12 releituras. Já em 2017 lançaram dois singles autorais. Logo após nasceu Poesia Moderna, com 14 faixas, álbum que ganhou formato em DVD gravado em março de 2018 no Theatro Guarany.  Com a música Só Tu Querer em setembro de 2018 foram selecionados para participar do maior festival universitário de música do país, o Fun Music. Em 2019 lançaram o álbum Influências com a idéia central de registrar o repertório deles e os artistas que influenciam a música do duo. Em janeiro de 2020 lançaram o álbum Galeria com a mesma proposta. 
Músicas do álbum Galeria:  01 – Cabide //  02 – Epitáfio // 03 – Velha Infância 
.
ALEJANDRO LUZARDO Y LA CANDOMBERA 
Projeto musical fundado pelo guitarrista e percussionista Alejandro Luzardo em 2001 em Barcelona.
Lá, depois de fazer várias gravações de singles  em  Espanha e Uruguai, lançaram seu primeiro álbum ” “Escucha el Tambor” ” (Blue Moon – Inner Jazz,2008).
O Candombe, cultura e tradição afro-uruguaia, é a base rítmica da linguagem das composições e arranjos de Alejandro Luzardo, explorando ao mesmo tempo a convivência com outros estilos como funk, jazz, etc. Conseguiu assim uma fusão única que hoje é uma referência inevitável da Música Candombe em nosso país.
Desde 2011, voltou novamente ao Uruguai, continua com o projeto gravando em 2012 o segundo álbum “A bailar candombe!!!” editado por Sondor em 2012 e  recentemente, o terceiro trabalho: Candom-bebop , Sondor 2015 , este último composto por um CD duplo, premiado com Graffiti 2016 como melhor disco de candombe, também indicado para melhor álbum de jazz de 2016.
Atualmente, Alejandro Luzardo e La Candombera são uma referência da Música afro-uruguaia caracterizada por uma forte ênfase nos principais elementos  candombero e ao mesmo tempo uma abertura para seu desenvolvimento, crescimento e expansão.
Músicas: 01 – Descarga en la Esquina // 02 – La Bicicleta // 03 – La Noche 
 .
Contatos:
https://www.facebook.com/alexandrecaldiproducao/
https://www.facebook.com/itassiere
https://www.facebook.com/claudioroberto.nilson
https://www.facebook.com/tatyefabio/
https://www.facebook.com/la.candombera/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *