1570887468673879

O SUL EM CIMA 32 / 2019

O Sul em Cima dessa edição mostra os trabalhos de MARIA JOÃO, ANDRÉ MEHMARI, ADRIANA CALCANHOTTO e THIAGO RAMIL.


 .
MARIA JOÃO – Maria João Monteiro Grancha nasceu em Lisboa em 1956, filha de pai português e mãe moçambicana.
Ela é conhecida pela sua flexibilidade vocal e sua capacidade de improvisação. Embora seja normalmente associada ao jazz, a sua música incorpora uma mistura de folk/étnico, jazz moderno, música brasileira, avant-garde, eletrônica, sinfônico e outros estilos. 
Em 2017, ela lançou pelo Selo Sesc, o álbum “Maria João e Convidados – A Poesia de Aldir Blanc”. Maria João e um seleto time de músicos convidados releem a obra de Aldir Blanc para homenagear as composições deste mestre das letras da canção popular brasileira. Gravado em Portugal, o disco  recebeu arranjos de Maria João e seu conterrâneo João Farinha, cantor ligado ao fado que com ela concebeu o projeto OGE, que mescla jazz a música eletrônica. Ele ainda participa do álbum nos pianos. 
MÚSICAS: 
01 -O Bêbado e a Equilibrista (João Bosco e Aldir Blanc) / Paredes que nos Rodeiam (Mário Laginha)  – voz: Maria João / piano: Mário Laginha 
02 -Dois Pra Lá, Dois Pra Cá (João Bosco e Aldir Blanc) – voz: Maria João / piano: João Farinha / Eletrônica: André Nascimento
 .
ANDRÉ MEHMARI – Pianista, arranjador, compositor e multiinstrumentista, nasceu em Niterói em 1977 e mora atualmente em São Paulo.
Tornou-se conhecido pelo grande público ao vencer, em 1998, a primeira edição do Prêmio Visa de MPB.  Apontado como um dos mais originais e completos músicos da cena brasileira atual, André teve suas composições e arranjos tocados por alguns dos mais expressivos grupos orquestrais, de jazz e de câmara, entre eles: OSESP, Sinfônica Brasileira, Banda Mantiqueira, Orquestra Experimental de Repertório, Quinteto Villa-Lobos.
Participou como solista em importantes festivais de jazz como o Chivas Jazz, o Heineken Concerts, TIM Festival, Spoleto Festival USA  (André Mehmari Trio), Juan Les Pins (França), Umbria Jazz (Itália) além de turnês nos EUA, Europa e Japão.
Além da ativa carreira internacional como instrumentista, André Mehmari continua sendo um dos compositores mais requisitados do país e produz constantemente música sem fronteiras estilísticas em seu Estúdio Monteverdi, em pleno coração da mata atlântica. 
MÚSICAS: 01 – À Beira da Canção (André Mehmari / Carlos Fernando) //  02 – Nascente (Flávio Venturini / Murilo Antunes) // Gismontipascoal (Festa) – Hamilton de Holanda / André Mehmari 
 .
ADRIANA CALCANHOTTO – Nasceu em Porto Alegre em 1965. É cantora, compositora, produtora musical, escritora e ilustradora, além de atuar como professora da Universidade de Coimbra, em Portugal. As suas composições abordam estilos variados: samba, bossa nova, pop e baladas.
Adriana Calcanhotto encerra sua “trilogia marinha” com o disco Margem (junho/2019), depois de gravar os álbuns Marítimo (1998) e Maré (2008). “O primeiro explicita minha paixão pelo mar como espaço físico e metafísico. Queria um ambiente de mar e de dança, de movimento, de levar e trazer, de ondulação e impermanência, e por isso chamou-se MARÍTIMO. Por ter novamente ambiência oceânica, o segundo me fez pensar no mar quando volta, nas marés. Refleti muito até constatar que meu disco era a segunda vaga de um projeto maior”, explica a cantora e compositora.
MÚSICAS: 01 – Margem (Adriana Calcanhotto) // 02 – Os Ilhéus (Antonio Cícero / Zé Miguel Wisnik) // 03 – Dessa Vez (Adriana Calcanhotto) // 04 – O Príncipe das Marés (Péricles Cavalcanti) // 05 – La la lá (Adriana Calcanhotto)
 .
THIAGO RAMIL – Nascido em família de artistas (Kleiton, Kledir, Vítor e Ian Ramil), Thiago teve a música como protagonista em sua trajetória. Aos dois anos já fazia aulas de musicalização e desde a primeira infância praticou violino, instrumento que o acompanhou até os 14 anos de idade. Mais tarde, na juventude, integrou a banda “Cadiombleros”, seu primeiro projeto autoral.
Thiago começou a alçar voo em 2015 com seu álbum de estréia Leve Embora (Natura Musical). Em 2018, Thiago lança o álbum EmFrente. O novo disco de Thiago Ramil literalmente segue em frente. Conectado com os novos (e sombrios) tempos, o artista reflete em sua música os anseios de uma geração que procura um lugar ao sol dentro do panorama em que Brasil e mundo estão mergulhados. EmFrente é mais que um disco de artista: produzido por Guilherme Ceron e Thiago Ramil, reúne talentosos músicos que juntos compuseram e enriqueceram os arranjos e as intenções do disco.
MÚSICAS: 01 – Clareira Criada (Thiago Ramil / Poty Burch) // 02 – O Corpo Vai Acabar (Thiago Ramil / Alexandre Kumpinski / Ian Ramil) – Músicas 01 e 02 fazem parte do disco EmFrente (2018)  // 03 – Canto (Thiago Ramil / Bruno Volkmer) do disco Leve Embora (2015).
 .
Contatos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *