1566650990467328

O SUL EM CIMA 25 / 2019

O SUL EM CIMA dessa edição mostra os trabalhos de Expresso Rural, Celina Fernandes, João Maldonado Quinteto e Nicolás Molina. 


EXPRESSO RURAL – Um dos ícones da música Catarinense dos anos 80. O Expresso Rural nasceu na época do boom dos festivais de música com o encontro dos músicos Zeca Petry e Daniel Lucena que compartilhavam o gosto comum por grupos como “Almôndegas” do RS (de onde surgiu a dupla Kleiton & Kledir), pelo trio Sá, Rodrix e Guarabyra, James Taylor, Cat Stevens e América. Sob esta forte influência, o Expresso Rural, sem saber, estava alavancando no Brasil o estilo que marcaria sua carreira em Santa Catarina, o “Rock Rural”. Em 1982 entram os músicos Volnei Varaschin e Paulo Back que juntamente com Marcos Guiorzi fecham a formação do grupo.
Em 2015, o Expresso Rural grava o DVD “35 anos de Rock Rural” ao Vivo. Atualmente o grupo é composto por Daniel Lucena (voz e violão), Zeca Petry  (voz, violão, guitarra e banjo), Paulo Back (voz, baixo elétrico e Harmônica), Ricardo Malagolli (bateria) e Jack Moa (voz e violão).
Discografia:  Nas manhãs do sul do mundo  (1983), Certos Amigos (1985), Ímpar (1988), Expresso Ao Vivo (1991), Romance em Casablanca (1993), Rock Rural – Coletânea (2014) e 35 Anos de Rock Rural – CD/DVD Ao Vivo (2016). 
Músicas: 01 – Nas Manhãs do Sul do Mundo / 02 – Banho das Seis / 03 – Certos Amigos
 
CELINA FERNANDES – Celina iniciou a carreira na música muito cedo, em 1993, com apenas 9 anos. Estudou violão clássico a partir dos 11 anos, com o músico e educador Lony Rosa, aprendendo também técnica vocal. Em 2001 ganhou o prêmio “Revelação do Ano”, no Festival de Música do Sesc. 
No ano seguinte, formou um trio chamado Calibre 3 ao lado do contrabaixista Neto Nunes e do percussionista Rodrigo Campos, fazendo turnês e aberturas de shows pelo sul do Brasil. Em 2004 o grupo Calibre 3 gravou o primeiro CD. Na trajetória musical, Celina fez participações nos shows de Kleiton & Kledir, Nando Reis, uma participação especial no show Loopcínio com Thedy Correa (vocalista do Nenhum de Nós) e o tecladista e produtor Sacha Amback, e abertura de shows como do cantor Zeca Baleiro, Guilherme Arantes, 14 Bis, Beto Guedes, entre outros. No ano de 2008, gravou o CD e DVD “Canto Eu, Canto Elas”, ao vivo no teatro Célia Belizária com um evento memorável para a cidade de Araranguá. Atualmente, Celina faz shows e participa de muitos eventos. 
Músicas: 01 – Nau (André Lufema) / 02 – Planos e Projetos (Celina Fernandes) / 03 – Mix Circense  (Marco Oliveira e Calibre 3 )
 
JOÃO MALDONADO QUINTETO –  Porto Alegre é uma cidade musicalmente rica e tem público fiel para todos os estilos, inclusive para o jazz instrumental, que tem ganhado força em solo gaúcho nos últimos anos.
João Maldonado Quinteto surgiu em 2016 – inicialmente como trio e quarteto – e, agora, integram o grupo João Maldonado (piano), Amauri Iablonovski (sax tenor), João Marcos Rizzo (trompete), César Audi (bateria) e Everson Vargas (contrabaixo acústico).
O primeiro álbum, intitulado BEAUTY, foi gravado no estúdio Porta da Toca, com o engenheiro de som Bruno Klein, e masterizado por Ciro Moreau. Maldonado assina todas as composições, arranjos e direção musical. Além do quinteto, Beauty tem as participações especiais de Júlio Rizzo (trombone); Huberto Martins “Boquinha” (trombone); Nega Jaque (voz e letrista da música Beauty); Gunter Kramm Jr (sax tenor); Alex Prinz “Anjinho” (trumpete); e do índio da Amazônia, Buú Kennedy, declamando a poesia “Tem Beleza em Tudo” na língua dos tucanos. 
Sobre Beauty – é um trabalho autoral de João Maldonado com doze composições jazzística. No disco percebem-se influências de New Orleans, Be Bop, Blues, jazz europeu e hard bop, considerada mainstream na era do jazz moderno. A lembrança é nítida: John Coltraine, Chick Corea, Keith Jarrett, Família Marsalis, John Cristensen, Eberhard Weber, J. Garbarek e Egberto Gismonti, bem como os quintetos mais tradicionais de Miles Davis e Wayne Shorter.
Músicas: ZAP – Participações especiais: Gunter Kramm Jr. (sax tenor) e Júlio Rizzo (trombone) / 02 – Tem beleza em todo lugar – Poesia na língua tukana recitada pelo chaman tukano Buú Kennedy / 03 – Prelúdio do Entardecer / 04 – With Ernesto – Participação especial de Ernesto Fagundes (bombo leguero) e Júlio Rizzo (trombone).
 
NICOLÁS MOLINA – é um músico uruguaio marcado pelo cruzamento de rotas que ligam o Uruguai e o Brasil.
Tem 3 discos “El Desencanto”, “El Folk de la Frontera” (Molina y los Cósmicos) e “Querencia”, o seu mais recente trabalho onde mescla folk com western, psicodelia e altcountry.
Desde o começo chamou a atenção de diferentes mídias como KEXP (Seattle), onde Molina viajou para se apresentar ao vivo e gravar uma “Full Performance”, esse mesmo ano se apresentou no festival SXSW (Austin) sendo destacado por Billboard (USA) como um dos 10 artistas de 2016. 
Em 2017, a canção ¿ Qué Pasó? ganha o prêmio da música (Ministério de Cultura de Uruguay) e com seu trabalho “El Folk de la Frontera” é premiado como “Melhor álbum Indie” e “Solista do Ano” no Prêmio Graffiti. Seu mais recente trabalho, Querencia, é um disco gravado principalmente de maneira caseira em seu home estúdio em Paso del Bañado (Uruguay) e mixado nos Estados Unidos em Tucson, Arizona pelo conhecido produtor musical Craig Schumacher.
Esses anos de carreira se tem traduzido em viagens, turnês e apresentações na Argentina,  Brasil, Estados Unidos, México e Uruguai.
Músicas:  01 – El Grán Día / 02 – ¿Que Pasó? / 03 – Volver al Mar 
Contatos:
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *