O SUL EM CIMA dessa edição mostra os trabalhos de Alex Maia e Carol Andrade, Márcio Celli, Fernando Ávila e Martin Tejera y El Biricunyamba.
CAROL ANDRADE E ALEX MAIA – Carol Andrade é cantora e compositora, formada em Canto Popular na Universidade Livre de Música Tom Jobim. Alex Maia é violonista e arranjador, aluno dos grandes violonistas Ulisses Rocha e Paulo Bellinati. O encontro dos dois se deu 1997, quando eram integrantes de uma banda de jazz e blues. Posteriormente desenvolveram um repertório de música brasileira e atuaram em casas de shows da noite paulistana e festivais da canção pelo Brasil. Em 2005, lançaram o primeiro disco com canções autorais “Vida Adentro”. Em 2013, Carol lançou o disco “Outras Mulheres”, uma homenagem às mulheres compositoras do Brasil com arranjos, violão e produção artística de Alex. Em 2014, realizaram a turnê do disco em três países da Europa – Inglaterra, Holanda e Bélgica. m 2016, ela lança o álbum “Sorria”.
E em 2018, Carol Andrade lança com Alex Maia o álbum “Canção pra Dois”. Vamos mostrar no programa, algumas músicas desse álbum, onde vamos poder ouvir a linda voz e interpretação de Carol, acompanhada por Alex Maia, excelente violonista que também é responsável pelos arranjos e produção do disco.
Essa canção, que dá título ao projeto, define bem a especialidade do encontro de Carol Andrade e Alex Maia desde 1997 até o dia de hoje, companheiros na vida e na arte. A escolha do tema resgata o verdadeiro sentido do casamento e exalta a força do amor. Não aquele amor perfeito ou platônico, tão presente em tantas canções do cancioneiro popular, mas sim o amor real, possível, verdadeiro.
A formação voz e violão concretiza o tema e deixa clara a simbiose musical desse casal: Uma cantora e um instrumentista, ambos de qualidade ímpar, que fazem música tal como dois bailarinos, sem personagem principal, numa aura de cumplicidade, delicadeza e paixão.
Músicas: Canção pra Dois (Márcio Celli) // 02 – Valsinha (Vinícius de Moraes e Chico Buarque) // 03 – O Quereres (Caetano Veloso) // 04 – Somos Dois (Carol Andrade)
MÁRCIO CELLI – Cantor / Compositor (Porto Alegre) tem um trabalho focado essencialmente na música brasileira. Suas composições abordam estilos variados como o samba, a bossa nova, ijexás e baladas. Dentre as características de repertório observam-se também as regravações com arranjos diferenciados.
Com o seu mais recente trabalho, o CD autoral “Da Minha Janela”, lançado em 2014, Celli foi indicado ao Prêmio Açorianos de Música de Porto Alegre/RS – 2014 em duas categorias, melhor cantor de MPB e melhor compositor de MPB. Foi pré selecionado ao Prêmio da Música Brasileira e recebeu Menção Honrosa nos Melhores Álbuns da Música Brasileira de 2014.
Márcio Celli lançou em 1998 o CD Um Novo Tom, em 2006 Márcio Celli canta Adriana Calcanhotto e em 2014 o álbum Da Minha Janela.
Seu novo show faz um passeio por canções dos três CDs lançados por Celli além de clássicos da música brasileira e novas músicas autorais em parcerias com nomes como Zé Caradípia, Bebeto Alves, Monica Tomasi e Roberto Haag.
Músicas: Esquadros (Adriana Calcanhotto) // 02 – Quieto (Márcio Celli e Roberto Haag) // 03 – Sem Nome Ainda (Márcio Celli e Zé Caradípia – Participação Especial de Kleiton & Kledir)
FERNANDO ÁVILA – Natural de São Leopoldo / RS, é acordeonista, professor, arranjador e compositor. Formado no curso de Bacharelado em Música Popular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e atualmente é aluno da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) onde cursa Licenciatura Plena em Música e Especialização em Música. Desempenha um trabalho composicional voltado para o acordeon e a música instrumental, tendo atuado como intérprete junto ao grupo Arte Gaúcha, de São Leopoldo /RS, e como solista frente à Orquestra de Câmara UNISC, de Santa Cruz do Sul/RS.
A Lua de Santiago é o nome do CD lançado em 2017, trabalho no qual registrou suas composições instrumentais arranjadas para acordeon e quinteto de cordas, em um formato camerístico, transitando pelo universo sonoro da música platina e brasileira, entre milonga, tangos, chamamé e baião. Em 2019 foi indicado ao Prêmio Açorianos de Música na categoria Revelação do Ano pelo CD A Lua de Santiago.
Músicas do CD A Lua de Santiago de Fernando Ávila – Arranjos: Felipe Kirst Adami
01 – LUNA (Fernando Ávila – poema A Lua de Santiago: Róger Wiest) // 02 – La Petit Chat Boris (Fernando Ávila) // 03 – Aragana (Fernando Ávila)
MARTIN TEJERA Y EL BIRICUNYAMBA – Martin Tejera é um cantor e compositor uruguaio que usa o tradicional ritmo do candombe como linguagem artística. Seu novo álbum “Que me perdonen” chega ao mercado brasileiro de forma digital através do selo Cantores Del Mundo. A proximidade entre alguns pontos das nossas culturas sempre foi uma meta do Cantores del Mundo: combater essa sensação de isolamento, de que o Brasil é uma enorme ilha no meio de países hispânicos. Fundado por Tita Parra, neta da lendária Violeta Parra, o selo está sendo consolidado com a direção do compositor e pesquisador musical Arthus Fochi e do produtor musical Guilherme Marques.
O Grupo El Biricunyamba é uma banda montevideana de candombe formado em 2011. Seus integrantes são: Letícia Ramos, Lucia Fernandez, Fernanda Bértola nos coros, Leo Méndez (saxes e flauta), Enzo Spadonni (trombone), Axel Tassani (trompete), Marcelo “Tito” Castro (percussão), Martín Gandoglia (percussão), Ismael Bértola (percussão e vozes), Max Clericci (contrabaixo), Martin Tejera (Guitarra e vozes).
Músicas do CD Que me perdonen: 01 – Ciclisto Pedales (Martin Tejera) // 02 – Habanera del Monte VI (Martin Tejera – Participação especial de Berta Pereira) // 03 – La Fiesta del Santo (Pedro Ferreira)
Contatos:
Olá! Adoro demais de seus artigos são muito informativos e vem ajudando muitas pessoas.
PARABÉNS