O SUL EM CIMA 06 / 2024
Nessa edição de O SUL EM CIMA, vamos mostrar os trabalhos de MARCELO CORSETTI e HUMBERTO GESSINGER
MARCELO CORSETTI – Desde o início da década de 90, quando lançou o primeiro álbum, Marcelo Corsetti é reconhecido pela sonoridade única em que as distorções de guitarra encontram o jazz e os ritmos tradicionais gaúchos. Em KaynaKani, essas expressões se somam ao sentimento de reencontro. “KaynaKani é uma conclusão ou um recomeço. É um pequeno universo formado por dez temas em que a voz também se torna instrumental musical. KaynaKani é uma experiência pronta para ser compartilhada”, destaca Corsetti. O trabalho lançado em 2022 teve produção conjunta de Marcelo Corsetti e Antonio Flores. Após o isolamento vivido entre os anos de 2020 e 2021, o registro de cada faixa do disco foi também uma reunião entre amigos. Além de guitarrista, compositor e produtor, Corsetti comanda o estúdio Tec Áudio desde 1994. As gravações de KaynaKani ocorreram neste local já lendário da música de Porto Alegre. O álbum contou com a participação de parceiros de longa data, como Bebeto Alves, Kiko Freitas e Marcelo Delacroix. Mas traz também o sopro de novos talentos, como a pianista Mel Souza, a cantora Paola Kirst e o multi-instrumentista Pedro Borghetti. O resultado final é um mosaico entre a delicadeza de quem sentiu a vida parar e a intensidade de quem olha para o futuro.
Músicas de Marcelo Corsetti: 01 – Florinha – part. Bebeto Alves // 02 – Thinking in your eyes – part Duca Leindecker e Humberto Gessinger // 03 – Ah Esse Alegre !! part Paola Kirst // 04 – Dona Iolanda e o Domador dos Ventos – part Luke Faro, Angelo Primon e Vanessa Longoni // 05 – O Levante dos Salgado – feat Paola Kirst e Rodrigo Rheinheimer (vocais) – coro: Lucas Fê, Paola Kirst, Pedro Borghetti e Tamiris Duarte.
HUMBERTO GESSINGER – é um cantor, compositor, baixista, multi-instrumentista e escritor, nascido na véspera do Natal de 1963, em Porto Alegre. Segundo de quatro irmãos, Humberto estudou no Colégio Anchieta, um dos mais tradicionais de Porto Alegre, onde o pai lecionava. É especialmente conhecido por ter fundado a banda Engenheiros do Hawaii. A banda foi formada no início de 1985 e permaneceu na ativa por mais de duas décadas. Em abril de 2008, foi anunciada uma “pausa por tempo indeterminado”. Na sequência, participou do duo Pouca Vogal, ao lado de Duca Leindecker. Desde 2013, lança discos e faz shows como parte de sua carreira solo.
Um dos artistas mais bem-sucedidos do pop rock brasileiro, Humberto Gessinger apresenta o seu quarto álbum solo, Quatro Cantos de Um Mundo Redondo, lançado em setembro de 2023 e com quase todas as músicas autorais. A única faixa que não participa na composição é a música ‘A.E.I.O.U’ de Bebeto Alves. Essa homenagem ao cantor e compositor gaúcho falecido em 2022 conta com a participação de Duca Leindecker nos vocais e de Marcelo Corsetti na guitarra. O álbum também traz músicas escritas em parceria com Roberta Campos e Nando Peters. ‘Quatro Cantos de Um Mundo Redondo’ foi gravado no estúdio Soma, em Porto Alegre, com exceção de ‘Fevereiro 13’, escrita para a filha Clara que mora em Estocolmo. A música foi registrada no famoso Estúdio Atlantis, em Estocolmo, na Suécia.
Músicas: 01 – Espanto // 02 – No Delta dos Rios // 03 – A.E.I.O.U – autoria de Bebeto Alves – part Marcelo Corsetti e Duca Leindecker // 04 – Fevereiro 13 // 05 – A Noite Inteira // 06 – Vaga Semelhança // 07 – Começa tudo outra vez – Humberto Gessinger e Roberta Campos
Contatos: