Nessa edição de O SUL EM CIMA, vamos mostrar os trabalhos de Bianca Obino, Rafa Rodrigues e Luiz Carlos Sá
BIANCA OBINO – Compositora, cantora e violonista. Tem três discos e um EP lançados, com composições em inglês e em português. Graduada em Canto pela UFRGS (2007), especializada no método Somatic Voicework pela Shenandoah University (EUA, 2011) e mestre em Songwriting (Composição de Canção) pela Bath Spa University (Inglaterra, 2014). Já recebeu prêmios como Comenda Lobo da Costa (2012) e Mulheres de Destaque (2013). Também foi indicada ao Prêmio Açorianos de Música (2013) nas categorias de Melhor Instrumentista MPB e de Artista Revelação.
A cantora e compositora Bianca Obino volta aos lançamentos musicais neste ano de 2023 com seu novo single “Emojional”, que está disponível desde o dia 21 de julho em todos os aplicativos de música. A faixa faz uma crítica bem-humorada à forma como as pessoas se comunicam na internet, usando “emojis” para expressar sentimentos enquanto o contato carece de presença e corporalidade. “Emojional” é o sexto single dentro do projeto “Slow Art Identity” criado por Bianca no início de 2021. O projeto consiste em uma pesquisa artística desenvolvida ao longo de 3 anos, onde a artista explora diferentes sonoridades e estéticas a cada lançamento de faixa, além de criar novos produtos artísticos a partir de seus insights e interação com o público.
Além de Bianca no vocal, participaram da gravação os músicos Fernando Sessé (percussão e beats eletrônicos), Bruno Vargas (baixo), e Diego Gadenz (guitarras, teclados e a produção musical).
Música: 01 – Emojional – Bianca Obino
RAFA RODRIGUES – É um cantor, compositor, guitarrista e violonista petropolitano. Aos 16 anos, fez sua primeira composição e desde então já tem diversas músicas compostas. Na mesma época em que começou a compor, formou sua primeira banda de Pop/Rock, chamada Jompz. A banda se apresentou em diversas casas de show em Petrópolis e chegou a realizar shows também no Rio de Janeiro e em Angra dos Reis. Em 2009, a música Pra onde você for, de sua autoria, teve um número expressivo de visualizações no Myspace, chegando a mais de vinte mil acessos. A mesma música também fez parte da programação de uma rádio local durante alguns meses. Desde então vem aprimorando e desenvolvendo seu trabalho musical. Hoje, com um trabalho mais solo, Rafa Rodrigues já faz parte da programação musical de alguns dos mais tradicionais bares e casas de show de Petrópolis, além de festas particulares. Seu trabalho consiste tanto em apresentações acústicas solo, fazendo voz e violão, como também acompanhado pela banda formada por Rogério Lucas ‘Percy’ (guitarra), Mariano Sam Romam (baixo), Marcelo Berner (bateria).
Músicas: 01 – Pra onde você for – Rafa Rodrigues// 02 – Cada Um – Rafa Rodrigues e Sandro Luz // 03 – Imagine – Rafa Rodrigues // 04 – Fim de Tarde – Rafa Rodrigues // 05 – Platônico – Rafa Rodrigues e Sandro Luz
.
LUIZ CARLOS SÁ – O cantor, compositor e instrumentista Luiz Carlos Pereira de Sá, nasceu no Rio de Janeiro. Começou sua carreira profissional em 1965, tendo suas primeiras músicas gravadas por Pery Ribeiro, Luhli, Nara Leão, MPB4, Leny Andrade e outros. No ano seguinte, fez sua estréia nos palcos, participando do musical ‘Samba Pede Passagem’, do Grupo Opinião, formando o Grupo Mensagem – um coletivo de jovens ‘cantautores’ que unia vozes e músicas de Sá, Sidney Miller, do futuro cineasta Paulo Thiago, de Marco Antonio Menezes e de Sonia Ferreira (futura Quarteto em Cy) – ao lado de figuras consagradas como Baden Powell, Aracy de Almeida, Ismael Silva e outros ícones do samba de raiz.
Depois de concorrer em alguns festivais e gravar seus primeiros singles, formou em 1972 com Zé Rodrix e Guarabyra, o trio Sá, Rodrix & Guarabyra – que seguiu em dupla, a partir de 1974, após a saída de Rodrix (que depois voltou de 2001 a 2009), emplacando sucessos como ‘Primeira Canção da Estrada’. ‘O Pó da Estrada’, ‘Hoje Ainda é Dia de Rock’, ‘Mestre Jonas’, ‘Sobradinho’, ‘Espanhola’, ‘Cheiro Mineiro de Flor’ e ‘Jesus Numa Moto’.
Agora, Luiz Carlos Sá, está lançando seu primeiro CD solo. Intitulado “Solo e bem acompanhado’, o álbum tem doze músicas, sendo 9 inéditas, três releituras e conta com as participações de Roberto Frejat, Roupa Nova, Armandinho Macedo, Lucy Alves e Golden Boys. O álbum está disponível desde maio nas plataformas de streaming. Neste trabalho, Luiz Carlos Sá passeia por vários estilos musicais, como o ‘rock rural’ – música brasileira que mistura uma raiz interiorana com influências do folk rock.
A semente de ‘Solo e Bem Acompanhado’ foi plantada já há um bom tempo. “O disco, na verdade, começou a ser esboçado em 1999, junto ao produtor, Vinícius Sá…” O projeto, porém, foi deixado de lado logo após as primeiras gravações, em 2001. “Naquele momento, o Zé Rodrix (1947-2009) havia voltado para o trio Sá, Rodrix & Guarabyra, com vistas ao que seria uma única apresentação no Rock n Rio III”, rememora Sá. Só que o retorno do trio fez tanto sucesso que gerou um contrato com a Som Livre. “E eu acabei postergando tudo (o projeto solo) até 2017”.
“Estou me sentindo um estreante e ao mesmo tempo renovado com este projeto”, confidencia Sá, confirmando que a dupla com Guarabyra continua firme e forte, fazendo shows pelo Brasil. Sobre o álbum, ele adianta: “Na escolha do repertório, em conjunto com o produtor Vinícius Sá, acabamos por selecionar uma parte de canções com cunho político e social e outra parte com viés mais romântico”, conclui o artista que passou os últimos anos de pandemia em Portugal, e que agora está de volta ao Brasil, fixando residência em Nova Lima, Minas Gerais.
Músicas: 01 – Eu te via Clareando – Luiz Carlos Sá e Torquato Neto – feat Lucy Alves // 02 – Caçador de Mim – Luiz Carlos Sá e Sérgio Magrão – feat Roupa Nova // 03 – Um povo com vida – Luiz Carlos Sá e Mamour Ba // 04 – Pra contar pra mim – Flávio Venturini e Luiz Carlos Sá // 05 – A Ilha – Luiz Carlos Sá e Gutemberg Guarabyra – feat Roberto Frejat // 06 – Os Dez Mandamentos do Amor – Pedro Baldanza e Luiz Carlos Sá – feat Golden Boys.
Contatos: