Nessa edição de O Sul em Cima, vamos mostrar os trabalhos de SANDRO SOUZA e de SOCORRO LIRA.
SANDRO SOUZA – Músico, compositor e arranjador. Suas principais canções autorais estão gravadas nos seus quatro álbuns intitulados (re)verso, Etnopop, Alma-me e Terra Gêmea; que já foram indicados em cinco categorias do Prêmio Açorianos de Música de Porto Alegre. Já interpretou suas canções em Concerto oficial da Orquestra Sinfônica da Ucs e Concerto para formandos da Orquestra Unisinos. Sua música “Nação” foi escolhida para trilha sonora do documentário “A democracia na América Latina” do cineasta americano Michel Fox.
Sandro tem participação em mais de cinquenta festivais de música popular no Brasil. Participação em festivais de folclore na Alemanha e na Áustria. Participação em festivais da FIFA, Cioff e Festival Internacional do Folclore na Coréia do Sul.
Terra Gêmea é o quarto álbum de Sandro Souza, com onze canções inéditas feitas durante a pandemia. O álbum foi gravado em 2022 e conta com as participações dos músicos Douglas Gutjahr, Fabio Alves, Daniel Castilhos e Calil Souza; e as participações especiais de Hique Gomez e Raquel Leão.
Neste quarto álbum de Sandro Souza, a aproximação entre a música regional e linguagem urbana brasileira norteia a sonoridade das canções; Por isso o álbum Terra Gêmea quer ser moderno e universal sem abrir mão de um lirismo que sempre permeou o cancioneiro brasileiro. Quer ser cosmopolita sem deixar de cantar sua aldeia e traduzir em música as nuances culturais da atualidade e as questões relevantes de nosso tempo. Além disso, tem-se, para as canções desse projeto, arranjos musicais que aproximam as vertentes urbana e regional do próprio autor, se propondo a captar com antenas sulinas uma sonoridade brasileira e universal.
Músicas (todas de Sandro Souza) : 01 – Terra Gêmea / 02 – Do Céu – participação de Hique Gomez // 03 – Pedra de Toque // 04 – Provocanção – participação de Raquel Leão // 05 – Onde Deus Virou Arte // 06 – Chão de Estrelas
.
SOCORRO LIRA foi premiada em 2012 e indicada em 2016 e 2017 ao Prêmio da Música Brasileira. Maria do Socorro Pereira, em artes, Socorro Lira. Nasceu na zona rural de Brejo do Cruz, sertão da Paraíba, no ano de 1974.
Poeta, compositora, intérprete, instrumentista e produtora cultural. Formada em Psicologia Social pela Universidade Estadual da Paraíba. Inicia-se ao violão como autodidata, vindo a estudar técnica violonística e introdução ao violão clássico no Departamento de Artes da Universidade Federal de Campina Grande. Reside em São Paulo, capital, desde 2004.
Como artista, apresentou-se em vários países da Europa, África e América Latina, incluindo o Brasil. Iniciou sua carreira na música em 2001. Apresenta uma vasta discografia e conta com várias realizações na área de audiovisual, produção e direção artística, publicações literárias etc.
Socorro Lira é idealizadora, organizadora e diretora artística do Prêmio Grão de Música e cofundadora e presidenta da Associação Cultural Mata Branca, entidade mantenedora do Espaço Mata Branca, em sua cidade natal, Brejo do Cruz, Paraíba, entidade que desenvolve atividades artístico-culturais junto e para a comunidade, especialmente crianças.
Socorro Lira lança o 15º álbum de carreira “Dharma” que celebra seus 22 anos de trajetória artística, com parcerias musicais e participações de Ana Costa, Chico César, Jorge Ribbas, Ná Ozzetti, Ricardo Vignini, Zélia Duncan e Swami Jr. Em Dharma, Socorro Lira amplia o leque de parceiros, alinhando no repertório autoral, ao longo de 13 faixas. O disco foi gravado com produção musical de Jorge Ribbas e Ricardo Vignini, sob direção artística da própria Socorro Lira.
Músicas: 01 – Dharma – Ricardo Vignini e Socorro Lira – participação de Ricardo Vignini // 02 – Deusa Livre – Chico César e Socorro Lira – participação de Chico César // 03 – Lilith – Socorro Lira e José Eduardo Agualusa // 04 – Como el Amor – Socorro Lira – participação de Swami Jr // 05 – Assobio – Patrícia Bastos e Socorro Lira – part. de coro de artistas e ativistas indígenas // 06 – Gaza Jacarezinho – Ná Ozzetti e Socorro Lira – participação de Ná Ozzetti
.
Contatos: