Nessa edição de O Sul em Cima vamos apresentar os trabalhos de Antonio Villeroy, Maiara Moraes, Lindsay & Isaac , Lívia e Arthur Nestrovski.
ANTONIO VILLEROY – Nasceu em São Gabriel /RS em 19/07/61. Cantor, compositor e produtor musical, Antonio é um dos autores brasileiros mais gravados da atualidade. Além de seus próprios discos, suas canções podem ser ouvidas nas vozes de artistas como Ana Carolina, Gal Costa, Ivan Lins, Luiza Possi, Maria Bethânia, Maria Gadu, Mart’nália, Moska, Preta Gil, Seu Jorge, Zizi Possi, John Legend, Chiara Civello, Mário Biondi, Jesse Harris e muitos outros grandes nomes nacionais e internacionais. Começou sua carreira musical no início dos anos 80 em Porto Alegre. Em 1991 lançou seu primeiro disco “Totonho Villeroy”, Trânsito em 1995, “Juntos 1” com Bebeto Alves, Gelson Oliveira e Nelson Coelho de Castro em 1998 e “Juntos 2” em 2001. Em 2000 lançou “Totonho Vileroy”, em 2004 “Totonho Villeroy ao vivo”. Em 2006 lançou em CD/DVD “Sinal dos Tempos ao vivo”, “José” em 2010 e o mais recente “Samboleria” em 2014 pela Sony Music.
Antonio Villeroy teve duas canções indicadas ao Grammy Latino, São Sebastião em 2005 e Rosas em 2007. Além de sua língua de origem, ele também compõe e interpreta em francês, italiano, inglês e espanhol.
Entre suas atividades paralelas, Antonio produziu, de 1996 a 2006, na cidade de Sanary sur Mer, na França um dos maiores festivais de música brasileira da Europa.
Músicas: 01 – É onde o seu lugar – Antonio Villeroy // 02 – Garganta – Antonio Villeroy // 03 – Ponto Com e Sem – Antonio Villeroy e Moraes Moreira
.
MAIARA MORAES – Flautista, sua formação começou em Florianópolis – cidade onde cresceu – e passou pelas cidades de Curitiba (PR), Tatuí (SP), Buenos Aires (AR) e São Paulo. Se formou em flauta popular pelo Conservatório de Tatuí e EMESP (SP), além de estudar na Escola Municipal de São Paulo. Graduou-se em licenciatura pela UDESC e no mestrado em música pela UNICAMP, onde sob a orientação do Prof. Dr. Rafael dos Santos, realizou pesquisa sobre o flautista Copinha. Sempre se dedicou ao estudo da música popular latino-americana, especialmente a brasileira, como foco na interpretação e improvisação dentro dos gêneros.
Músicas:01 – Amando Sempre – Copinha – está no álbum NÓS de Maiara Moraes Quarteto
02 – Peixe-Boi – Maiara Moraes / Rogério Santos – feat. Tatiana Parra: voz – com Maiara Moraes Quarteto
03 – Novena – Maiara Moraes – está no álbum Cabeça de Vento de Maiara Moraes Quinteto
.
LINDSAY & ISAAC – O duo teve início em maio de 2000, quando o casal de músicos Lindsay & Isaac decidiu montar um trabalho musical que unisse composições próprias com versões de canções dos seus artistas favoritos.
Em 2013, o Duo vence o concurso internacional “Beatles Covers Contest””, promovido pelo guitarrista Al di Meola no Facebook e tem uma de suas canções próprias (Joy and Sorrow) incluída na trilha sonora do documentário “Outono”, do cineasta Catarinense Ademir Damasco.
Em 2014 o Duo participa de um projeto de Kleiton Ramil, uma coletânea comemorativa de 4 anos de ‘O Sul em Cima’ (viabilizado por financiamento coletivo). Para este trabalho, o Duo cedeu uma faixa inédita de autoria própria chamada ‘Awakening’. Ainda em 2014, o Duo participa de outra compilação, desta vez internacional, organizada pelo site Oasisnews em tributo aos 20 anos do álbum Definitely Maybe da banda Oasis. A faixa escolhida, ‘Sad Song’, foi lançada simultaneamente como um single. Este projeto teve grande repercussão na imprensa especializada, rendendo matérias nos sites da Rolling Stone, Popload, entre outros.
No ano seguinte (2015), o Duo participa do projeto Grandes Encontros, no teatro do CIC em Florianópolis, acompanhando a seminal banda catarinense ‘Primavera nos Dentes’ e fecham uma importante parceria com a fabricante coreana de instrumentos musicais ‘Crafter Guitars’.
Em 2016, chega o reconhecimento internacional do Duo como compositores, com a inclusão da canção ‘Regress’ na compilação ‘Lost Songs’, promovida pelo Metropolis Studios de Londres.
Ainda em 2016 o Duo convida o músico Vinícius Galant para formar um projeto em Trio (Vini, Lindsay & Isaac), cuja proposta seria criar e apresentar versões pessoais e intimistas das canções do Quarteto de Liverpool. No mesmo ano lançam o seu segundo trabalho: o single ‘She Said She Said’, em tributo aos 50 anos de lançamento do álbum Revolver. O single, que contou com a participação de Klaus Voormann na arte da capa, foi lançado na BH Beatleweek (Brasil) em 5 de agosto, mesmo dia do cinquentenário do álbum. Com o sucesso dos vídeos e das apresentações ao vivo no Brasil, e com apenas um ano e meio de atividade, o Trio parte para a primeira tour internacional no Reino Unido. Entre as apresentações, 11 shows na Internacional Beatleweek; shows de lançamento da coleção ‘Sgt. Peppers State of Mind’ pela grife ‘Pretty Green’ (Liam Gallagher) e show no ‘The Globe At Hay’ (Wales).
Em Liverpool, como convidados da Internacional Beatleweek, destacam-se as performances em palcos consagrados como o Cavern Club e o Cavern Live Lounge.
Ainda em Londres, participam das gravações do coumentário “Here, There & Everywhere” que trata do universo Beatle a partir da perspectiva dos fãs. Este documentário é apoiado por diversas instituições e personalidades ligadas aos Fab4, e fará parte de um acervo legado no museu The Beatles Story, em Liverpool.
Músicas: 01 -Joy and Sorrow – Lindsay & Isaac // 02 – Waterfalls – Paul McCartney – releitura que o duo gravou em celebração aos 40 anos do álbum McCartney II especialmente para a Internacional Beatleweek de Liverpool. O áudio aqui disponível é extraído do vídeo ao vivo, que conta com a participação do guitarrista Laurence Juber (que tocou com o próprio Paul nos Wings entre 1978 e 1981). // 03 – Worst of my Fears – Lindsay & Isaac
.
LÍVIA E ARTHUR NESTROVSKI – Livia Nestrovski é cantora. Formada em Música Popular pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é mestre em Etnomusicologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ). Desde 2008, é solista do compositor Arrigo Barnabé, com quem gravou o álbum “De Nada Mais a Algo Além’ junto com Luiz Tatit. A cantora também tem passagens pela Fundação Gulbenkian, Lisboa, Portugal; Orquestra Juvenil Tom Jobim (São Paulo); Jazz Sinfônica (Brasil); Heliópolis Symphony Orquestra; Big Band do Jazz Concert da Universidade de Illinois, Estados Unidos; além de cantar em parceria com o músico Fred Ferreira no projeto ‘DUO’.
Arthur Nestrovski é formado em música pela Universidade de York (Inglaterra), com doutorado em literatura e música pela Universidade de Iowa (EUA). Foi professor da PUC-SP (1991 a 2005) e consultor convidado de instituições como o Museu da Língua Portuguesa, CNPq e Fapesp. É diretor artístico da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) desde 2010. Em 2012, foi nomeado também diretor artístico do Festival de Inverno de Campos do Jordão.
Arthur Nestrovski , compositor e violonista, e a cantora Lívia Nestrovski apresentam o disco “Sarabanda”. O segundo álbum feito em conjunto por pai e filha reúne músicas inéditas de novas versões de composições de Robert Schumann (1810-56) e Franz Schubert (1797-1828), a canção ‘Cisne’, do compositor francês Camille Saint-Saëns (1835-1921), que agora ganha versão em português de Arthur, além de letra inédita para uma ‘Sarabanda’ de Bach que dá nome ao disco. Em ‘Sarabanda’, clássico e popular se cruzam sem cerimônia, na melhor tradição da ‘gaia ciência’ da canção popular brasileira. O disco está disponível nas plataformas digitais desde 11/09/2020.
Músicas: 01 – Sarabanda (Parte 1) – Johann Sebastian Bach (1685-1750) / Arthur Nestrovski // 02 – Cisne – Camille Saint-Saëns (1835-1921) / Arthur Nestrovski // 03 – Lost in Translation – Arthur Nestrovski // 04 – A Pasante – Fernando Sor (1778-1839) / Arthur Nestrovski.
.
Contatos:
.
Projeto executado através do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas realizado com recursos da Lei Aldir Blanc nº 14.017/20
#editalfundacaomarcopolo #leialdirblanc #sedacrs #fundacaomarcopolo #musicabrasileira #osulemcima #serieespecialmusicasdosul #kleitonramil #musicagaucha #mpb #musicapopularbrasileira #musica #radio #rima #rimaaperfeicoamento