Vamos mostrar no primeiro O SUL EM CIMA de 2020, os trabalhos de CEUMAR, SULIMAR RASS, FELÍCIA E O CALDO BRASILEIRO e CLARISSE GROVA E AFONSO MACHADO.
CEUMAR – Cantora, violonista e compositora das Minas Gerais, Ceumar tem 6 álbuns autorais – “Silencia” (2014), “Ceumar & Trio – Live in Amsterdam” (2010), “Meu Nome” (2009), “Achou!” com Dante Ozzetti (2006), “Sempre Viva” (2003), “Dindinha” (1999).
Há quase 25 anos, Ceumar, deixou a terra natal, Itanhandu, no sul do estado, e foi se aventurar pelo mundo. Primeiro, mudou-se para São Paulo, depois morou na Holanda e decidiu voltar para a capital paulista.
Espiral, seu novo disco lançado em 2019, traz 11 faixas inéditas e celebra os 20 anos de carreira. O novo trabalho é uma forma de apresentar o tempo sem fronteiras, explica a artista. Aos 50 anos, ela experimenta outras versões de si, em novos e antigos encontros, com sons que traçam um arco biográfico de sua trajetória, ligando sua história ao hoje e ao amanhã. “A espiral evoca o sentido da evolução de uma força, de um estado. Simboliza desenvolvimento, continuidade cíclica mas em progresso, rotação criacional”.
Músicas do álbum ESPIRAL: 01 – Tô Aqui – Sérgio Pererê // 02 – Espiral – Ceumar / César Lacerda // 03 – Todas as Vidas do Mundo – PC Silva / Ceumar – Participações: Déa Trancoso e Cátia de França.
.
SULIMAR RASS – Músico, compositor, produtor fonográfico, escritor e professor de música. Já atuou ao lado de diversos artistas, tanto em estúdio quanto no palco. É proprietário da Rass Escola de Música, escola que atua há mais de 20 anos na arte de ensinar música em Pelotas. É graduado no curso de Tecnologia em Produção Fonográfica da UCPel (2010/2), onde foi aluno de renomados professores, como o consagrado músico Kleiton Ramil, da dupla Kleiton & Kledir e do produtor e masterizador Marcos Abreu. Já estudou violão e guitarra com músicos como Daniel Sá, Gilberto Oliveira e Ary Pyazzarollo.
“Conclusões Absurdas” é o disco de estréia de Sulimar lançado em 2015. Em 2020, o artista lança seu segundo álbum “Canções Inerentes”.
Músicas do álbum Canções Inerentes: 01 – Fome de Versos // 02 – Albor // 03 – Canções Canções.
.
FELÍCIA E O CALDO BRASILEIRO – Felícia é cantautora, atriz, comunicadora e sambaterapeuta. Joinvilense que vive em Florianópolis, lançou seus primeiros 3 singles autorais da carreira em 2019,músicas que fazem parte do disco autoral Meditasamba, que ainda será gravado, “Não mexa com a minha dor”, “Ascenção” e “Ai, o Samba”. Trabalha com dois formatos de show, samba raiz e autorais no estilo roda de samba com o Sambanda e com o Caldo Brasileiro faz a versão piano e baixo, autorais e releituras originais e únicas, temperando o samba (base do seu trabalho) com outros ritmos como o jazz, blues, baião e todas as influências que definem sua bagagem. Seu nome é a maior marca de sua personalidade tanto na vida quanto no palco. Felícia, faz o “download” das músicas com a frequência da felicidade, da alegria, falando de temas delicados do cotidiano do ser planetário internos e externos de um jeito pró-positivo, descontraído, apostando em sua linguagem popular.
Músicas: 01 – Ai,o Samba // 02 – Ascenção // 03 – Não Mexa com a minha dor.
.
CLARISSE GROVA E AFONSO MACHADO – A cantora e compositora carioca Clarisse Grova começou a carreira no início dos anos 80, cantando em bailes e depois na noite carioca. Em 2009, Clarisse inaugurou a “Oficina de Voz” e realiza workshops, com aulas de canto e orientações para a voz falada na publicidade, rádio e TV. percorrendo vários estados do Brasil.
Afonso Machado é bandolinista, arranjador e produtor. É fundador do conjunto de choro Galo Preto e da Orquestra de Cordas Brasileiras. Professor de música e autor do “Método do bandolim brasileiro” editado em 1986, um trabalho pioneiro no gênero, que condensa toda a técnica do bandolim tocado no Brasil. Coordenou diversas oficinas de choro realizadas no Rio de Janeiro (Rioarte) e em São Paulo (Sesc), além de realizar workshops de música brasileira na França, na Suiça e em Portugal.
Em 2012, Afonso e Clarisse se unem e lançam o CD Que tal? com canções de Afonso Machado, que aparece como letrista e melodista em parceria com Elton Medeiros, Paulo César Pinheiro, Carlinhos e Dora Vergueiro, Roberto Pinto e Luiz Moura. As músicas variam de estilo, indo do samba ao choro passando por modinha, choro-canção e samba-canção, e tem como principal elemento harmonizador a belíssima interpretação da cantora Clarisse Grova.
Músicas do álbum Que Tal? 01 – Que tal? – Luiz Moura e Afonso Machado // 02 – Boêmio – Afonso Machado / Luiz Moura / Paulo César Pinheiro // 03 – Na Cara do Gol – Elton Medeiros / Afonso Machado
.
Contatos: