O SUL EM CIMA 39 / 2019
O Sul em Cima dessa edição mostra os trabalhos de Boca Livre, Bia Nogueira e Guilherme Franzói.
O Sul em Cima dessa edição mostra os trabalhos de Boca Livre, Bia Nogueira e Guilherme Franzói.
O Sul em Cima dessa edição mostra os trabalhos da Banda Zil, Ellie Valente e TerrAvista.
O Sul em Cima dessa edição mostra os trabalhos de Chico Faria, Simone Rasslan, Alex Alano e Don Olímpio.
Músicas: 01 – Coragem – Chico Faria / Fabiano Barcellos // 02 – Sinhá – João Bosco / Chico Buarque // 03 – Deixe a Menina – Chico Buarque
O Sul em Cima dessa edição mostra os trabalhos de O Mimo, Markko Mendes, Rellycario (Killy Freitas e Renato Sperb) e El Sonidero y Fanfarria Insurgente.
MARKKO MENDES (São Paulo) – Markko, filho de mãe baiana com pai que traz no sangue a mistura da descendência árabe com austríaca – começou a mergulhar sua música na black music pop. Em “SambaSoulPopGroove” (Humbatuque Discos), lançado em 2009 seu álbum de estréia, Markko destilou todas as influências de sua rica carreira musical. Trajetória que, no álbum, explica suas referências. Guitarrista, Markko começou o namoro com o instrumento aos 15 anos de idade. Passou a escrever sobre guitarra para publicações de músicas e colaborou com revistas como “Guitar Player” , “Tok Pra Quem Toca” e “Cover Guitarra”. Depois de ter passado por grandes rádios, hoje é diretor de uma web rádio a “MkkWeb Rádio” , que esta no ar desde 2010. Atualmente Markko prepara novo trabalho. Músicas: 01 – Faça Você mesmo por Mim (Do It Yourself for me) – single 2019 // 02 – Pensando em Ti – está no CD SambaSoulPopGroove 2009
O SUL EM CIMA dessa edição, mostra os trabalhos de Caco Mendes, Giovanni Erthal, Marcelo Delacroix e Loma.
CACO MENDES – Caco Mendes é Músico e Compositor. Seu primeiro trabalho autoral demonstra a mistura e originalidade que formam a sua identidade musical. São canções recheadas de múltiplas influências que vão do Samba ao Rock, passando pela Bossa, Jazz e Baião, entre outros ritmos de seu eclético caldeirão sonoro. Seu inquieto violão explora e expõe suas raízes em músicas sem fronteiras. E essa mescla se repete nas letras de suas canções que narram sociedade, cotidiano e relacionamentos, de modo bem humorado, crítico, irônico ou apaixonado. “Sou Eu” sintetiza a obra de um artista que se expressa através de melodias e histórias que deixam a sua marca ao serem ouvidas.
Com produção e arranjos assinados por Caco Mendes e Arthur Maia, o álbum conta com a participação da cantora Amelinha, mixagem de Flavio Senna e masterização de Flavio Senna e Flavio Senna Neto.
MÚSICAS do álbum “Sou eu” (todas de Caco Mendes): 01 – Eterna Paixão // 02 – Sou Eu // 03 – Onde Havia uma Calçada – Participação Especial de Amelinha (coro) // 04 – Samba do Amor Verdadeiro
GIOVANNI ERTHAL – natural de Florianópolis, iniciou sua história na música com apenas 8 anos de idade. Após um longo período entre bandas, em 2017, lançou seu primeiro trabalho da carreira solo, o EP “Ventania” com 5 faixas inéditas. Desde então, Giovanni realizou mais 2 lançamentos, entre eles, o seu primeiro disco, o “Só”. Este, que trabalha com o conceito de estar “a sós”, oferece ao ouvinte uma face mais íntima do músico liricamente e musicalmente falando. Com clara influência da música brasileira, o cantor e compositor explora sua musicalidade e criatividade em roupagens musicais diferentes em cada um de seus lançamentos. E, ao mesmo tempo, busca uma unidade entre suas obras.
Músicas do álbum “Só”: 01 – Inquebrável // 02 – Se eu Soubesse quem tu és // 03 – Uma Cor a Mais
MARCELO DELACROIX – Músico, compositor, cantor, arranjador, produtor e educador musical. Estudou na Escola de Música da OSPA e cursou o Bacharelado e licenciatura em Música na UFRGS, com ênfase no violão. Tem dois discos independentes gravados, Marcelo Delacroix (2000), com o qual ganhou o Prêmio Açorianos de Música de Música de Melhor Disco de MPB, e Depois do Raio (2006), premiado com os Prêmios Açorianos de Melhor Disco de MPB e Melhor Disco do Ano. Marcelo está para lançar através de projeto de financiamento coletivo, seu terceiro disco individual que vai se chamar TRESAVENTO e leva o título de uma das canções que foi inspirada no conto Tresaventura, do escritor João Guimarães Rosa.
Músicas do álbum “Depois do Raio”: 01 – Chove Sobre a Cidade (Marcelo Delacroix / Ronald Augusto) // 02 – Cantiga de Eira (Barbosa Lessa) // 03 – Os Deuses (Marcelo Delacroix / Arthur de Faria)
LOMA – Loma Berenice Gomes Pereira é uma cantora gaúcha com larga trajetória profissional. No Rio Grande do Sul conquistou notoriedade pela acentuada inclinação em participar de projetos culturais com foco na musicalidade de raízes regionais. Loma começou a cantar profissionalmente em 1973 em estúdios de gravação de jingles em Porto Alegre e como vocalista do Grupo Pentagrama, um dos principais responsáveis pelo movimento renovador que eclodiu àquela época na música produzida no Rio Grande do Sul e que projetou nacionalmente alguns compositores e intérpretes de Porto Alegre. Lançou seu primeiro LP “Loma” em 1985, com arranjos assinados por Geraldo Flach. Em 1989, Loma foi eleita pela crítica como “a melhor cantora da década” e, em 1999, foi vencedora do Prêmio Açorianos de Música nas categorias Melhor CD de MPB e Melhor Intérprete. Entre os discos lançados estão “Loma” (1985), “Um Mate Por Ti” (1992), “Loma – Além Fronteiras” (1998) e Ziguezagueando “2005) . Desde 2002, Loma é a cantora no Cantadores do Litoral, grupo que surgiu em 2001 formado por Loma, Mário Tressoldi, Nilton Júnior, Paulo de Campos e Rodrigo Reis.
Músicas do disco Ziguezagueando: 01 – O Meu Lugar (René Duque / Loma / Cao Guimarães) // 02 – Mulheres D’Areia (Kleiton Ramil / Paulo de Campos) // 03 – Relógios de Sol (Nei Lisboa) // 04 – Ziguezagueando (Risomá Cordeiro / Orestes Dornelles).