1558788155249757

O SUL EM CIMA 12 / 2019

O SUL EM CIMA dessa edição mostra os trabalhos de CARLOS LYRA, GISELE DE SANTI, RICHARD SERRARIA e GABRIEL ROMANO E GRUPO.


 

CARLOS LYRA – Carlos Eduardo Lyra Barbosa (Rio de Janeiro, 11 de maio de 1933) é cantor, compositor e violonista. Junto com Roberto Menescal, era uma das figuras jovens da bossa nova. Fez parte de uma bossa nova mais ativista, propondo o retorno do ritmo às suas raízes no samba.
Aos 86 anos e 65 de atividade musical, Carlos Lyra dribla expectativas e apresenta disco à altura do glorioso passado, ampliando obra referencial na música brasileira. O álbum Além da Bossa – lançado pelo artista de forma independente é o primeiro álbum solo de Lyra com músicas inéditas em 25 anos. Com sonoridade clássica e refinada, Além da Bossa é disco fiel ao estilo de Lyra. Exrapola a Bossa Nova, mas sem cortar os elos com a bossa.
O repertório reúne canções compostas de 1956 a 2012, algumas inéditas, outras que Lyra passou a outros intérpretes e nunca gravou. Os arranjos também tem várias assinaturas além da dele – Marcos Valle, Antonio Adolfo, Dori Caymmi, João Donato, Jaques Morelenbaum. Mas o espírito é atemporal, dando ao álbum uma atmosfera de MPB clássica.
Músicas do álbum ALÉM DA BOSSA (2019) :  01 – BELLE ÉPOQUE (Carlos Lyra / Ronaldo Bastos) //   02 – ALÉM DA BOSSA (Carlos Lyra / Daltony Nóbrega) // 03 – AONDE ANDOU VOCÊ (Carlos Lyra) //  04 – ACHADOS E PERDIDOS (Carlos Lyra)
 .
GISELE DE SANTI – Cantora, compositora gaúcha (Porto Alegre) radicada em São Paulo, premiada nas categorias Intérprete e Revelação na edição de 2010 do Prêmio Açorianos pelo seu disco de estréia, intitulado “Gisele de Santi”, e na categoria Melhor Compositor MPB 2013 pelas canções de seu segundo trabalho, “Vermelho e Demais Matizes”. Em 2016 lançou seu álbum “Casa”. Nesse trabalho, a voz de Gisele vem acompanhada do piano de Luiz Mauro Filho, ocasionalmente com a presença de cordas a cargo de Vagner Cunha, produtor do disco.
Em maio de 2019 lança o EP Ciranda Urbana, disponível em todas as plataformas digitais. Produção de Gilberto Ribeiro Jr / Rodrigo Panassolo.
Músicas do EP CIRANDA URBANA (maio/2019) –  01 – Ciranda Urbana (Rodrigo Panassolo) //  02 – Do Lado de Cá (Gisele de Santi / Fabrício Gambogi) // 03 – Superpoder (Gisele de Santi) // 03 – O Mundo que Imagino (Gisele de Santi / Rodrigo Panassolo / Maria Dinorah)
 .
RICHARD SERRARIA – é poeta e cancionista ligado à expressão e pesquisa da palavra poética em suas diferentes versões: seja na canção, no rap ou na poesia. É graduado em Letras, com mestrado em Poesia Brasileira e doutorado em Estudos de Literatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É vencedor de cinco prêmios Açorianos e fundador das bandas Bataclã FC (três discos lançados desde 1997 até 2017) e Alabê Ôni. Possui trabalhos solos lançados em 2008 (Vila Brasil), 2010 (O grande tambor), 2011 (Pampa Esquema Novo) e em 2017 ( Mais Tambor Menos Motor).
Músicas do álbum MAIS TAMBOR MENOS MOTOR (2017): 01 – Um Bonde chamado Desejo //  02 – Livro do Desassossego //  03 – Fado para Preta Flor
 .
GABRIEL ROMANO e Grupo – O acordeonista Gabriel Romano, natural de Esteio / RS, atua profissionalmente desde os 15 anos. O primeiro CD/DVD de Gabriel, intitulado “Sobre Nós!”, foi lançado em julho de 2013 e em 2016 lançaram  o disco “Doce é a Passagem”. O grupo formado por Gabriel Romano (acordeon, composições e arranjos), Neuro Júnior (violão de 7 cordas), Wagner Lagemann (baixo), Fabrício Gambogi (guitarra), Pedro Dom (clarinete) e Bruno Coelho (percussão) busca o equilíbrio entre influências diversas, como por exemplo através da utilização de elementos musicais de forte identificação regional juntamente com elementos de caráter mais cosmopolita. Gêneros, ritmos e elementos melódicos-harmônicos oriundos de diversas práticas musicais são mesclados em composições com um forte senso de unidade, resultando em temas que não comportam uma única definição. Privilegiando a diversidade, Gabriel Romano e Grupo apresentam uma verdadeira alquimia musical. Com um repertório próprio e arranjos inovadores, convidam a audiência a viajar por diferentes idiomas musicais do mundo.
Músicas do disco DOCE É A PASSAGEM (2016) – 01 – Urucungo do Malungo (Gabriel Romano) //  02 – Djangô (Gabriel Romano) //03 – Homenageandú (Gabriel Romano e Neuro Jr).
 .
Contatos:
1558185521325841

O SUL EM CIMA 11 / 2019

O SUL EM CIMA dessa edição, mostra os trabalhos de  LEONARDO DÍAZ MORALES, YAMANDU COSTA, CARMEN CORREA e DINGO BELLS.

01 – LEONARDO DÍAZ MORALES  –  Uruguaio da cidade de Durazno, o cantor e compositor Leonardo Díaz Morales desde cedo foi ligado na música brasileira. “Eu ouvia Caetano Veloso, Elis Regina, Chico Buarque, e aquilo mexia comigo”, diz no material de divulgação do segundo disco, “Minutos de Eternidad” (2018) – o primeiro álbum “Reminiscências” saiu em 2009. A convite de um irmão que trabalhava em Cruz Alta, mudou-se para a cidade gaúcha em 1992. Lá começou a fazer shows e a participar de festivais nativistas. Foi premiado em importantes festivais, como o Carijo, de Palmeira das Missões e a Coxilha, de Cruz Alta. São mais de 30 troféus que guarda com carinho. Em 2016, ele e a esposa jornalista se transferiram para Porto Alegre e, no ano seguinte, para o Rio de Janeiro, onde tem feito shows em bares e clubes. Sua música é nitidamente uruguaia, com algum tempero brasileiro. A proposta é mostrar como as diferenças de idioma não impedem uma integração perfeita, que envolve sons e, especialmente, sentimentos que não conhecem fronteiras. 

Músicas do álbum “Minutos de Eternidad”:  01 – Minutos de Eternidad // 02 – Água, um Candombe pra ti // 03 – Aos Olhos do Luar  (Participação de Tati Portella) //  04 – De Las Vertientes de Mi Alma

 
02 – YAMANDU COSTA – Violonista e compositor nascido em Passo Fundo em 1980 (atualmente morando no Rio de Janeiro) , Yamandu começou a estudar violão aos 7 anos de idade com o pai, Algacir Costa, líder do grupo “Os Fronteiriços” e aprimorou-se com Lúcio Yanel, virtuoso argentino radicado no Brasil. Até os 15 anos, sua única escola musical era a música folclórica do Sul do Brasil, Argentina e Uruguai. Depois de ouvir Radamés Gnatalli, ele começou a procurar por outros brasileiros, tais como Baden Powell, Tom Jobim, Raphael Rabello entre outros. Aos 17 anos apresentou-se pela primeira vez em São Paulo no Circuito Cultural Banco do Brasil, produzido pelo Estúdio Tom Brasil, e a partir daí passou a ser reconhecido como músico revelação do violão brasileiro.

Revelando uma profunda intimidade com seu instrumento e com uma linguagem musical sem fronteiras, percorreu os mais importantes palcos do Brasil e do mundo, participando de grandes festivais e encontros, vencedor dos mais relevantes prêmios da musica brasileira. Yamandu Costa é na atualidade o músico brasileiro que mais se apresenta no exterior.

Músicas do álbum RECANTO de 2017 –    01 – Chegada //  02 – Luciana // 03 – Recanto

03 – CARMEM CORREA – A cantora, compositora e violonista Carmen Correa, natural de São Leopoldo / RS (atualmente morando em São Paulo) começou a interessar-se pela música ainda criança. Aos 17, mudou-se para Ipatinga, MG, onde formou sua primeira banda e, tempos depois, deu início à carreira solo, com o Show “Carmen Canta Ella – uma homenagem à Ella Fitzgerald”. O espetáculo foi apresentado no Circuito de Música Erudita de Ipatinga, que lhe rendeu convite para participar do 10º Ipatinga Live Jazz.  Em 2013 já em Porto Alegre, apresentou-se com Hique Gomez no Teatro de Câmara Túlio Piva , no espetáculo “Ts’ui – A Reunião”. Em 2014, lançou o show “DAQUI – Interpretações de uma nova música brasileira”. 
Eleita uma das cinco cantoras que representam a nova geração da música gaúcha em 2016 pela Revista Donna. 
Cantora e compositora, ela possui um discurso poético desprendido de rótulos e categorizações, e suas canções versam sobre o cotidiano e as experiências que dele se originam.
 .
Músicas do CD “Do Outro Lado” de 2016 –  01 – Mergulhar //  02 – Pardal – Participação especial de Hique Gomez // 03 – Do Outro Lado 
 
04 – DINGO BELLS  –   Nos últimos anos, poucos artistas da nova música brasileira captaram tão bem o espírito de uma época quanto o  Dingo Bells. Destaque do cenário de Porto Alegre, o grupo fez uma obra de canção popular lapidada com esmero.
Após o elogiadíssimo primeiro disco, Maravilhas da Vida Moderna, de 2015, a banda gaúcha Dingo Bells lançou em abril de 2018  o álbum  Todo Mundo vai Mudar .
O grupo estreou no cenário musical gaúcho já aclamada pela crítica — levou para casa dois troféus do Prêmio Açorianos de Música 2015, nas categorias Composição Pop e Projeto Gráfico, pelo Maravilhas da Vida Moderna. O novo disco intensifica a identidade tropical do trio, com influências da soul music e da música popular brasileira, somando elementos de rock alternativo, música eletrônica, R&B e hip hop.
Atualmente, o grupo é formado por: Rodrigo Fischmann, Diogo Brochmann, Felipe Kautz e Fabricio Gambogi.
 
Músicas: 01 – Eu Vim Passear // 02 – Olhos Fechados pro Azar //  03 – Todo Mundo vai Mudar
 
Contatos:
contatodacarmen@gmail.com
1557583309109124

O SUL EM CIMA 10 / 2019

O SUL EM CIMA dessa edição mostra os trabalhos de DANY LÓPEZ , VANESSA LONGONI, CRISTIAN SPERANDIR e CANTADORES DO LITORAL.

 

DANY LÓPEZ:  Compositor, instrumentista, arranjador e produtor artístico, Dany López é um importante representante uruguaio no intercâmbio musical entre o Rio Grande do Sul (BR), Uruguai e Argentina.
El Maestro, como carinhosamente o chamam os músicos que o rodeiam, além de ter realizado música para teatro e acompanhar um grande número de compositores e intérpretes como pianista e tecladista,  produziu mais de 15 álbuns. Em 2015 ele lançou seu segundo álbum solo, “Polk”. O disco contém em sua essência, uma ideia integradora de música e dos fenômenos culturais em geral em um repertório que inclui e transcende o regionalismo, os entrelaçando ao rock e pop.
Músicas: 01 – Radar // 02 – Adrenalina //  03 –  El Tiempo Vive en Mi // 04 – La Rosa de la Vida 
VANESSA LONGONI:  (de Porto Alegre – mora atualmente no RJ) –  De formação erudita e popular, cantou em vários grupos vocais, coros de óperas, atuou em espetáculos teatrais e participou de CDs de músicos reconhecidos de Porto Alegre. Em 2006, Vanessa criou o premiado espetáculo “A Mulher de Oslo”. Dois anos depois, ela lança seu primeiro CD solo, com o mesmo título, recebendo o Prêmio Açorianos de Música 2008 no gênero MPB como Melhor Disco, Melhor Intérprete (Vanessa Longoni), Melhor Instrumentista (Angelo Primon) e Melhor Produção Musical ( Arthur de Faria). Lançou no final de 2013 o CD “Canção para Voar” .
Músicas: 01 – Fast Folhinha //  02 – Mercado //  03 – Folia do Divino
 .
CRISTIAN SPERANDIR (de Osório / RS) :  Vencedor do Prêmio Açorianos de Música (categoria Melhor Instrumentista de MPB/2013 e Melhor Intérprete em 2019 com o álbum Bons Ventos), o pianista, tecladista, compositor, arranjador e produtor musical Cristian Sperandir , considerado uma das revelações da música contemporânea no país, vem atuando ao lado de grandes nomes da música do Rio Grande do Sul e dando continuidade ao trabalho com sua família – grupo Sperandires. Em seu toque, referências de Brad Mehldau, Michel Camilo, Chick Korea, André Mehmari e Geraldo Flach estão expressas em vários momentos e na sua forma de pensar e ver a música.  
Músicas: Aquífero //  Bons Ventos 
 .
CANTADORES DO LITORAL:  O grupo estreou em Osório/RS com o espetáculo que tinha como título “Cantadores do Litoral”. De lá para cá, aconteceram várias apresentações que – com o passar do tempo, por uso do público e da imprensa – acabou assumindo o próprio nome do espetáculo e transformando-se num importante e fundamental divulgador da cultura étnica de influência afro-açoriana vigente nesta região.
Juntos, divulgando esses traços culturais afro-açorianos do nosso território mais meridional do Brasil: Loma, Mário Tressoldi, Nilton Júnior, Paulo de Campos e Rodrigo Reis compartilham e proporcionam ao público um dos mais importantes momentos da música popular brasileira dos últimos tempos. O CD Cantadores do Litoral é o primeiro disco do grupo.  Foi gravado e mixado em estúdio próprio e produzido e lançado pelo selo RIMADISCOS, também pertencente ao grupo. Foi lançado oficialmente sem setembro de 2009.
Músicas: 01 – Um canto à Terra //  02 – Destino Navegante //  Cantigas de Mar 
 .
1556993979959935

O SUL EM CIMA 09 / 2019

O SUL EM CIMA dessa edição, mostra os trabalhos de TUYO, CATAVENTO, HENRIQUE ZATTERA e YANGOS!

 

TUYO –  Com uma estética que une voz, beat e outros elementos a temas existenciais, a Tuyo é formada por Machado, Lio e Lay Soares. Transitando entre a organicidade e texturas eletrônicas, o trio passa pelo folk e vai desde o lo-fi hip hop até o synth pop. O estilo contemplativo e introspectivo da Tuyo se evidencia no álbum “Pra Curar” (2018), apresentando uma proposta vocal audaciosa, letras abstratas e beats mais complexos. Sem medo de sair da superfície, a Tuyo cria um som flutuante, repleto de força e sensibilidade. Uma simbiose mística entre o belo, o triste e o visceral.
Músicas: 01 – Solamento //  02 – Amadurece e Apodrece //  03 – Candura //  04 – Conselho do Bom Senso
CATAVENTO –   Com 6 anos de estrada e oriunda de Caxias do Sul, a Catavento já rodou o Brasil e firmou seu nome na cena musical, como um dos expoentes da onda que colocou a psicodelia novamente em evidência na produção nacional. Em 2018 lançaram “Ansiedade na Cidade” (Natura Musical/Honey Bomb Records), elogiado terceiro trabalho. As angústias de uma geração que vive a hiperconexão desenfreada inspiraram o álbum, que retoma as influências psicodélicas dos discos “Lost Youth Against The Rush” (2014) e CHA (2016), mas acrescenta pitadas de jazz, grooves e melodias em português, usando como linha narrativa o cotidiano mundano.
Músicas: 01 – Groove Geral // Se não vai
 .
HENRIQUE ZATTERADepois de quase cinco anos dedicados a covers de suas principais influências no mundo da música, Henrique Zattera  inicia uma nova fase na carreira. Aos 24 anos, o caxiense lança o projeto Você?!,  EP formado por quatro canções autorais inéditas mais o single Por Nós Dois, de 2017, e ainda uma faixa bônus com a versão acústica da mesma música.
Músicas: 01 – Mais uma Vez  //  02 – Sem você // 03 – Pra você voltar
 .
YANGOS – Grupo referência da música instrumental ao sul do Brasil, YANGOS toca ritmos latinos da América do Sul.
Com origem na Serra Gaúcha, a banda soma 5 álbuns, 1 dvd, uma premiação e três indicações ao Prêmio Açorianos de Música (2015/2016), uma premiação no Festival Audiovisual da Serra Gaúcha (2017) e uma nominação ao Latin GRAMMY Awards (2017). YANGOS também foi escolhida com outros grupos como representante da música e cultura brasileira, apresentando-se na programação oficial da Copa do Mundo FIFA 2018, em Moscou/Rússia.
Formado por César Casara (piano), Cristiano Klein (percussão), Tomás Savaris (violão) e Rafael Scopel (acordeon).
Músicas: 01 – Peleia // 02 – Romântica // 03 – Gaita ou Sanfona // 04 – Brasil, Sim Senhor!
 .
Contatos: