O SUL EM CIMA dessa semana mostra o trabalho de DANIEL DREXLER, que está lançando agora seu primeiro DVD/Livro intitulado “Tres Tiempos”.
Músico uruguaio nascido em Montevidéu em 1969, formado em medicina, Daniel Drexler é considerado pela crítica como um dos principais artistas de sua geração.
Seu trabalho transita pelo pop eletroacústico com uma marcada influência de gêneros folclóricos da Cuenca del Rio De la Plata como a milonga pampeana, o candombe, a chamarrita e a murga montevideana. Desde 2005 usa o termo “Templadismo” para referir-se a uma nova e incipiente corrente estética integrada por músicos argentinos, uruguaios e do estado do Rio Grande do Sul, cujos pontos mais destacados seriam a busca da presença dos reflexos geográficos, climáticos e demográficos regionais sobre a criação e de uma atitude criativa aberta, que assimila as influências de um mundo globalizado.
Tem 5 CDs editados: “La Llave en La Puerta” AYI (Uruguay) (A/E195) 1998, “Full Time” AYUI (Uruguay) (A/E239) 2001, “Vacio” editado na Argentina, Uruguay e Espanha, indicado ao Prêmio Gardel 2007 da música argentina na categoria Melhor Álbum Pop Masculino. O quarto disco, “Micromundo“, foi gravado entre agosto de 2008 e janeiro de 2009 em Montevidéu, Buenos Aires, Madri e Barcelona com a produção artística de Matias Cella. Editado primeiro na Espanha, Uruguay, Chile e Brasil.
“Tres Tiempos” é o novo e primeiro DVD/Livro de Daniel Drexler, sucesso de “Mar Abierto” (2013), que recebeu o Prêmio Gardel de Melhor Disco do Ano de Autor e integrou a lista dos melhores CD’s de 2013 no Brasil, Uruguai e Espanha.
O DVD foi gravado ao vivo, dia 24 de junho de 2014, nos estúdios ION, em Buenos Aires com direção de Ariel Hassan (indicado ao Grammy Latino 2010).
Em “Tres Tiempos”, Daniel Drexler realizou o reencontro com as principais canções de sua carreira, com versões inéditas, acompanhada de sua banda com nipe de cordas e sopros. O DVD vem acompanhado com um livro de ensaios sobre os três últimos CD’s conceituais do artista e sobre o Templadismo apresentando ao público o seu processo criativo, além de partituras e fotos inéditas.
Depois da imensidão de Vacio, das incertezas de Micromundo e de navegar em Mar Abierto, Daniel Drexler realiza o encontro das principais músicas dos três CD’s conceituais, em versões inéditas, reacriando as canções que lhe tornaram conhecido na América Latina e Europa.
O DVD/Livro foi lançado em maio/2015 junto com a estréia da turnê homônima, com apresentações no Uruguai, Argentina, Brasil, Colômbia, México e Espanha. O show será a extensão do conceito e repertório do DVD, em um espetáculo que une cenário e iluminação criando um universo particular entre o público e o artista.
“Quando vemos um iceberg à deriva no oceano, o que realmente vemos é apenas seus 10%. “Tres Tiempos” é um relato sobre os outros 90%, que não está ao alcance dos olhos e ouvidos”. Palavras de Daniel Drexler sobre o seu primeiro DVD.
Vamos ouvir no programa O Sul Em Cima, uma reprise do programa apresentado no final do ano passado onde apresentamos as músicas que fazem parte desse lindo trabalho – “Tres Tiempos”.
Divirtam-se e comentem!!
Ouçam Aqui – Programa 21
Programa 21/2015 – DANIEL DREXLER – Parte 1
Programa 21/2015 – DANIEL DREXLER – Parte 2