O Sul Em Cima 29

SÉRGIO ROJAS, compositor, instrumentista, cantor e arranjador gaúcho, com um espectro musical abrangente de produções de trilhas para publicidade, cinema, teatro e dança, é hoje um dos mais conceituados nomes da música do Rio Grande do Sul.
Natural de Uruguaiana, Sérgio Rojas vem de uma família de artistas. Ingressou no curso de Composição da Faculdade de Música da UFRGS em 1983, lecionando em diversos locais. Fez turnê pelos EUA no final de 1989 e fez vários recitais de violão clássico, se aprimorando na Espanha, em técnica violonística, tendo ganho muitos prêmios como arranjador nos festivais de música do Estado, entre 1980 e 1990.
Em 2009 ganhou Prêmio no 37º Festival de Cinema Brasileiro e Latino de Gramado com a trilha da série dos Contos Gauchescos de Simões Lopes Neto, do Diretor Henrique de Freitas Lima.
Rojas, traz na sua longa trajetória musical de experimentações, participações como convidado especial em diversos espetáculos de Mercedes Sosa no Brasil e na Argentina, com Fito Paez em turnê pelo Rio Grande do Sul, também dividiu palcos com Fagner,Kleiton & Kledir, Beth Carvalho, Vitor Ramil, Sá e Guarabira, Daniela Mercury, Yamandú Costa, Diego Figueiredo, Chango Spaziuk e Elomar, entre outros artistas importantes dos cenários gaúcho, brasileiro e internacional.
Sérgio Rojas, com herança e formação cultural nas três fronteiras, Brasil, Argentina e Uruguai e sua versatilidade, traduz no seu trabalho artístico musical as influências do rock latino de Fito Paez e Charly Garcia e da boa música popular brasileira.
Em 2010 lança o CD “Por Onde Eu For”, misturando influências, estilos e convidados especiais para compor um mosaico de canções, com um trabalho musical fértil de conteúdo e sonoridades. O programa O Sul Em Cima dessa semana, mostra as músicas desse CD e outras como Caminhada, Al Otro Lado Del Rio e Un vestido y un amor, interpretações que mostram o talento, versatilidade e sensibilidade de Sérgio Rojas!
Divirtam-se e comentem!
(comentário: Mari Kineuchi)



Ouçam aqui – Programa 29


Programa 29/2012 – Sérgio Rojas – Parte 1

Programa 29/2012 – Sérgio Rojas – Parte 2


O Sul Em Cima 28

O Programa O SUL EM CIMA dessa semana é dedicado a GLÓRIA OLIVEIRA, uma das mais belas vozes surgidas no Sul e que teve destaque principalmente nos anos 80.

Glória começou fazendo backing vocal para o Giba Giba e  ao lado de Toneco passou para a linha de frente dos palcos. Nos anos 90 foi para São Paulo e fez uma incursão pelo teatro musical e posteriormente passou atuar como radialista da hoje FM Itapema.
Lançou dois discos ótimos, o LP Mix de 1986 e o LP Por Favor Sucesso de 1988 pelo selo Nova Trilha. A música Por Favor Sucesso de Carlinhos Hartlieb é um tema que ficou consagrado no Sul do Brasil na interpretação do grupo de rock Liverpool que depois gerou o Bixo da Seda. Essa música ganhou uma interpretação diferente, dentro do estilo e voz de Glória Oliveira.
Uma cantora que sabia escolher seu repertório, com músicas de Carlinhos Hartlieb, Nei Lisboa, Hique Gomes, Vitor e Kleiton Ramil, Pery Souza entre outros maravilhosos artistas. Resolveu após tentativas e dificuldades, trilhar por outros caminhos. Possui Graduação e Mestrado em História pela UFRGS e concluiu Doutorado em História Social pela UFRJ. Hoje é pesquisadora, escritora e dá aulas em uma Universidade do Rio de Janeiro.
Vamos ouvir no programa O Sul Em Cima músicas do disco Mix e Por Favor Sucesso e uma gravação com Márcio Celi chamada Monsieur Binot.
Apreciem a linda voz e a excelente interpretação de GLÓRIA OLIVEIRA, torcendo para que ela  retorne,  nos surpreendendo com novos trabalhos e suas ótimas atuações nos palcos!!

Divirtam-se e comentem!

(comentário: Mari Kineuchi)



Ouçam aqui – Programa 28


Programa 28/2012 – Glória Oliveira – Parte 1

Programa 28/2012 – Glória Oliveira  – Parte 2





O Sul Em Cima 27

Crédito: Ane Franke
RICHARD SERRARIA é músico, compositor, poeta, professor universitário e agitador cultural com atuação na cena porto alegrense há mais de 15 anos. Também tem ligações fortes com o carnaval, sendo ritmista da bateria dos Imperadores do Samba no ano de 2002 e 2003 e também da União da Vila do IAPI em 2005 e 2006. Além disso, venceu o Festival de Samba Enredo da cidade de Caxias do Sul no ano de 2004. Como compositor ganhou o Prêmio Açorianos  de 2002 e 2006, por seu trabalho atrelado à Bataclã FC. Em 2005 e 2006 ganhou o Prêmio de Melhor Letrista do VIII Festival de Música de Porto Alegre, também junho com a Bataclã FC, banda que recebeu o Prêmio Açorianos ainda em duas outras oportunidades. Foi patrono da Feira do Livro de NH em 2005 e de Presidente Lucena em 2011, em ambas situações pela poesia que pratica no formato canção.
Em 2008, Richard Serraria fez o lançamento de seu primeiro trabalho individual, intitulado Vila Brasil, investindo numa sonoridade acústica com leves toques eletrônicos, sob direção de Marcelo Corsetti e Ângelo Primon.
Seu segundo trabalho solo lançado em 2011 e que vamos mostrar nessa edição de O Sul Em Cima, chamado Pampa Esquema Novo, parte da idéia de mesclar a MPB com a MPP (Música Popular do Pampa), com destaque para a percussão. Ritmos como samba, candombe, milonga, bossa-tango, ijexá e côco se misturam ao longo das 12 faixas. Esse trabalho teve a produção de Ângelo Primon  junto com Richard Serraria e direção de percussões de Lucas Kinoshita, obtendo 5 indicações ao Prêmio Açorianos de Música 2011 (vencedor ca categoria MELHOR ARRANJADOR).
O CD conta com as participações de Vanessa Longoni, Zeca Baleiro, Marcelo Delacroix e também de Daniel Drexler,  Juan Schellemberg e Sebastían Jantos (Uruguai), Pablo Grinjot (Argentina), entre outros.
O álbum ganha distribuição nacional pelo selo paulistano Sete Sóis em parceria com a Tratore.
Vamos ouvir esse interessante trabalho de Richard Serraria chamado Pampa Esquema Novo e nos deixar envolver por essa mistura de ritmos e sons.
Divirtam-se e comentem!
(comentário de Mari Kineuchi)


Ouçam aqui – Programa 27



Programa 27/2012 – Richard Serraria – Parte 1

Programa 27/2012 – Richard Serraria – Parte 2




O Sul Em Cima 26

Crédito da foto: Diego C.Tortorelli

O Sul Em Cima dessa semana é dedicado as Bandas Fruet & Os Cozinheiros e Triângulo das Bermudas.

FRUET & OS COZINHEIROS é um grupo independente de música autoral que surgiu em 2005. Situa-se entre a MPB e o Rock e tem como missão artística a busca de sonoridades não-usuais que sejam facilmente digeríveis, como um bom prato de comida exótica. A banda tem um disco lançado, chamado O Som do Fim ou Tanto Faz, que vamos mostrar nessa edição de O Sul Em Cima e está com o segundo álbum pronto. O disco novo se chamará “Aión” e tem lançamento previsto para o final do ano. O grupo já recebeu diversas premiações, como o Prêmio Açorianos de Musica (melhor compositor, revelação do ano, melhor projeto gráfico), Troféu RBS Cultura e inclui em seu currículo uma bem-sucedida viagem aos Estados Unidos.

O grupo foi convidado  para representar o Brasil no Kansai Music Conference (KMC) em Osaka – Japão nesse mês de setembro. Embarcam dia 10 e ficam por lá alguns dias participando do evento e mostrando o excelente trabalho que tem feito e também o disco novo.
Os integrantes da banda Fruet & Os Cozinheiros são Marcelo Fruet ( voz e violões), Nicola Spolidoro (guitarra), Leonardo “Brawl” (baixo), André Lucciano (bateria) e Lúcio Chachamovich (violão e guitarra).
 Marcelo Fruet compõe, canta e toca desde pequeno, mas foi cozinhando música com a banda atual que encontrou seu caminho:
 “Liberdade e ecletismo. De todo e nenhum rótulo. Para ninguém e para qualquer um. Nos alimentamos do que criamos: nossos sonhos. A mudança é a nossa única permanência. A incerteza, a nossa única certeza. Marcelo Fruet/ Zygmunt Bauman
.
A banda TRIÂNGULO DAS BERMUDAS que apresentamos na segunda parte do programa, se formou em Pelotas em 2011 e após algumas mudanças na formação, atualmente fazem parte Eduardo Machado (Pelotas) e Gabriel Cozza (Rio Grande). Além de um EP lançado no início de 2012 através de plataformas on line, eles estão finalizando as gravações do primeiro álbum contendo 10 músicas inéditas e algumas faixas bônus de demos e afins. O lançamento do CD está previsto para ocorrer no próximo verão. Outros projetos estão em andamento como vídeo-clipes com previsão de estréia junto ao lançamento do CD. Vale a pena conferir!

Divirtam-se e comentem!
.